CEM realiza Seminário sobre Procedimentos dos Pedidos de Fornecimento de Energia Eléctrica e Aumento da Procura de Energia para as Indústrias

Macau, 12 de Dezembro de 2013

A CEM realizou recentemente um seminário no Edifício CEM para apresentar os procedimentos dos pedidos para fornecimento de energia eléctrica e para recolher as opiniões das indústrias. As associações convidadas incluiram a Associação dos Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial de Macau, a Associação de Engenharia e Construção de Macau e a Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau, atraindo cerca de 50 participantes. Ryan Chio, Engenheiro do Serviço de Contagem da Direcção de Clientes da CEM e Chris Chao, Engenheiro sénior da Direcção de Planeamento, Engenharia e Construção da CEM, apresentaram os ‘Procedimentos dos Pedidos de Fornecimento de Energia Eléctrica’, e o ‘Aumento da Potência Contratada’, respectivamente.

Ryan Chio apresentou os procedimentos dos pedidos de fornecimento de energia eléctrica detalhadamente, e forneceu especificações de referência sobre cabos eléctricos, painéis de contadores e caixas de contadores. Para além disso, os subempreiteiros do sector eléctrico podem fazer preparações preliminares se quiserem acelerar o processo do pedido. Por exemplo, lançar uma consulta antes do pedido, submeter o impresso do pedido e solicitar a obtenção da licença para utilização de equipamento eléctrico junto da Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes, após assegurar a aprovação, juntando o plano de localização com o impresso do pedido, tendo em atenção a data de expiração da licença, e notificando a CEM para a verificação e agendamento da instalação do contador electrónico, após terminada a construção.

Chris Chao fez notar que nos últimos anos, muitos restaurantes deixaram de cozinhar a gás para cozinhar a electricidade, e que os pedidos para aumento da potência contratada têm aumentado de ano para ano. A CEM recebeu mais de 5000 pedidos em 2012, dos quais 99% foram processados com sucesso. Os restantes 1% estão em processo de avaliação neste momento, devido à melhoria da rede. Até Outubro de 2013, o número de pedidos atingiu os 4500. A CEM verificou, mediante um estudo, que a potência contratada solicitada para fornecimento de energia excedia as necessidades reais. Por esse motivo, a CEM vai analizar o historial da informação com base nas experiências passadas, e fará estimativas de acordo com os padrões da IEC (Comissão Electrotécnica Internacional), estudando os consumos dos equipamentos eléctricos, e comparando-os com os registos de contagem feitos no local durante o pico do Verão, para decidir a potência necessária para cada pedido. A CEM sugere que os clientes consultem ou submitam pedidos à Empresa antes da construção se for necessário aumento de potência, de forma a evitar demoras devido a instalação inadequada de equipamentos eléctricos. Os clientes devem preparar a área da unidade, lista de equipamentos eléctricos, planta e desenho do sistema eléctrico, e outros documentos para aprovação, ao submeter os pedidos.

Durante o seminário, teve lugar uma sessão de perguntas e respostas, a qual teve uma reacção encorajadora. Iun Iok Meng, Consultor da Comissão Executiva da CEM, Keegan Cheang, Director da Direcção de Clientes da CEM e Wanda Clemente, Directora da Direcção de Planeamento, Engenharia e Construção da CEM responderam às questões dos participantes. Os líderes das associações que estiveram presentes na reunião, entre os quais Chum Pak Tam, Director interino da Associação dos Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial de Macau, Andy Tam, Director Interino da Associação de Engenharia e Construção de Macau, Cheang Io Tung, Presidente da Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau, agradeceram à CEM o ter realizado este seminário para permitir às indústrias conhecer melhor o processo de pedido, colocar questões e também apresentar sugestões.