CEM e DSAL co-organizam “Curso de Formação de Operação de Equipamento de Média Tensão”

Macau, 3 de Junho de 2021

Por forma a reforçar a compreensão e profissionalismo dos técnicos do sector da electricidade locais no manuseamento de equipamento de média tensão (MV), a Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) e a Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais organizaram uma vez mais em parceria o "Curso de Formação de Operação de Equipamento de Média Tensão" no seguimento da cooperação bem sucedida no ano passado. O curso inclui a introdução da estrutura do circuito de distribuição de energia em MV, as funções e princípios de funcionamento do equipamento principal, bem como formação de operação de campo. Depois de concluir o curso com sucesso, os participantes serão capazes de dominar as competências operacionais profissionais de equipamentos de MV e ter uma compreensão mais abrangente da tecnologia.

O curso foi realizado recentemente no centro de formação integrado de 8.000 pés quadrados da CEM. Bernie Leong, Presidente da Comissão Executiva da CEM e Wong Chi Hong, Director da Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais de Macau estiveram presentes na abertura e discursaram. Bernie Leong primeiro agradeceu à Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais pelo seu apoio e por co-organizar novamente os cursos com a CEM. Além de servir o público, o cultivo de talentos é uma parte importante da responsabilidade social da CEM. Ao longo dos anos, a CEM tem se dedicado ao cultivo de talentos para a indústria, de forma a melhorar o nível técnico em geral. Desde o seu primeiro lançamento no ano passado, o curso recebeu um óptimo feedback por parte da indústria atraindo bastante inscrições. Bernie Leong espera que com este curso os participantes possam ter uma melhor compreensão da operação segura do equipamento de MV e se sintam mais confortáveis no seu trabalho no futuro.

Wong Chi Hong disse que com as necessidades de desenvolvimento social e planeamento urbano, a procura de técnicos do sector da electricidade qualificados no mercado continua a aumentar. A Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais irá trabalhar com a CEM para organizar mais cursos de formação em engenharia eléctrica em MV para ajudar os técnicos do sector da electricidade locais a melhorar o desenvolvimento da sua carreira.

O curso está dividido em duas turmas, com 15 participantes cada uma, ministradas por engenheiros e técnicos sénior da CEM. Os participantes precisam realizar formação teórica e de operação de equipamentos de campo. Os participantes que completarem o curso e obtenham aprovação na avaliação irão receber um certificado de frequência, o qual é assinado conjuntamente pela CEM e pela Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais.

Com o desenvolvimento contínuo de Macau, a cidade tem assistido a uma crescente procura de técnicos do sector da electricidade locais altamente qualificados. Para além de co-organizar cursos com a Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais, a CEM também organiza regularmente diferentes tipos de cursos de formação, incluindo o lançamento da “Avaliação de Competências Técnicas para Técnicos do Sector da Electricidade” em Fevereiro deste ano para promover a normalização das competências dos técnicos do sector da electricidade e aprimorar a tecnologia de engenharia eléctrica local, na esperança de cultivar mais talentos para se juntar à indústria de energia e fornecer mão de obra mais adequada e estável no conjunto de talentos.