Milhares participaram na Feira Recreativa da Energia na Praça do Tap Seac, este Domingo

Macau, 6 de Outubro de 2013

Subordinado ao tema ‘A extraordinária versatilidade da energia eléctrica’ e destinado sobretudo aos mais jovens de Macau, a CEM organizou no Domingo, dia 6 de Outubro de 2013, com a colaboração do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude e o Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético, a 12ª edição da Feira Recreativa da Energia, que teve lugar na Praça do Tap Seac em Macau, entre as 11h00 e as 16h30.

Treze escolas secundárias aceitaram o desafio de participar e demonstrar os seus conhecimentos e competências ao competirem entre si em quatro competições durante o evento, nomeadamente o concurso de ‘O Melhor Expositor’, em que tinham de conceber um jogo para aprendizagem e interacção com o público, o concurso ‘Peça de Arte Reciclada’, em que deviam criar uma peça de arte para exposição, utilizando exclusivamente materiais reciclados, o concurso de ‘Talentos’, exibindo a sua criatividade e talento em áreas como o canto, a dança e a representação, e pela primeira vez na Feira Recreativa da Energia, ‘A Melhor Claque’.

As treze escolas incluiam o Colégio de Santa Rosa de Lima (Secção Inglesa), Escola Tung Sin Tong, Escola Secundária Millennium, Sheng Kung Hui Escola Choi Kou, o Colégio Yuet Wah (Secção Inglesa), Escola Pui Ching, Escola Portuguesa de Macau, Escola Kao Yip, Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa), Colégio do Sagrado Coração de Jesus, Escola Pui Tou, Escola Secundária Luso-Chinesa Luís Gonzaga Gomes e a Escola Ling Nam. As crianças foram o centro do evento, e tiveram a possibilidade de experimentar vários jogos nos expositores e ganhar prémios fantásticos, que incluíam sacos reciclados, artigos de papelaria e uma edição limitada do relógio do Power Boy. Alguns deles jogaram em palco, no popular programa da TV ‘Um Minuto para Ganhar’. De todos os que participaram nos jogos dos expositores e votaram em ’A Minha Escola Favorita’, um foi o felizardo, e ganhou um fabuloso ‘iPad Mini’. O vencedor foi Lei Hou Wa.

Às 17h00 realizou-se a cerimónia de encerramento com vários convidados de honra, onde se incluíam Arnaldo Santos, representante do Secretário Para os Transportes e Obras Públicas da RAE de Macau e Coordenador do Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético, Mak Kim Meng, Membro do Conselho de Administração do Instituto Para os Assuntos Cívicos e Municipais, Hong Chon Choi, Chefia Funcional do Centro de Gestão de Infra-estruturas Ambientais da Direcção dos Serviçoes de Protecção Ambiental, Fong Ieok Mui, Chefe do Departamento de Administração da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Vong Kok Seng e Lei Chi Fong, respectivamente Presidente e Vice-presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, o Administrador Executivo da CEM, Jorge Vieira e o Director da Associação dos Empregados da CEM & SAAM, Charles Leong.

O Administrador Executivo da CEM, Jorge Vieira, salientou no seu discurso que ‘sentimo-nos orgulhosos pelo facto de a Feira Recreativa da Energia se ter transformado ao longo destes anos num popular evento anual, contribuindo para estimular o interesse pela aprendizagem junto das gerações mais jovens. O entusiasmo dos estudantes, a sua criatividade e os bons conhecimentos e atenção à conservação de energia fazem-nos ficar confiantes de que o nosso futuro se encontra em boas mãos.’

Os prémios para as várias competições realizadas foram anunciados durante a cerimónia de encerramento. As três escolas vencedoras de ‘O Melhor Expositor’ foram: em 1º. lugar o Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa), em 2º. lugar o Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Chinesa) e em 3º. lugar Sheng Kung Hui Escola Choi Kou, com um prémio respectivamente de MOP5000, MOP3000 e MOP2000 e um troféu cada. No concurso de ‘Talentos’, as três escolas vencedoras foram, em 1º lugar o Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa), em 2º lugar o Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Chinesa) e em 3º lugar a Escola Secundária Millennium com MOP2000, MOP1500 e MOP1000 e um troféu cada. Relativamente às três escolas vencedoras no concurso ‘Peça de Arte Reciclada’ o Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Chinesa) ficou em 1º lugar, a Escola Portuguesa de Macau em 2º lugar e o Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa) em 3º lugar, tendo ganho respectivamente MOP2000, MOP1500 e MOP1000 MOP e um troféu cada. O Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa) foi escolhido pelo público como ‘A Minha Escola Favorita’, ganhando MOP1,000 e um troféu, e finalmente o prémio de MOP1000 para ‘A Melhor Claque’ foi para o Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Chinesa).

As actuações das escolas foram avaliadas por um painel profissional de jurados que representavam o Instituto Para os Assuntos Cívicos e Municipais, a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, a Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, a União Geral das Associações dos Moradores de Macau, a Federação das Associações dos Operários de Macau, a Associação Geral das Mulheres de Macau, a Associação de Educadores Chineses de Macau, o Instituto dos Engenheiros de Macau, a Associação dos Consumidores de Serviços Públicos de Macau, a Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau, a Associação de Engenharia e Construção de Macau, o Conselho do Consumidor, e Quadros Directivos da CEM.