CEM realiza cerimónia de entrega de prémios do “Concurso de Fotos Instantâneas sobre Poupança de Energia”

Macau, 29 de Outubro de 2015

A Companhia de Electricidade de Macau – CEM, S.A. (CEM), em parceria com a Associação de Fotografia Digital de Macau e a Sociedade de Salão Fotográfico de Macau, lançou no mês de Julho o “Concurso de Fotos Instantâneas sobre Poupança de Energia”. A adesão ao Concurso foi bastante positiva, com quase 300 participantes e 7.728 votos por parte do público. Os resultados do Concurso foram divulgados recentemente depois da avaliação por parte do painel profissional de jurados e da acalorada votação do público. A cerimónia de entrega de prémios teve lugar hoje às 18h00 no Auditório do Edifício CEM. Entre os convidados presentes estavam Yen Kuacfu, Presidente da Assembleia Geral e Gigi Cheong, Presidente do Conselho de Administração da Associação de Fotografia Digital de Macau; Tang Sio Fong, Vice-presidente do Conselho e Diana Lou, Tesoureira da Sociedade de Salão Fotográfico de Macau; bem como Iun Iok Meng, Assessor da Comissão Executiva da CEM, Cecilia Nip e Jaclyn Iun, respectivamente Directora e Gestora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM.

O objectivo da CEM em organizar este evento foi de aumentar a consciencialização dos cidadãos de Macau sobre a conservação de energia e perceberem a importância da valorização dos recursos. Os cidadãos foram encorajados a identificar várias práticas de poupança de energia na observação do seu quotidiano e a partilhar dicas no Facebook, por forma a expandir os canais de promoção. Os cidadãos podem não só observar as acções de poupança de energia à sua volta, como também serem inspirados pelos outros participantes, e aprender métodos diferentes de poupança de energia.

Iun Iok Meng afirmou que por forma a aumentar a consciencialização do público sobre protecção ambiental e poupança de energia, bem como construir um modo de vida mais amigo do ambiente e comfortável, a CEM organiza múltiplas actividades todos os anos. O Concurso destinou-se essencialmente à geração mais jovem, tendo como objectivo educar os mais jovens sobre a importância da poupança de energia através da observação das suas acções.

Um dos jurados, Yen Kuacfu, considerou que num ambiente de protecção ambiental e de boa utilização dos recursos nos anos mais recentes, a consciencialização dos cidadãos sobre a poupança de energia tem continuado a aumentar. O Concurso fez com que aprendesse bastante. Uma pequena mudança nos hábitos quotidianos pode contribuir bastante para a protecção ambiental.

Outro jurado, Tang Sio Fong, afirmou que para além do enquadramento e impacto visual da foto, expressão do tema e originalidade serem elementos importantes no processo de avaliação, também foi importante o passar de uma mensagem clara sobre poupança de energia. Através do Concurso, espera que os cidadãos possam aplicar as dicas dos vários participantes na sua vida prática. O vencedor, Louis Li, expressou o seu contentamento após a divulgação dos resultados. Para além da atractividade dos prémios pecuniários, ele acha que o Concurso foi significativo para mais pessoas perceberem a importância de se poupar energia e os seus métodos. O tema do vencedor incidiu sobre encorajar as pessoas a desligar as luzes e aparelhos eléctricos desnecessários. Tais comportamentos podem não só poupar energia como contribuir para a protecção ambiental, e em última análise para construir uma cidade melhor. O ângulo da foto tirada por Li mostra o forte contraste de Macau antes e depois das luzes desligadas. Para consultar as fotos vencedoras e outras fotos do “Concurso de fotos instantâneas sobre poupança de energia”, visite a página de Internet da CEM www.cem-macau.com ou a página de fãs no Facebook “Macau Energy Saving Contest” em www.facebook.com/energysavin....