Delegados da CEM participam na CEPSI para explorar o caminho de desenvolvimento da indústria de energia

Macau, 24 de Setembro de 2018

Uma delegação de 8 membros da Companhia de Electricidade de Macau – CEM. S.A. (CEM), participaram na 22a. Conferência da Indústria de Fornecimento de Energia Eléctrica (CEPSI 2018), a qual teve lugar no Centro de Convenções de Kuala Lumpur (KLCC), na Malásia, na semana passada (de 17 a 22 de Setembro). Tratando-se de um evento importante para a indústria de energia na Ásia, a CEPSI é organizada bianualmente pela Associação da Indústria de Fornecimento de Energia Eléctrica da Ásia Oriental e do Pacífico Ocidental (AESIEAP), bem como pelos países e regiões membros, de forma alternada. Desta vez, a Conferência é organizada pela Tenaga Nasional Berhad. A CEPSI tem como objectivo proporcionar uma plataforma de intercâmbio de conhecimento e cooperação para a indústria de energia na região Ásia-Pacífico, a partilha de descobertas de pesquisas referentes à indústria e a promoção do desenvolvimento tecnológico em várias regiões.

O tema da CEPSI 2018 é "Reimaginar o Serviço Público do Futuro”, o qual explora como as companhias de electricidade devem transformar-se para responder à actual rápida inovação da tecnologia, alteração dos ambientes económicos, aumento dos padrões de sustentabilidade, requisitos regulatórios e expectativas dos clientes. Mais de 1.500 delegados do sector da energia, provenientes de mais de 30 países, participaram na Conferência, incluindo executivos de empresas, analistas, engenheiros, profissionais da indústria e representantes do governo, etc., para discussão e troca de ideias sobre tópicos de relevância global, tais como digitalização, futuro inteligente, Mega Dados, sustentabilidade e trilema de energia.

A CEM realçou que o desenvolvimento de cidades inteligentes tornou-se uma tendência global. Diante da era digital, as companhias de electricidade devem acompanhar o ritmo dos tempos e dar a máxima importância às vantages trazidas pela tecnologia. Por exemplo, o sistema de iluminação pública inteligente que tem vindo a ser introduzido em todo o mundo nos últimos anos, tem funções como fornecimento de energia, ligação à rede e ampla distribuição. Estas funções podem estabelecer uma boa base para a Internet das Coisas no futuro, criando um ambiente inteligente de integração tecnológica. A CEPSI proporciona uma excelente oportunidade para as companhias de electricidade da região explorarem, trocarem conhecimentos e aprenderem com as experiências dos outros sobre a implementação de tecnologia inteligente na indústria.

Foram feitas cinco apresentações por parte da CEM durante a Conferência. Os tópicos e oradores foram os seguintes: “Desenvolvimento da Comunicação em ‘Espinha Dorsal’ para uma Distribuição Automática em Macau”, por Vincent Choi da Divisão de Engenharia de Sistema de Despacho da Direcção de Despacho da Rede de Energia Eléctrica; “Projecto de Actualização SDH na CEM” por Natalie Cheong da Divisão de Engenharia de Sistema de Despacho da Direcção de Despacho da Rede de Energia Eléctrica; “Implementação do Sistema de Gestão da Rede de Fibra Óptica para a Rede de Comunicação de Dados de Energia” por Thomas Sam da Divisão de Engenharia de Sistema de Despacho da Direcção de Despacho da Rede de Energia Eléctrica; “Gestão de Activos dos Cabos da Rede de Distribuição em Macau” por Kevin Lei e Lawrence Sun da Divisão de Instalações Subterrâneas da Direcção de Transporte e Distribuição; “Rede Eléctrica versus Desastre Natural” por Richard Lei e Ernesto do Rosário da Divisão de Postos de Transformação e Ligação de Fornecimento da Direcção de Transporte e Distribuição. Os membros presentes afirmaram terem beneficiado muito com as discussões, e poderá ser útil para a CEM avançar no sentido de um futuro mais inovador e mais inteligente.