Concurso de Cozinha por Indução ‘Alimentação Saudável’ termina com grande sucesso

Macau, 25 de Outubro de 2015

O Concurso de Cozinha por Indução ‘Alimentação Saudável’ organizado pela CEM em parceria com o Centro de Formação de Catering e Cozinha da Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM) e apoiado pela Associação de Nutricionistas Profissionais de Macau, chegou ao seu fim hoje, pautado por grande sucesso. O Concurso decorreu acaloradamente, onde todos os participantes deram o seu melhor. Depois de uma ronda de cerrada competição, Ip Mei Leng acabou por vencer o Concurso.

O Concurso pretende promover a cozinha por indução, o valor nutricional dos alimentos e os conhecimentos de saúde entre o público, bem como alertar mais pessoas a dar atenção a uma alimentação equilibrada. Cerca de 30 pessoas inscreveram-se para participar no Concurso deste ano, e os participantes tiveram de conceber e cozinhar pratos ricos em valor nutritivo. Após um processo rigoroso de avaliação, 20 concorrentes foram seleccionados para as finais de hoje, e cozinharam ali mesmo pratos nutritivos utilizando fogões por indução.

Os jurados do concurso de cozinha incluiam Wong Kuai Leng, Vice-directora da Federação das Associações dos Operários de Macau, Lei U Weng, Director da União das Associações de Comerciantes de Restauração de Macau, Olivia Chau, Directora Executiva da Associação de Nutricionistas Profissionais de Macau, Chan Chak Keong, Instrutor do Centro de Formação de Catering e Cozinha da FAOM e Iun Iok Meng, Assessor da Comissão Executiva da CEM. Estiveram também presentes Lei Chi Fong, Vice-presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Chan Veng Iun e Austin Kuong, membros da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Kuong Chi Fong, Director do Centro de Formação de Catering e Cozinha da FAOM e Jaclyn Iun, Gestora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM.

O concurso culinário era aberto ao público em geral; podiam participar cidadãos de Macau com mais de 18 anos, que não fossem profissionais de cozinha. Os participantes seleccionados cozinharam no momento, experimentando as vantagens da cozinha por indução, que ostenta uma eficiência de condução de calor de 90%, muito superior à do fogão de chama, e com um tempo de cozedura inferior em um terço, comparando com este último também. O fogão por indução transmite o calor directamente ao recipiente, contribuindo assim para uma redução da energia necessária entre os 30 e os 45%. Além disso, o fogão por indução pode resolver o problema da difusão de calor nas cozinhas com fogão a gás, reduzindo então a temperatura interior em 4-5oC e produzindo menos fumos, tornando a cozinha um ambiente mais fresco e confortável, um ambiente de cozinha sem fogo e sem fumos. Pedia-se aos concorrentes que concebessem um prato saudável e com um baixo índice de carbono e dentro das noções de uma alimentação equilibrada, usando um ou mais dos cinco ingredientes designados (aves, marisco, lacticínios, leguminosas e uma variedade de frutas e vegetais), para cozinhar o seu prato no momento com um fogão por indução.

Iun Iok Meng relembrou que a CEM e a Federação das Associações dos Operários de Macau organizam em conjunto o Concurso de Cozinha por Indução ‘Alimentação Saudável’ há quatro anos consecutivamente, com o objectivo de promover a utilização de fogões por indução, ao mesmo tempo que sensibiliza a população para a importância de uma dieta saudável e uma alimentação equilibrada, encorajando os participantes a conceber pratos saudáveis e nutritivos. Os concorrentes puderam experimentar os benefícios dos fogões por indução durante o concurso, já que apresentam uma maior eficiência na condução do calor, geram menos fumos na cozinha e contribuem para um ambiente limpo na cozinha. Vinte participantes, com a sua imaginação e competências de culinária, criaram pratos deliciosos e saudáveis que incluiam os ingredientes designados. A CEM expressou o seu agradecimento ao Centro de Formação de Catering e Cozinha da FAOM por ter proporcionado o local e os meios para realizar o Concurso. A CEM agradeceu também à Associação de Nutricionistas Profissionais de Macau pelo seu pleno apoio. Não ficaram esquecidos os jurados profissionais, que prescindiram de tempo das suas agendas preenchidas para darem aos concorrentes sugestões valiosas, muito apreciadas.

Kuong Chi Fong agradeceu por sua vez à CEM pelos muitos anos de apoio ao Centro de Formação de Catering e Cozinha da FAOM. O Concurso de Cozinha por Indução ‘Alimentação Saudável’ incrementou a consciência dos residentes para uma cozinha saudável e nutritiva. Vinte participantes prepararam pratos deliciosos e saudáveis, combinando cores maravilhosas com aromas, sabores e valores nutricionais usando os cinco ingredientes especificados. Kuong referiu que o Centro de Formação de Catering e Cozinha da FAOM, criado há 11 anos, sempre mostrou preocupação pela saúde do seu pessoal do catering e o ambiente de trabalho. Actualmente, a maior parte das empresas de catering preferem já os fogões eléctricos, que geram menos ruído e reduzem a temperatura na cozinha, ao mesmo tempo que reduzem a emissão de gases nocivos que contribuem para a poluição ambiental. Igualmente, os cursos de formação oferecidos pelo Centro neste ano tiveram como foco a melhoria dos conhecimentos sobre nutrição e segurança. Além de colocar o ênfase no sabor dos alimentos, o pessoal do catering é formado para prestar mais atenção aos valores nutricionais durante o processo de cozinhar, com a finalidade de proporcionar à população um leque mais amplo de pratos saudáveis para escolher quando comem fora.

Por fim, o painel de jurados provou os pratos e fez a sua escolha. Os jurados escolheram os vencedores de cada um dos prémios, como se segue:

Ouro: Ip Mei Leng (Cupão de MOP3.000 para aquisição de electrodomésticos + Certificado)

Prata: Chio Mei Ha (Cupão de MOP2.000 para aquisição de electrodomésticos + Certificado)

Bronze: Wong Kuok Fai (Cupão de MOP1.500 para aquisição de electrodomésticos + Certificado)

Conceito Verde: Lau Teresa (Cupão de MOP1.500 para aquisição de electrodomésticos)

Excelência: Lau Teresa, Ho Iok Chan, Wong Sio Cheng, Leong Keng Seong and Ng Pui Leng (Cupão de MOP800 para aquisição de electrodomésticos)