CEM e UGAMM co-organizam seminário para promover o “Programa de Subsídio para Melhoria da Segurança de Instalações Eléctricas em Áreas Comuns de Edifícios Antigos Baixos” junto dos proprietários do Edf. San Mei On

Fios eléctricos e condutas de água conectados incorrectamente
Risco de choque eléctrico na passagem de moradores

Macau, 29 de Maio de 2022

A Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) e a União Geral das Associações de Moradores de Macau (UGAMM) co-organizaram recentemente um seminário para apresentar o “Programa de Subsídio para Melhoria da Segurança de Instalações Eléctricas em Áreas Comuns de Edifícios Antigos Baixos” aos proprietários do Edf. San Mei On. Detalhes do programa e os riscos de segurança encontrados nas instalações eléctricas das áreas comuns do Edf. San Mei On foram apresentados para incentivar os proprietários a aderirem activamente ao programa.

O Edf. San Mei On de 50 anos é um edifício ‘three-nil’ (ou seja, sem entidades de gestão, organizações de moradores e empresas de gestão de condomínios) com falta de reparação e manutenção a longo prazo. Após inspecção e avaliação por parte de engenheiros da CEM, verificou-se que as instalações eléctricas das áreas comuns do Edf. San Mei On apresentavam vários riscos de segurança ocultos que poderiam colocar seriamente em risco a vida dos moradores e transeuntes. As respectivas instalações eléctricas terão que ser substituídas ou remodeladas o mais rápido possível. No prédio, os canos de água e os fios eléctricos estão todos emaranhados, e os fios conectados incorrectamente podem ser vistos por todo o lado. Além disso, foram detectados vazamentos de água, pingando da caixa de colunas (CCL) para o painel do contador, o que levaria a um curto-circuito e risco de choque eléctrico na passagem dos moradores. Um acidente de incêndio seria provável se os problemas fossem continuamente ignorados. A desordem dos fios eléctricos também afecta significativamente a manutenção de rotina e a resolução de problemas das instalações eléctricas. Além disso, os contadores do Edf. San Mei On não possuem protecção das caixas de contadores, e os disjuntores (MCB) podem ser facilmente atingidos por objectos ou tocados acidentalmente por transeuntes, afectando o uso diário de electricidade dos moradores. Os painéis de contadores envelhecidos e danificados não conseguem suportar os contadores de forma eficaz, resultando em mau contacto entre os contadores e os fios eléctricos, o que também aumenta o risco de curto-circuito e até incêndio.

No seminário, a CEM solicitou aos proprietários do Edf. San Mei On para enfrentarem os problemas identificados e aproveitarem a oportunidade para participar no “Programa de Subsídio para Melhoria da Segurança de Instalações Eléctricas em Áreas Comuns de Edifícios Antigos Baixos”, de forma a garantirem a segurança do uso da electricidade. Os residentes que agora participem no programa de subsídio da CEM para melhorar as suas instalações eléctricas das áreas comuns serão subsidiados em 80% do custo total do projecto. A CEM responsabilizar-se-á também pela supervisão técnica e orientará os trabalhos dos empreiteiros para que executem os projectos de forma ordenada de acordo com a lei e regulamentação em vigor.

O “Programa de Subsídio para Melhoria da Segurança de Instalações Eléctricas em Áreas Comuns de Edifícios Antigos Baixos” da CEM visa ajudar os proprietários de edifícios “three-nil” com mais de 30 anos e menos de sete andares na melhoria das instalações eléctricas das áreas comuns para eliminar os riscos de segurança eléctrica. A remodelação abrange as instalações eléctricas das áreas comuns de todo o edifício, incluindo o quadro-geral de baixa tensão, o quadro de colunas, a caixa de contadores, a(s) coluna(s) montante(s) e a caixa de colunas. Quanto aos edifícios em zonas baixas, as respectivas instalações serão movidas para um local mais alto ao mesmo tempo. Após a remodelação, as instalações eléctricas das áreas comuns cumprirão com as especificações técnicas existentes da CEM. Os residentes podem solicitar o aumento da potência contratada após a remodelação.

A CEM espera cooperar com mais associações para fazer chegar a mensagem à comunidade, para partilhar informação sobre segurança eléctrica e apresentar o programa de subsídio aos cidadãos, como forma de sensibilização para a importância da manutenção das instalações eléctricas das áreas comuns nos edifícios e angariar participação para o programa. Os cidadãos que tenham recebido a “Carta Convite do Programa de Subsídio” enviada pela CEM podem contactar a CEM e as associações para obter detalhes do programa. Quem não recebeu carta convite mas tem interesse em aderir ao programa pode contactar a CEM através do n.o de telefone 2833 9911.