Membros da Comissão de Ligação CEM-Clientes expressam preocupação sobre potenciais riscos de instalações eléctricas em edifícios e visitam a DSSOPT e o GDSE

Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético
Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes

Uma delegação liderada pelo Presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes (CLC), Vong Kok Seng, visitou recentemente a Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes (DSSOPT) e o Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético (GDSE), respectivamente, para trocar ideias com o Director da DSSOPT, Li Canfeng, o Director do GDSE, Hoi Chi Leong, e representantes técnicos, sobre os potenciais riscos de instalações eléctricas em edifícios. Da delegação faziam parte Iun Iok Meng, Vice-Presidente da CLC, e os membros Raymond Wong, Cheang Io Tung, William Yong, Andy Tam, Leong Meng Ian, Sam Keng Wan e a Secretária Emily Cheong, bem como Jane Leong, Directora da Direcção de Clientes da CEM, Billy Chan, Director da Direcção de Transporte e Distribuição da CEM, e Richard Lei, Engenheiro Sénior da Divisão de Postos de Transformação e Ligação de Fornecimento da Direcção de Transporte e Distribuição da CEM.

Vong Kok Seng afirmou que a CLC atribui grande importância à falha de energia ocorrida no Bloco 14 do Edifício Kam Hoi San, originada por falta de manutenção das instalações eléctricas nas áreas comuns do edifício, causando curto-circuito, incêndio e graves danos nas instalações de energia. Actualmente, existem mais de 4.000 edifícios com mais de 20 a 30 anos em Macau, e as instalações eléctricas nas áreas comuns de muitos edifícios apresentam riscos de segurança devido à falta de inspecções e manutenção regulares. Como não existe regulamentação ou leis em Macau que exijam aos proprietários a revisão periódica das instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios, a maioria dos proprietários negligenciam a gravidade da questão e fecham os olhos aos avisos emitidos pela CEM. Vong Kok Seng sugeriu que os departamentos governamentais relevantes devem regular a questão e exigir que os proprietários verifiquem regularmente as instalações eléctricas nas áreas comuns dos seus edifícios para garantir a segurança eléctrica.

Canfeng Li disse que as leis existentes exigem que os proprietários façam manutenção, reparação e remodelação regulares dos edifícios para garantir que estejam em boas condições, incluindo as instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios. A DSSOPT está a elaborar regulamentação sobre o uso seguro de equipamento eléctrico e consultará o público após a sua conclusão.

Hoi Chi Leong afirmou que além de encorajar a CEM a reforçar a divulgação de informação sobre a manutenção regular de instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios, o GDSE irá também se comunicar com outros departamentos governamentais para tentar informar os proprietários que precisam reparar as instalações eléctricas nas áreas comuns, por meio de aconselhamento ou aviso, de modo a aumentar a conscientização dos proprietários e solicitar o seu apoio nesta questão.

Os representantes da CLC e da CEM exprimiram activamente os seus pontos de vista no encontro e deram sugestões sobre a certificação de técnicos electricistas e a emissão de certificados de segurança para os edifícios cujas instalações eléctricas nas áreas comuns passaram na inspecção de segurança. Todas as partes envolvidas prometeram reforçar a cooperação e a comunicação no futuro e trabalhar em conjunto para despertar a consciência pública sobre o uso seguro da energia eléctrica.