Prémio ‘Cidadão Sénior de Referência de Macau’ homenageia seniores pelos seus feitos em idade avançada

Macau, 12 de Dezembro de 2017

Desde 2012 que a CEM organiza o Prémio de Cidadão Sénior de Referência de Macau, destinado a homenagear cidadãos seniores pelos seus inestimáveis serviços ao público, e para encorajar outros seniores a partilharem as suas experiências de vida e conhecimentos com os outros, servindo de exemplo para os mais jovens, mostrando como enfrentar a vida com uma atitude positiva e a arcarem com as responsabilidades. Este evento é organizado em parceria com a Federação das Associações de Operários de Macau, a União Geral das Associações de Moradores de Macau, a Associação Geral das Mulheres de Macau, a Caritas Macau, a Associação de Para-olímpicos de Macau e a Sociedade Fu Hong de Macau. A cerimónia de entrega da 6ª edição dos prémios realizou-se no hotel Mandarin Oriental Macau na noite de 12 de Dezembro, tendo sido agraciados dez vencedores.

Ao atribuir este prémio de Cidadão Sénior de Referência de Macau, a CEM pretende reconhecer o contributo dos seniores no passado e encorajá-los a manter uma postura de aprendizagem contínua, participando activamente em serviços de voluntariado, mantendo o seu contributo mesmo após a reforma, e a transferirem os seus conhecimentos de vida à próxima geração, ao mesmo tempo que promovem a ideia de ‘idoso, mas capaz’. Os dez vencedores do Prémio de Cidadão Sénior de Referência de Macau e as respectivas entidades nomeadoras foram: Vong Chi Meng (Centro de Actividades Evergreen da Federação das Associações de Operários de Macau), Ao Mei Fong (Associação de Para-olímpicos de Macau), Im Pou Chan (Centro de Idosos da União Geral das Associações de Moradores de Macau), Kuan Kun Cheong (Academia Sénior do Instituto Politécnico de Macau), Chan U Lin (Sociedade Fu Hong de Macau), Ieong Sou Chan (Associação de Arte e Cultura Wa Ha de Macau), Choi Kun Lin (Centro de Idosos Lok Yeong da União Geral das Associações de Moradores de Macau), Iong Kok Wa (Federação da Associação de Operários de Vestuário), Lao Mei Iong (Brilho da Vida da Caritas Macau) e Wong Chi Seng (Associação Velas de Sonho).

Shi Yulin, Administrador Executivo da CEM, congratulou os vencedores e agradeceu aos parceiros de organização pelo seu apoio. Shi referiu-se aos vencedores, salientando que todos eles haviam alcançado diversos sucessos pessoais, e contribuindo significativamente para as famílias e comunidades, exemplificando bem a noção de ‘idosos, mas capazes’. Através da sua atitude e positividade, haviam sido exemplos para os mais jovens. Disse ainda esperar que esta homenagem do Prémio de Cidadão Sénior de Referência de Macau sirva para manter a sua paixão e energia vivas, e encorajá-los a continuarem a ser excelentes nas suas diversas áreas de competência.

Durante a cerimónia de entrega de prémios, cada vencedor recebeu um troféu e um prémio pecuniário no valor de MOP5000, entregue pelos convidados de honra. Os seniores premiados foram depois convidados a demonstrar os seus talentos, que variavam desde a pintura chinesa, ópera cantonense, canto em Putonghua, canto em inglês e dança chinesa. O sénior Wong Chi Seng demonstrou a recepção do sinal dos satélites, e como se procura indicações através de rádio-amador, e convidou os presentes a experimentar fazer uma pesquisa. A cerimónia encerrou com maravilhosas actuações dos idosos.

De entre os convidados de honra destacam-se Pei Zhao Feng, Vice-director do Departamento para os Assuntos Sociais do Gabinete de Ligação da China, Cheang U Keong, Chefe em Funções da Divisão de Serviço a Idosos do Instituto de Acção Social, Mak Soi Kun, Si Ka Lon, Zheng Anting, Lei Cheng I, e Leong Sun Iok, deputados da Assembleia Legislativa, Vong Kok Seng e Lei Chi Fong, respectivamente Presidente e Vice-presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Lei Pui Lam, Vice-presidente da Associação de Educadores Chineses de Macau, Lam Wan Mei, Director da Academia Sénior do Instituto Politécnico de Macau, Sin Chi Yeung, Vice-presidente da Associação de Desporto para Idosos, Lam Wai Fong, Director da Federação das Associações de Operários de Macau, Paul Pun, Secretário-geral da Caritas Macau, Hetzer Siu, Director Nacional da Associação de Para-olímpicos de Macau, Jennifer Chau, Secretária-geral da Sociedade Fu Hong de Macau, Shi Yulin, Administrador Executivo da CEM, e Iun Iok Meng, Assessor da Comissão Executiva da CEM. De entre os convidados Lei Pui Lam, Lam Wan Mei, Sin Chi Yeung e Iun Iok Meng exerceram as funções de jurados para atribuição do Prémio.