Xu Kaicheng, Presidente do Conselho de Administração da CEM, lidera delegação em visita a Portugal

Macau, 18 de Dezembro de 2016

A convite da EDP – Energias de Portugal, S.A., Xu Kaicheng, Presidente do Conselho de Administração da Nam Kwong (Group) Company Limited e Presidente do Conselho de Administração da CEM, liderou recentemente uma delegação em visita a Portugal.

A delegação participou na assembleia semestral da EDP, visitou accionistas da empresa, e esteve em conversações amigáveis com o Presidente da EDP, António Mexia, e o Director Executivo, João Marques da Cruz. Os dois parceiros reviram a cooperação entre a CEM e a EDP, e trocaram ideias sobre a expansão de novas áreas de cooperação. Ambas as partes afirmaram que iriam implementar benefícios adicionais para reforçar a cooperação no sector energético e construir juntos uma parceria mutuamente vantajosa. A delegação também desenvolveu conversações com o empresário português Jorge Coelho, para troca de perspectivas sobre temas prementes de interesse mútuo.

Vitor Manuel Álvares Escária, assessor do Primeiro Ministro de Portugal, recebeu a delegação de forma calorosa. Xu fez uma apresentação da Nam Kwong e da CEM, e o papel de Macau enquanto ponte entre a China e Portugal em termos comerciais e económicos, bem como o trabalho basilar efectuado por Macau para a iniciativa ‘Uma Faixa, Uma Rota’. Vitor Manuel Álvares Escária disse esperar que a Nam Kwong desenvolva investimentos diversificados em Portugal no futuro, para reforçar a cooperação económica e comercial Sino-Portuguesa. Xu recordou que Macau e Portugal têm raizes históricas profundas, e espera que Macau tenha a oportunidade de melhorar a comunicação com as empresas Portuguesas nos sectores da energia, turismo, comércio, imobiliário, vinho e produtos alimentares, buscando oportunidades de investimento e expandindo as oportunidades de negócio.

Mais tarde, a delegação fez uma visita aos Centros de Despacho da Rede de Energia Eléctrica e à infraestrutura de rede inteligente da EDP em Évora, e ainda aos geradores de ciclo combinado de turbinas a gás nos subúrbios de Lisboa. Desenvolveram ainda conversações aprofundadas com os directores dos projectos, para criar uma base sólida para uma cooperação pragmática entre as duas partes.

A delegação encontrou-se ainda com Ilídio da Costa Leite de Pinho, o fundador da IP Holdings, e um dos accionistas da CEM.

Da delegação fizeram parte Bernie Leong, Presidente da Comissão Executiva da CEM, Song Xiaodong, Membro do Conselho de Administração da CEM e Vice-Presidente da Nam Kwong, Shao Jian, Membro do Conselho de Administração da CEM e Vice-Director Geral do Departamento de Gestão de Activos da Nam Kwong, Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM, Cecilia Nip, Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM, e Hu Yan, Director Geral da Nam Kwong NKG Wines & Spirits (Zhuhai) Company Limited.