Contributo notável dos séniores para a comunidade distinguido pela CEM

Macau, 10 de Dezembro de 2014

Como forma de distinguir o excepcional contributo dos cidadãos séniores para a comunidade, a CEM, em conjunto com a Federação das Associações de Operários de Macau, a União Geral das Associações de Moradores de Macau, a Associação Geral das Mulheres de Macau, a Caritas de Macau, a Associação de Para-olímpicos de Macau e a Sociedade Fuhong de Macau, organizaram pelo terceiro ano consecutivo o “Prémio de Excelência a Séniores de Macau”. A cerimónia de entrega dos prémios aos idosos vencedores teve lugar na noite de 10 de Dezembro, no hotel Sofitel Macau na Ponte 16.

De entre os convidados de honra presentes na cerimónia incluiam-se Lou Sam Cheong, Coordenador-adjunto do Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético; Zheng Yi Cheng, Assistente do Departamento para os Assuntos Sociais do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAE de Macau; Lo Sok Ha, Chefe da Divisão de Serviço a Idosos do Instituto de Acção Social; José Maria Pereira Coutinho, Mak Soi Kun, Si Ka Lon, Leong Veng Chai, Zheng Anting e Song Pek Kei, deputados da Assembleia Legisativa; Lei Pui Lam, Vice-presidente da Associação de Educadores de Macau; Lam Wan Mei, Director da Academia Sénior do Instituto Politécnico de Macau; Sin Chi Yeung, Presidente da Associação de Desporto Sénior; Chian Chong Sek, Director da Federação das Associações de Operários de Macau; Simon Wong, Director-adjunto da União Geral das Associações de Moradores de Macau; Lam Un Mui, Directora da Associação Geral das Mulheres de Macau; Paul Pun Chi Ming, Secretário-geral da Caritas Macau; Hetzer Siu Yu Hong, Director Executivo da Associação de Para-olímpicos de Macau; Jojo CheokJennifer Chau, Gestora da AdministraçãoSecretária Geral da Sociedade Fuhong de Macau; Shi Yulin, Administrador Executivo da CEM e Iun Iok Meng, Assessor da Comissão Executiva da CEM. Entre o grupo de convidados, Lo Sok Ha, Lei Pui Lam, Lam Wan Mei, Sin Chi Yeung e Iun Iok Meng fizeram também parte do painel de jurados.

Shi Yulin prestou homenagem aos vencedores e a todos os que foram nomeados durante a cerimónia de entrega de prémios, afirmando que a CEM criou o “Prémio de Excelência para Séniores de Macau” com o objectivo de enaltecer o espirito de serviço à comunidade dos séniores de Macau, e a sua vontade de aprendizagem constante, encorajando ao mesmo tempo as gerações mais novas a aprender com a sua atitude positiva perante a vida, e o seu sentido de responsabilidade. Shi congratulou os vencedores e reconheceu os seus esforços e determinação em aprender constantemente e participar activamente em serviços de voluntariado mesmo após a entrada no período de reforma, espalhando uma energia positiva pelas respectivas comunidades. Na cerimónia de entrega de prémios, cada vencedor recebeu um troféu e prémios pecuniários no valor de MOP5000. Os séniores que foram apenas nomeados foram também convidados, onde lhes foi entregue uma carta de agradecimento. O evento decorreu num ambiente muito afável e comovente, com um convite aos séniores para mostrarem os seus talentos, em caligrafia, pintura, no contar de histórias, em coros musicais ou em poesia.

Ao organizar este “Prémio de Excelência para Séniores de Macau”, a CEM pretende encorajar os reformados a continuarem a perseguir os seus objectivos em diferentes áreas, seja dentro da comunidade, na família e na vida pessoal, para perpectuar o espirito do ‘idoso capaz’. Também em reconhecimento dos sucessos dos cidadãos séniores, desde o ano 2000 a CEM implementou o “Programa de Apoio a Cidadãos Sénior” e o ‘Programa da Comunidade’, através do qual pessoal técnico voluntário efectua inspecções de segurança grátis e remodelação de instalações eléctricas a idosos que vivem sozinhos, a famílias carenciadas e a cidadãos com necessidades especiais. Desde 2004, a CEM realiza um almoço convívio com 300 idosos da Taipa e Coloane, e organiza em épocas festivas, visitas dos Embaixadores CEM a casas de repouso e a idosos que vivem sozinhos.

Os vencedores do “Prémio de Excelência para Séniores de Macau” (e respectivas entidades que os nomearam), são: