CEM e CPTTM organizam em conjunto seminário sobre Conhecimentos Básicos das Instalações Eléctricas Comuns de Edifícios

Macau, 29 de Novembro de 2012

Com vista a reforçar a compreensão sobre as instalações eléctricas comuns de edifícios por parte dos operadores locais das companhias de administração de propriedades, a Companhia de Electricidade de Macau – CEM, S.A. (CEM) e o Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau (CPTTM) organizaram em conjunto, no dia 29 de Novembro, no âmbito da “Série de Formação na Área de Administração de Propriedades”, o “Seminário sobre Conhecimentos Básicos das Instalações Eléctricas Comuns de Edifícios”. O Seminário contou também com o apoio do Centro de Recursos de Administração de Propriedades da União Geral das Associações de Moradores de Macau, da Associação de Administração de Propriedades de Macau e da Associação dos Profissionais do Sector da Administração de Propriedades de Macau, as quais nomearam 30 gestores e representantes seus para participar no evento.

O Seminário foi ministrado por representantes da Direcção de Clientes da CEM, nomeadamente, o Gestor da Unidade de Gestão de Serviços de Contagem, Lam Ion Chong, que fez uma apresentação sobre a “Situação do Fornecimento de Energia Eléctrica em Macau” e a Engenheira Sénior da Direcção de Clientes, Luella Wong, que partilhou com os presentes os “Requisitos Gerais do Fornecimento de Energia Eléctrica e Manutenção e Gestão das Instalações Eléctricas Comuns de Edifícios”. Por sua vez, o Coordenador de Protecção de Receita da mesma Direcção, Dragon Ho, falou sobre “Segurança dos Equipamentos de Fornecimento de Energia Eléctrica aos Clientes”.

A CEM espera que, através deste seminário, o sector de administração de propriedades possa obter um melhor entendimento sobre as instalações eléctricas comuns de edifícios, bem como das medidas que o pessoal daquele sector deverá adoptar na ocorrência de acidentes. Além da apresentação sobre a situação do fornecimento de energia eléctrica em Macau, os oradores esclareceram também os presentes sobre os direitos e responsabilidades inerentes às instalações eléctricas comuns de edifícios, advertindo os clientes para a necessidade de manutenção e reparação periódica dos painéis de distribuição de baixa tensão, dos quadros gerais, da elevação dos cabos dos quadros de distribuição, e dos painéis des contadores, com vista a assegurar que os referidos dispositivos possam funcionar sempre em condições de segurança. A falta de manutenção poderá causar diversos riscos, nomeadamente, choques eléctricos, falhas de energia e mesmo incêndios. Além disso, fez-se também uma apresentação sobre as funções dos equipamentos de fornecimento de energia eléctrica aos clientes, bem como os direitos e responsabilidades da CEM, dos clientes e das empresas de administração de propriedades, sugerindo às referidas empresas a necessidade de manter um fornecimento de energia eléctrica seguro e limpo, assegurar o fácil acesso aos painéis de contadores e à não utilização desses painéis para outros fins.

Posteriormente, a CEM organizou aos formandos visitas às instalações eléctricas comuns do Macau Finance Centre e do Keng Fung Hou Teng, com vista a permitir que os participantes possam verificar in loco a situação das instalações eléctricas comuns de edifícios comerciais e residenciais, e das àreas a ter em atenção. Segundo os participantes, o seminário foi rico em conteúdo, e deu a oportunidade aos operadores de administração de propriedades de adquirir uma melhor compreensão sobre esta matéria, e salientaram, especialmente, que a visita in loco irá contribuir para melhorar o conhecimento daquele sector sobre as instalações eléctricas comuns de edifícios.