Comissão de Ligação CEM-Clientes parte para Hong Kong para visitar Centro de Experimentação de Rede Inteligente

Macau, 27 de Outubro de 2011

Hoje, uma delegação composta por 33 membros da CEM e da Comissão de Ligação CEM-Clientes (CLC), visitou durante a manhã o Centro de Experimentação de Rede Inteligente e o Centro de Exposição de Eficiência Energética da CLP Power Hong Kong Limited (CLP Power), em Shamshuipo, e na parte da tarde, estiveram na Eco Expo Asia na AsiaWorld-Expo. A delegação foi chefiada por Vong Kok Seng, Presidente da CLC e Vice-presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio de Macau, por Lei Chi Fong, Vice-presidente da CLC e Presidente do Grémio dos Ourives de Macau, e por Iun Iok Meng, Vice-presidente da CLC e Consultor da Comissão Executiva da CEM.

A Rede Inteligente é um assunto que suscita grande interesse na indústria da energia por todo o mundo. A aplicação alargada de várias tecnologias avançadas está a determinar o futuro desenvolvimento da rede energética. A rede inteligente incorpora infra-estruturas fiáveis e eficazes bem como sistemas e instalações inteligentes, juntamente com soluções avançadas de controlo e gestão. Utilizando uma diversidade de tecnologias avançadas, a rede inteligente vai sustentar uma geração e utilização renováveis, intensificar a estabilidade da rede energética e permitir aos clientes aderirem de forma mais activa ao planeamento de poupança de energia e gestão do lado da procura. O Centro de Experimentação de Rede Inteligente da CLP Power abriu as portas em Junho deste ano. É o primeiro espaço de exposição e educação deste género em Hong Kong. A CEM organizou a visita dos membros da CLC ao Centro, com o objectivo de os elucidar sobre as características e vantagens de uma rede inteligente e apresentar as últimas tecnologias em termos de rede inteligente e seu desenvolvimento, e também para ampliar o reconhecimento da rede inteligente por todos os sectores.

A delegação visitou também o Centro de Exposição de Eficiência Energética da CLP Power. O Centro, que ocupa uma área de 185m2, expõe as últimas novidades em medidas de eficiência energética nos sectores industrial e comercial, em áreas como energia eólica, energia eléctrica, aquecimento, trabalho, educação, exposição e cozinha, e que incluem arrefecimento por ventoinhas, transformadores de frequência de energia, bombas eléctricas de água quente, simuladores de linhas de produção industrial automatizadas, situações de consumo citadino, área de exposições, demonstrações ao vivo em cozinha eléctricas, etc.

A delegação visitou também a 6ª Feira Internacional de Comércio de Protecção Ambiental na AsiaWorld-Expo durante a tarde. Esta feira atraiu mais de 260 expositores domésticos e internacionais para apresentar uma série de tecnologias de protecção ambiental, concebidas para diminuir a intensidade dos níveis de carbono nas várias etapas do processo de fornecimento, desde produção com baixo carbono, baixas emissões de carbono durante a armazenagem até à eficiência energética pelo utilizador final, numa tentativa de promover o desenvolvimento de uma economia de baixa emissão de carbono. A visita permitiu aos membros da Comissão tomarem conhecimento sobre conceitos de protecção ambiental encetados por diferentes países, bem como melhorar a sua consciência de protecção ambiental, promovendo desta forma um desenvolvimento sustentado da indústria de energia de Macau no futuro.

Criada em 2000, a CLC está empenhada em fortalecer a comunicação e ligação entre a CEM e os clientes, de forma a aumentar a transparência da CEM, e ao mesmo tempo que desempenha o papel de ponte, a CLC reflecte as necessidades das diferentes indústrias e distintas bases de clientes. Para além de reuniões regulares, a CEM organizou também visitas a regiões vizinhas para facultar aos membros da CLC um maior conhecimento da indústria da energia. Nos últimos anos, a CLC visitou já a Shenzhen BYD Company Limited, a Shanghai World Expo e Zhongshan Le Qun Electric Bus Charging Station. Da delegação fizeram parte também Lei Kuong Chi, Vice-presidente da Associação dos Empresários do Sector Imobiliário de Macau, Wu Kin Wai, Presidente da Comissão Executiva da Associação dos Serviços de Entretenimento de Macau, Leong Meng Ian, Vice-directora da Delegação da Ilha da Taipa da Associação Geral dos Operários de Macau, Chan Veng Iun, Vice-presidente da Associação dos Consumidores das Companhias de Serviço Público de Macau, Ada Chan, Vice-presidente da Associação Geral das Mulheres de Macau, Mak Man Sun, Vice-presidente da Associação dos Constructores Civis e Empresas de Fomento Predial de Macau, Choi Kam Fu, Membro Permanente da Associação Geral dos Operários de Macau, Cheang Io Tung, Presidente da Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau, Tang Kuok Meng, Vice-presidente da Associação Geral do Sector Imobiliário de Macau, Andy Tam, Membro da Comissão Executiva da Associação de Engenharia e Construção de Macau, Billy Chan, Director da Direcção de Operação e Manutenção da Rede, Cecilia Nip, Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM, e outros representantes da CEM como Charles Leong, Lam Ion Chong, Jane Leong, Uman Cheang, Jerry Lou, Yuen Kin Tong, Dave Leong, Chris Chao, Eva Ng, Lawrence Sun, Jaclyn Iun, Au Ieong Kong Meng e Emily Cheong.