CEM organiza o 20o. Seminário sobre Serviços da Indústria de Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau

Macau, 13 de Novembro de 2015

A Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) organizou o “20o. Seminário sobre Serviços da Indústria de Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau” que teve lugar hoje no Galaxy Macau. Cerca de 100 delegados em representação das companhias de electricidade e da indústria de energia de Guangdong, Hong Kong e Macau participaram no Seminário para discutirem e partilharem experiências sobre o tema do seminário “Construir Juntos Uma Vida Verde com Novas Energias e Inteligentes”.

O “Seminário sobre Serviços da Indústria de Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau” tem vindo a ser organizado anualmente, e de forma rotativa, pela Guangdong Power Grid Co., Ltd. (GPG), pela CLP Holdings Limited (CLP) e pela CEM, desde 1996. O Seminário tem como objectivo aumentar a comunicação, bem como a informação, conhecimento e troca de experiências sobre os serviços da indústria de energia de Guangdong, Hong Kong e Macau, na expectativa de proporcionar um ambiente de vida ideal para os cidadãos das três regiões. Este ano, o evento é relizado pela 20a. vez, tendo-se tornado numa plataforma indispensável de orientação do desenvolvimento e estreita colaboração entre as companhias de electricidade nesta zona. Presidiram à cerimónia de abertura os convidados de honra Kou Ming, Vice-director do Departamento para os Assuntos Económicos do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAE de Macau, Arnaldo Santos, Coordenador do Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético do Governo da RAE de Macau, Zhang Mianrong, Vice-Administrador Geral da GPG, Paul Poon, Director Executivo da CLP, Vong Kok Seng e Lei Chi Fong, respectivamente Presidente e Vice-presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes e Bernie Leong, Presidente da Comissão Executiva da CEM.

Bernie Leong disse no seu discurso de abertura que o “Seminário sobre Serviços da Indústria de Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau” trata-se de um evento marcante na história do desenvolvimento energético nas três regiões. Nos últimos anos, o Seminário tem contribuído para que as companhias de electricidade nesta zona se desenvolvam, ao mesmo tempo que partilham experiências e tecnologias entre si. Este desempenha um papel importante no fornecimento estável de energia eléctrica, e com elevada qualidade, a todos os cidadãos de Macau. Através deste Seminário, a CEM espera partilhar com os participantes os esforços e os êxitos que a Companhia tem levado a cabo, na construção de um quotidiano mais verde, incluindo a implementação de estações de carregamento de veículos eléctricos e o estudo de viabilidade de uma geração de energia solar. Bernie referiu estar convencido de que o Seminário possa contribuir para aumentar a cooperação entre as companhias de electricidade e facilitar a promoção e utilização de energias inteligentes nas três regiões, lançando uma fundação sólida para a construção de um quotidiano mais verde e proporcionando um novo ímpeto para os serviços de fornecimento de energia e desenvolvimento económico nesta zona.

Os tópicos e respectivos oradores incluiram: “Os Benefícios da Geração Solar Conduzem a uma Situação ‘Win-Win’ para Ambas as Empresas e Rede Energética” foi apresentado por Wu Haiyan, Director Geral da Foshan Dejiu Solar New Energy Co., Ltd.; “Construir uma Plataforma de Ligação de Poupança de Energia Eléctrica para Apoiar os Clientes a Pouparem Energia e Reduzirem as Emissões”, foi apresentado por Ye Huiping, Director do Departamento de Marketing do Gabinete de Fornecimento de Energia Eléctrica de Shenzhen da GPG; “Construir uma Rede Inteligente Micro com base na Distribuição de Utilizadores de Energia”, foi apresentado por Liang Xiaofeng, Supervisor do Centro de Serviços de Poupança de Energia do Gabinete de Fornecimento de Energia Eléctrica de Shenzhen; “Os Serviços de Interligação para o Carregamento de Veículos Eléctricos e Substituição de Baterias”, foi apresentado por Qu Dapeng, Gestor de Projecto do Departamento de Marketing do Gabinete de Fornecimento de Energia Eléctrica de Guangzhou; “O Desenvolvimento da Marca Verde da CLP” foi apresentado por Simon Tsui, Director de Marketing e Desenvolvimento de Negócio da CLP – Contas Comerciais; “O Plano de Fornecimento de Energia Renovável na Ilha de Dawn”, foi apresentado por Raymond Ho, Engenheiro Sénior de Manutenção do Departamento de Transporte e de Vendas de Energia da CLP Power na Região Este e Oeste; “Introdução da Rede-interligação de Energia Solar Fotovoltaica e Estações de Carregamento de Veículos Eléctricos”, foi apresentado por Leo Xiao, Engenheiro da Divisão de Gestão de Serviços de Contagem da Direcção de Clientes da CEM; “Prémio de Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade da CEM”, foi apresentado por Belinda Chio, Gestora Assistente do Gabinete de Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade da CEM.

Outros representantes importantes presentes no Seminário incluiram Chen Rui e Wang Guorui, respectivamente Economista Vice-chefe e Vice-director do Departamento de Marketing da GPG; Chow Lap Man, Director Sénior de Marketing e Serviços ao Cliente, e Roger Chen, Director de Estratégia e Desenvolvimento no Sul da China da CLP; Benjamin Yue e Iun Iok Meng, respectivamente Assessor Principal e Assessor da Comissão Executiva da CEM.