CEM organiza Seminários sobre Segurança nas Instalações Eléctricas Comuns dos Edifícios

Macau, 30 de Outubro de 2016

A CEM uniu esforços com a União Geral das Associações de Moradores de Macau (UGAMM) e a Aliança de Povo de Instituição de Macau (API), respectivamente, para organizar seminários com cada uma das entidades sobre segurança nas instalações eléctricas comuns dos edifícios, atraindo mais de 250 proprietários. Os seminários têm como objectivo promover a importância da manutenção e gestão das instalações eléctricas comuns dos edifícios, de modo a evitar disrupções no quotidiano dos moradores devido a falta de manutenção. Durante os seminários, os representantes da CEM falaram sobre ‘Responsabilidades e Manutenção Periódica das Instalações Eléctricas Comuns nos Edifícios’ e promoveram os “Serviços ao Cliente da CEM”, pretendendo com isso reforçar a comunicação com os clientes. Estiveram presentes nas sessões Cheng Son Meng, Supervisor da Comissão de Trabalho em Edifícios da UGAMM, Ho Mou Pan, Vice-supervisor da Comissão de Trabalho em Edifícios da UGAMM, Ao Ieong Kuong Kao, Director-adjunto da API, Hoi Long Tong, Director Administrativo da API, Billy Chan, Director da Direcção de Transporte e Distribuição da CEM, Jane Leong, Directora da Direcção de Clientes da CEM, Cecilia Nip, Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM, e ainda Uman Cheong, Gestor de Contacto de Clientes da Direcção de Clientes da CEM.

A CEM está comprometida em proporcionar um fornecimento de energia fiável e seguro a Macau, dedicando atenção à manutenção e reparação das redes públicas de transporte e distribuição e respectivas instalações, incluindo subestações primárias, postos de transformação, entre outras. No entanto, a segurança e estabilidade do fornecimento de energia em cada edifício está sujeito a inspecções periódicas bem como a reparações e manutenção por parte dos proprietários.

A maior parte dos presentes eram representantes de comissões de proprietários. No decorrer dos seminários, os representantes da CEM clarificaram as responsabilidades da CEM e dos proprietários em termos de instalações eléctricas. As instalações eléctricas comuns dos edifícios (incluindo o quadro de baixa tensão, o painel colectivo principal, a caixa de contadores, a linha colectiva principal e a CCL) são propriedade conjunta dos proprietários, que são responsáveis pela sua inspecção periódica e manutenção, para assegurar o normal funcionamento da instalação e assim evitar falhas de energia. Ao efectuar inspecções, procura-se a existência de danos visíveis e partes expostas dos cabos eléctricos, uma fuga de água por perto, e verifica-se a boa condição da caixa de interruptores, do quadro colectivo principal, da linha principal e do CCL. Os proprietários devem empregar empreiteiros locais qualificados para efectuar essas inspecções e manutenções periódicas. No Website da CEM www.cem-macau.com existe uma lista de técnicos electricistas qualificados. No caso de os trabalhos de manutenção e reparação do quadro principal implicarem uma interrupção e restabelecimento de energia, deverão contactar a CEM para prestar assistência através da Linha Info 2833 9911. Os proprietários devem depois requerer aos técnicos electricistas que apresentem um relatório referente ao trabalho efectuado.

Durante a sessão de Perguntas e Respostas no final dos seminários, os participantes levantaram várias questões sobre a manutenção das instalações eléctricas comuns nos edifícios, às quais os representantes da CEM prontamente ofereceram respostas e sugestões.