Representantes da CEM participam no “19o. Seminário sobre Serviços da Indústria da Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau” em Foshan

Macau, 10 de Novembro de 2014

Por forma a estabelecer uma cooperação mais próxima entre as companhias de electricidade e para promover o desenvolvimento da indústria da energia, a Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM), a Guangdong Power Grid Corporation (GPG) e a CLP Holdings Limited (CLP) organizam anual e alternadamente o “Seminário sobre Serviços da Indústria da Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau”. O Seminário, que vai já na sua 19a. edição, foi organizado pela GPG Foshan Power Supply Bureau no Hotel Marco Polo em Foshan, no dia 7 de Novembro.

O Seminário este ano teve como tema “Grande volume de informação, serviços micro”. O significativo avanço tecnológico permitiu às pessoas aproveitar o grande volume de informação para comunicar e apetrechou a socieade com uma enorme quantidade de dados. Estes dados exercem uma grande influência na indústria da energia inteligente. A integração do grande volume de informação com a análise tecnológica irá contribuir para um planeamento, geração, transporte, distribuição e aplicação de energia eléctrica mais eficaz e fiável, e desta feita promover o desenvolvimento sustentável da indústria de energia paralelamente ao desenvolvimento económico.

Mais de 100 delegados em representação das companhias de electricidade de Guangdong, Hong Kong e Macau participaram no “19o. Seminário sobre Serviços da Indústria da Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau”. Os delegados iam bem preparados e proporcionaram discussões muito interessantes sobre o tema do Seminário. Aproveitaram também para partilhar inúmeras experiências e diferentes opiniões, com vista a melhorar a qualidade do serviço prestado pelas companhias de electricidade das três regiões.

Durante o Seminário, Dave Leong, Engenheiro da Divisão de Gestão de Serviços de Contagem da Direcção de Clientes da CEM, fez uma apresentação sobre “O Sistema de Contagem no Novo Campus da Universidade de Macau”. O sistema automático de leitura de contadores no novo campus da Universidade de Macau adopta uma configuração de anéis de fibra óptica em redundância, a qual permite transmitir informação de forma mais rápida e reduzir o tempo de recolha de dados e desta forma melhorar a fiabilidade e precisão do sistema. Por outro lado, José Lam, Consultor de Clientes da Divisão de Gestão de Programas de Contas da Direcção de Clientes da CEM, falou sobre “Partilha de Informação com os Clientes”. Os participantes ficaram assim a conhecer como a CEM partilha a informação sobre a análise do consumo de energia eléctrica e sobre o serviço de notificação da qualidade de energia com os grandes clientes, com o intuíto de os ajudar a compreender melhor os seus padrões de utilização da energia eléctrica e reduzir o impacto aquando da ocorrência de falhas de energia.

Durante a cerimónia de encerramento, o Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM, João Travassos, disse que “A era do grande volume de informação já chegou, e esta enorme quantidade de informação permite a todo o tipo de pessoas analizar o comportamento dos clientes e os seus padrões de consumo de uma forma mais precisa. O tema do seminário deste ano, “Grande volume de informação, serviços micro”, coloca-nos ao corrente do necessário para fazermos face às necessidades de desenvolvimento dos dias de hoje. O Seminário deu-nos a oportunidade de fazermos uma reflexão profunda sobre a gestão e a aplicação da energia inteligente.” João Travassos acredita que o Seminário não só permite melhorar a cooperação entre Guangdong, Hong Kong e Macau, mas também contribui para o desenvolvimento da indústria da energia. No próximo ano, realizar-se-á a 20a. edição do Seminário, o qual terá lugar em Macau e será organizado pela CEM. Em nome da CEM, João Travassos aproveitou para convidar todos os delegados para estarem presentes na próxima edição.

Durante o Seminário, Foshan Power Supply Bureau organizou uma visita para os participantes ao Supply Experience Center, também intitulado de Foshan Science Education Base. O Centro dispõe de grandes instalações e desempenha um papel importante na promoção da educação científica. Os delegados da CEM beneficiaram também da visita ao centro de atendimento a clientes e ao centro de monitorização de serviços, este último com um nível de qualidade de serviço extraordinário, do Foshan Power Supply Bureau.

De entre outros delegados da CEM estavam Iun Iok Meng, Benjamin Yue, Jane Leong, Luella Wong, Jaclyn Iun, Thomas Cheang, Dragon Ho, Ryan Chan, Steven Chiang, Angela Chen e Trista Cheong.