Mais de 40 estagiários concluem o programa ‘Estrelas em Potência da CEM’ ao longo dos seis anos do projecto

Macau, 11 de Dezembro de 2015

Esta tarde, no Hotel Royal, a Companhia de Electricidade de Macau – CEM, S.A. (CEM) e a Associação de Para-olímpicos de Macau (MSO) realizaram a cerimónia de encerramento desta edição do programa de estágios ‘Estrelas em Potência da CEM’ que os dois parceiros vêm organizando há já seis anos consecutivos. Foram oito os estagiários que concluíram com sucesso o programa deste ano, aos quais a CEM entregou certificados, tendo estes ainda partilhado as suas experiências e opiniões sobre este programa de estágios. Os seus familiares foram também convidados para a cerimónia de formatura.

De entre os convidados presentes estavam Lin Danhong, representante do Departamento de Acção Social do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAE de Macau, Margaret Mang Sui Yee, Chefe do Departamento de Emprego da Direcção dos Serviços Para os Assuntos Laborais, Lok Lai Vun, representante do Instituto de Acção Social de Macau, Mak Soi Kun, Zheng Anting e Leong Veng Chai, deputados da Assembleia Legislativa da RAE de Macau, Vong Kok Seng, Presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, membros da Comissão Para os Assuntos de Reabilitação, membros da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Ada Lo, Presidente da MSO, Siu Yu Hong Hetzer, Director Nacional da MSO e Iun Iok Meng, Assessor da Comissão Executiva da CEM.

A CEM e a MSO organizam em conjunto o programa de estágios ‘Estrelas em Potência da CEM’ desde 2009, e já foram mais de 40 estagiários que terminaram o programa. Na edição deste ano, oito estagiários trabalharam em diferentes departamentos da CEM, nomeadamente na Direcção de Aprovisionamento e Logística, na Direcção de Sistemas de Informação, na Direcção de Clientes, na Direcção de Despacho da Rede de Energia Eléctrica, na Direcção de Planeamento, Engenharia e Construção, no Gabinete de Segurança, Saúde, Qualidade e Ambiente e no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas ao longo de três meses, com início em Setembro.

O programa de estágios ‘Estrelas em Potência da CEM’ foi concebido para proporcionar um ambiente de trabalho real para associados da MSO, para que estes tenham mais auto-confiança e se integrem melhor na sociedade no futuro. O programa também dá aos estagiários uma oportunidade valiosa de desenvolverem o seu potencial e mostrarem o seu talento. Dois estagiários acabaram mesmo por se integrarem nos quadros de empregados da CEM desde 2014.

Ao discursar, Iun Iok Meng congratulou os estagiários deste ano por terem concluído com sucesso o programa. Continuando, recordou que será uma parte inevitável da vida destas pessoas encontrarem diferentes empregos, ambientes de trabalho e colegas no futuro, quando ingressarem noutras empresas, pelo que as técnicas de trabalho e competências sociais que os colegas da CEM lhes proporcionaram vão ajudá-los a estar à altura desses desafios. Por isso, agradeceu também ao pessoal da CEM que participou no projecto por ter dado aos formandos uma boa orientação e cuidado para melhorar a sua capacidade de trabalho e libertar o seu potencial. A CEM espera servir de ponte, inspirando mais instituições em Macau a oferecerem oportunidades de emprego a pessoas com necessidades especiais, ajudando-as assim a integrar-se melhor na sociedade.

Ada Lo agradeceu à CEM por cumprir de forma tão presente a sua responsabilidade social empresarial há muitos anos, e proporcionar oportunidades de estágio a deficientes mentais, ajudando-os a encontrar emprego e a ganhar experiência de trabalho de modo a permitir-lhes progredir aprendendo com os seus próprios erros. Os estagiários atribuem grande importância a esta oportunidade de estágio, afirmando que os seus supervisores e colegas na CEM os ensinavam e orientavam na realização de diversos trabalhos. Apesar de o estágio só durar três meses, os formandos progrediram durante o processo e desenvolveram um sentido de responsabilidade. Por esse facto, o estágio é uma oportunidade para eles descobrirem e desenvolverem o seu potencial e capacidades para melhor se prepararem para futuras oportunidades de emprego. Ada Lo tem esperança que mais empresas possam compreender o potencial de capacidade de trabalho dos deficientes mentais e estabelecer um bom ambiente de trabalho com eles para garantir a estabilidade do emprego, e permitindo que estas pessoas possam contribuir para o desenvolvimento da empresa e assim chegar a uma situação vantajosa para ambas as partes.

Em nome dos estagiários, Chu Kai Chong, que estagiou na Direcção de Clientes, partilhou os seus sentimentos na cerimónia de encerramento, expressou gratidão à CEM por lhes proporcionar oportunidades de estágio, acrescentando que durante o tempo que esteve na CEM aprendeu que fornecer energia a Macau não é tarefa fácil. Disse também que se sentia integrado na grande família da CEM graças à gentileza, orientação e apreço dos seus colegas. Disse também que depois do estágio, iria fazer uma análise a si mesmo e aperfeiçoar vários aspectos. Ele espera poder encontrar trabalho, para estar à altura das expectativas da sua família, amigos, da comissão da MSO e da própria CEM.