Milhares de estudantes participaram na Feira Recreativa da Energia da CEM

Macau, 12 de Outubro de 2014

O popular evento da CEM ‘Feira Recreativa da Energia’, teve hoje lugar na Praça do Tap Seac, entre as 11 horas da manhã e as 4.30 da tarde, sob o mote ‘Poupança de energia e segurança’. Concebido para um público de crianças até aos 16 anos, o evento destina-se a promover uma forma ecológica e segura de utilizar a energia no quotidiano dos cidadãos de Macau. Na organização estiveram também o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude e o Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético. A Feira estava replecta de divertimento e desafios. Centenas de estudantes em representação de 13 escolas secundárias locais competiram entre si em três competições, nomeadamente o ‘Concurso do Melhor Expositor’, em que tiveram de conceber um jogo para aprendizagem e interacção com o público; o ‘Concurso de Peças de Arte Recicláveis’, para o qual tiveram de criar uma peça de arte para exposição, utilizando apenas material eléctrico reciclável; e o ‘Concurso de Talentos’, no qual evidenciaram a sua criatividade e talento em áreas como a dança, a música e a representação. Às cinco escolas melhor classificadas em cada uma das competições foram atribuídos óptimos prémios em dinheiro. Para criar um ambiente mais divertido e animado, os estudantes formaram claques de apoio às suas equipas.

As treze escolas secundárias que participaram no evento foram o Colégio do Sagrado Coração de Jesus, Escola Kao Yip, Sheng Kung Hui Escola Choi Kou (Macau), Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa), Escola Secundária Pui Ching, Colégio de Santa Rosa de Lima (Secção Inglesa), Escola Ling Nam, Colégio de Santa Rosa de Lima (Secção Chinesa), Escola Portuguesa de Macau, Escola Kwong Tai, Colégio Yuet Wah (Secção Inglesa), Escola Pui Tou e Escola Para Filhos e Irmãos dos Operários. Para além das escolas, o Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético também tinha um expositor onde o público podia participar.

Pela primeira vez foram usadas as redes sociais para participar na Feira. Ao fazer ‘LIKE’ na página de fãs da CEM em www.facebook.com/Energizing.Tour e se registarem no local, as crianças recebiam imediatamente um carimbo adicional no seu cartão de jogo, acelerando o processo para atingirem o prémio final. Os prémios incluiam sacos recicláveis Power Boy, material de papelaria e uma toalha de desporto Power Boy de edição limitada. Para além disso, após votarem na sua escola favorita, as crianças habilitavam-se a entrar no sorteio final de um iPad Air ou um Beats Pro, tendo participado mais de 1000 crianças e pais.

A cerimónia de encerramento decorreu às 17h, na qual estiveram presentes Arnaldo Santos, representante do Secretário para os Transportes e Obras Públicas da RAE de Macau e Coordenador do Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético, Mak Kim Meng, Membro do Conselho de Administração do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, Wong Chio In, Chefe da Divisão de Equipamentos Educativos da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Choi Weng Chun, Chefe-substituto da Divisão de Inspecção Ambiental da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, Vong Kok Seng, Presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Lei Chi Fong, Vice-presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Bernie Leong, Presidente da Comissão Executiva da CEM, João Travassos da Costa, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM, Iun Iok Meng, Assessor da Comissão Executiva da CEM e Charles Leong, Director da Associação dos Empregados da CEM e SAAM.

Bernie Leong disse, dirigindo-se aos presents, que ‘Sentimo-nos orgulhosos por a nossa iniciativa ter sido tão bem recebida pela comunidade e até por os estudantes fazerem dela uma parte integrante das suas actividades escolares. Pretendemos promover uma forma ecológica e segura de usar a energia no dia-a-dia dos cidadãos, bem como incentivar ao interesse pela aprendizagem junto dos mais jovens’. Os prémios para as diferentes competições foram anunciados durante a cerimónia de encerramento. As cinco melhores escolas no ‘Concurso do Melhor Expositor’ foram, em 1º. lugar, Escola Kwong Tai, em 2º. lugar, Sheng Kung Hui Escola Choi Kou (Macau), em 3º. lugar, Colégio do Sagrado Coração de Jesus, em 4º. lugar, Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa) e em 5º. lugar, Colégio de Santa Rosa de Lima (Secção Chinesa), recebendo respectivamente MOP5000, MOP4000, MOP3000, MOP2000 e MOP1000, juntamente com um troféu. No ‘Concurso de Talentos’, em 1o. lugar ficou Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa), em 2o. lugar, Escola Portuguesa de Macau, em 3o. lugar, Colégio do Sagrado Coração de Jesus, em 4o. lugar, Escola Pui Tou e em 5o. lugar, Colégio de Santa Rosa de Lima (Secção Inglesa), tendo recebido respectivamente MOP3000, MOP2500, MOP2000, MOP1500 e MOP1000, juntamente com um troféu. No ‘Concurso de Peças de Arte Recicláveis’, as cinco escolas melhor classificadas foram, em 1o. lugar, Colégio do Sagrado Coração de Jesus, em 2o. lugar, Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa), em 3o. lugar, Sheng Kung Hui Escola Choi Kou (Macau), em 4o. lugar, Colégio Yuet Wah, e finalmente em 5o. lugar, Escola Pui Tou e Escola Para Filhos e Irmãos dos Operários, recebendo respectivamente MOP3000, MOP2500, MOP2000, MOP1500 e MOP1000, juntamente com um troféu. Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa), Colégio do