Delegados da CEM marcam presença na 19ª. Conferência da Indústria de Fornecimento de Energia Eléctrica

Macau, 18 de Outubro de 2012

Organizada pela Sociedade Indonésia de Energia Eléctrica, a 19ª. Conferência da Indústria de Fornecimento de Energia Eléctrica (CEPSI 2012) teve lugar de 15 a 19 de Outubro em Bali, Indonésia, e em que estiveram presentes cerca de 2000 delegados de 40 países e regiões. Os Administradores Executivos da CEM Bernie Leong e Jorge Vieira lideraram uma equipa de delegados, da qual faziam parte o Director da Direcção de Operação e Manutenção da Rede, Billy Chan, o Gestor da Unidade de Gestão de Negócio da Direcção de Geração, Guetta Xavier, o Gestor da Unidade de Gestão de Serviços de Contagem da Direcção de Clientes, Lam Ion Chong, entre outros, tendo três dos representantes da CEM apresentado trabalhos à audiência.

Bernie Leong afirmou que a CEPSI é um dos mais importantes eventos para a indústria energética na região. Ao nomear delegados da CEM para estarem presentes na Conferência, a CEM pode intensificar a troca de conhecimentos do desenvolvimento tecnológico com outros intervenientes na indústria. Nesta economia e ambiente em constante evolução, é importante mantermo-nos actualizados quanto às últimas tecnologias e competências, essenciais para elevar o nível de gestão interna e parâmetros de serviço, para que possamos prestar um serviço de fornecimento de energia eléctrica de elevada qualidade para Macau no futuro.

A CEPSI é patrocinada pela Associação da Indústria de Fornecimento de Energia Eléctrica da Ásia Oriental e Pacífico Ocidental (AESIEAP). Os países associados são designados para organizarem a conferência de dois em dois anos, rotativamente. A CEPSI tornou-se num dos maiores eventos da Ásia, não só no seio da própria indústria da energia, mas também na comunidade empresarial da Ásia. É essencial para o desenvolvimento da indústria regional da electricidade, e procura dar soluções a desafios que o sector enfrenta nesta zona do mundo. Os associados da AESIEAP são empresas que operam no ramo da indústria de fornecimento de energia eléctrica na região Ásia-Pacífico e outras empresas relacionadas com o sector. A CEM é um dos membros principais e também o organizador da edição de 2008, realizada em Macau.

Sob o mote da Conferência, ‘Desenvolver Tecnologias Limpas e Assegurar Investimento para o Desenvolvimento Sustentável da Indústria de Energia Eléctrica’, abordaram-se quatro temas principais durante a discussão na Conferência, nomeadamente Políticas e Instrumentos, a Melhor Tecnologia Disponível, Oportunidades de Investimento e a Experiência de Gerir Tecnologias Limpas.

Foram feitas três apresentações pela CEM no âmbito da Conferência, respectivamente, de Lawrence Sun, Engenheiro Sénior da Direcção de Operação e Manutenção da Rede, ‘Desenvolvimento da Gestão de Cabos em Macau’, de Thomas Cheang, Engenheiro Sénior da Direcção de Geração, ‘Estudo de Viabilidade da Eficiência Energética das Redes Auxiliares de Energia das Centrais Térmicas de Coloane, na RAE de Macau’, e por fim, de Guetta Xavier, Gestor da Unidade de Gestão de Negócio da Direcção de Geração, ‘Planeamento e Optimização de Energia a Curto Prazo em Macau’.