Cerimónia de Encerramento do Programa de Desenvolvimento de Jovens Executivos da CEM

Macau, 17 de Junho de 2022

A cerimónia de encerramento do Programa de Desenvolvimento de Jovens Executivos (YDP, na sigla inglesa) organizado conjuntamente pela Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) e pelo Instituto de Gestão de Macau (MIM, na sigla inglesa) decorreu na sala de seminários do MIM no dia 17 de Junho. A cerimónia foi presidida por Bernie Leong, Presidente da Comissão Executiva da CEM, Tommy Lau, Presidente do Conselho da Associação de Gestão de Macau (MMA, na sigla inglesa), e por Alex Mok, Vice-Presidente do Conselho da MMA e Presidente do Conselho de Administração do MIM. Durante a cerimónia, foram entregues certificados a 18 colaboradores que concluíram o programa. Directores e Gestores Sénior de diferentes departamentos da CEM, Jodie Lam, Secretária-Geral Adjunta do MMA e Rain Lok, Chefe do Centro de Educação Contínua do MIM, também estiveram presentes na cerimónia.

O YDP foi elaborado à medida por forma a ter relevância para os colaboradores da CEM. Foi especialmente planeado para ser prático e adaptável para atender às suas necessidades de formação. O programa visa aprimorar as competências de gestão de colaboradores com alto desempenho para que possam superar os desafios actuais e futuros e, eventualmente, preparar-se para subida na carreira no futuro. Foram organizados nove workshops, abrangendo vários temas, como técnicas de resolução de problemas e tomada de decisões, técnicas de negociação e comunicação com os mídia, aumento de produtividade, pensamento positivo e técnicas avançadas de apresentação, etc.

Na cerimónia, Bernie Leong expressou o seu agradecimento ao MIM pelo seu forte apoio aos programas de formação da CEM e por ter sido um parceiro fiável ao longo de muitos anos. Deu também os parabéns aos participantes do YDP que concluíram o programa com sucesso, e aos formadores e coordenadores do programa pela sua dedicação e partilha da sua experiência. Este ano marcou o jubileu de ouro da CEM. No último meio século, a CEM desempenhou um papel activo na promoção de talentos e na oferta de oportunidades de carreira para a geração mais jovem. Com o rápido desenvolvimento da Zona da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau, há uma procura crescente por serviços de energia, e espera-se que mais oportunidades de desenvolvimento sejam trazidas por iniciativa da indústria. Deste modo, a CEM vai continuar a dedicar recursos de formação para nutrir talentos para a indústria, apoiando desta forma o desenvolvimento a longo prazo de Macau.

Tommy Lau afirmou que o programa foi especialmente organizado para colaboradores da CEM com excelente desempenho e potencial de promoção. Por meio de uma variedade de métodos de aprendizagem, incluindo aprendizagem experimental, ferramentas de autoperfil, estudos de caso, dramatizações, discussões em grupo, práticas e apresentações, etc., o YDP aprimorou a capacidade de gestão dos participantes em todos os aspectos. Instou os participantes a aplicar os conhecimentos adquiridos no trabalho e a criar valor para a equipe e a empresa, bem como continuar a se aprimorar para manter um bom hábito de aprendizagem ao longo da vida.

A CEM sempre atribuiu grande importância à formação dos colaboradores e tem continuado a ministrar vários tipos de formação interna ao longo dos anos para melhorar as competências dos colaboradores em gestão, atendimento ao cliente, segurança no trabalho e comunicação interpessoal, etc.