Dezassete escolas secundárias competiram na Feira Recreativa da Energia da CEM para promoverem a energia verde

Macau, 18 de Outubro de 2015

A CEM organizou uma vez mais o popular evento anual ‘Feira Recreativa da Energia’, que teve lugar hoje no Tap Seac, e que contou com o apoio do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude e o Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético. Com o tema ”energia verde para um futuro sustentável”, o evento teve como objectivo promover a utilização das energias renováveis como uma forma amiga do ambiente para contribuir para um futuro sustentável das gerações vindoras. Um recorde de dezassete escolas secundárias locais com mais de 500 alunos e professores participaram no evento, bem como milhares de crianças e seus familiares.

O evento foi organizado em forma de competição e as equipas das escolas participantes entraran em três competições distintas, o “Concurso do Melhor Expositor”, no qual os alunos tiveram de conceber um projecto através de um jogo para aprendizagem e interacção do público; o “Concurso de Peças de Arte Recicláveis”, no qual os alunos tiveram de conceber uma peça de arte usando apenas componentes eléctricos recicláveis; e o “Concurso de Talentos”, em que os alunos mostraram toda a sua criatividade através de actuações em palco para entretenimento do público. As escolas formaram também claques para darem apoio às equipas participantes.

O evento esteve replecto de divertimento e de muitas experiências de aprendizagem. A CEM este ano apresentou especialmente uma “Zona de Energias Renováveis”, onde as crianças poderam elas próprias experimentar três energias renováveis, solar, cinética e eólica, aprendendo assim como é importante proteger o nosso ambiente. A cerimónia de encerramento teve lugar às 17h00, na qual estiveram presentes Andy Lei, Consultor Técnico Sénior do Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético, Vong Io Chou, Chefe da Divisão de Equipamentos Urbanísticos do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, Wong Chio In, Chefe da Divisão de Equipamentos Educativos da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Ieong Kin Si, Chefe do Departamento de Publicidade, Educação e Cooperação Ambiental da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, Vong Kok Seng, Presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Bernie Leong, Presidente da Comissão Executiva da CEM, Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM, Iun Iok Meng, Assessor da Comissão Executiva da CEM e Charles Leong, Presidente da Associação dos Empregados da CEM & SAAM.

Bernie Leong afirmou no seu discurso que “A CEM sente-se honrada por fazer parte da educação dos mais jovens,. Há mais de uma década que estabelecemos parcerias com as escolas locais no sentido de desafiar os alunos a desenvolverem a sua criatividade e conhecimento científico. Estou agradado com todo o entusiasmo e trabalho levado a cabo pelos alunos. Através da promoção da utlização de energias limpas, procuramos consciencializar os mais jovens a serem mais amigos do ambiente, e assim contribuir para um future sustentável para as gerações vindoras.’

Os prémios das várias competições foram anunciados durante a cerimónia de encerramento. As cinco escolas melhor classificadas no “Concurso do Melhor Expositor” foram: em 1o. lugar, Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Inglesa, 2o. lugar, Escola Secundária Kwong Tai, 3o. lugar, Colégio de Santa Rosa de Lima – English Section, 4o. lugar, Escola Secundária Pui Ching e em 5o. lugar, Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Chinesa, que ganharam respectivamente MOP5.000, MOP4.000, MOP3.000, MOP2.000 e MOP1.000, e ainda um troféu; as cinco escolas melhor classificadas no “Concurso de Talentos”foram: em 1o. lugar, Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Inglesa, 2º. lugar, Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Chinesa, 3º. lugar, Colégio de Santa Rosa de Lima – Secção Inglesa, 4º. lugar, Escola Portuguesa de Macau e em 5º. lugar, Escola Secundária Sam Yuk – Secção Inglesa, que ganharam respectivamente MOP3.000, MOP2.500, MOP2.000, MOP1.500 e MOP1.000, e ainda um troféu; as cinco escolas melhor classificadas no “Concurso de Peças de Arte Recicláveis” foram: em 1º. lugar, Escola Secundária Kwong Tai, 2º. lugar, Escola Fong Chong da Taipa, 3º. lugar, Colégio de Santa Rosa de Lima – Secção Inglesa, 4º. lugar, Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Inglesa e em 5º. lugar, Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Chinesa, que ganharam respectivamente MOP3.000, MOP2.500, MOP2.000, MOP1.500 e MOP1.000, e ainda um troféu. O Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Chinesa, o Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Inglesa e o Colégio de Santa Rosa de Lima – Secção Inglesa foram escolhidas pelo público como as três escolas vencedoras do prémio “A Minha Escola Favorita”, tendo recebido respectivamente MOP2.000, MOP1.000 e MOP500, e ainda um troféu. Finalmente, as três escolas vencedoras do prémio “A Melhor Claque” foram: Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Inglesa, Colégio de Santa Rosa de Lima – Secção Inglesa e Escola Fong Chong da Taipa, que receberam respectivamente MOP2.000, MOP1.000 e MOP500. Os dois vencedores do sorteio final foram Loi Fong que ganhou um Relógio Apple e Cheung Chun Bong que ganhou um iPad mini 3.

Os desempenhos das escolas foram avaliados por um painel de jurados convidado, em representação do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, União Geral das Associações de Moradores de Macau, Federação das Associações de Operários de Macau, Associação Geral das Mulheres de Macau, Associação dos Educadores de Língua Chinesa de Macau, Instituto dos Engenheiros de Macau, Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau, Associação de Construção de Macau, Conselho do Consumidor, Associação dos Empregados da CEM e SAAM, e Directores da CEM. As escolas participantes incluiem a Escola Secundária Fong Chong da Taipa, Escola Secundária Millennium, Escola dos Filhos e Irmãos dos Operários, Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Chinesa, Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Inglesa, Escola Secundária Pui Ching, Escola Secundária Kwong Tai, Escola Secundária Kao Yip, Escola Tong Nam, Escola Secundária Sam Yuk (Macau) – Secção Inglesa, Escola Internacional de Macau, Escola de Afiliação à Universidade de Macau, Escola Portuguesa de Macau, Escola Secundária Hou Kong, Colégio Anglicano de Macau, Colégio de Santa Rosa de Lima – Secção Chinesa e Colégio de Santa Rosa de Lima – Secção Inglesa.