CEM desenvolve plano de Rede Inteligente para fazer face ao desenvolvimento sustentável de Macau

Macau, 3 de Outubro de 2011

Enquanto a percepção da sociedade sobre o fornecimento de energia se transforma, com uma maior exigência em termos de excelente fiabilidade de fornecimento e rigorosas medidas de protecção ambiental, a Rede Inteligente tornou-se, nos últimos anos, num tema fundamental entre as principais empresas mundiais de electricidade e de serviço público.

Dado o termo ‘Inteligente’, a definição e âmbito de Rede Inteligente são bastante latos e ambíguos. A Rede Inteligente é normalmente tida como a derradeira solução para melhorar a fiabilidade do fornecimento de energia, dar o poder de decisão de consumo aos clientes, optimizar a eficiência operacional e do capital, reduzir as emissões e melhorar a produtividade social e crescimento económico. Estende-se por áreas de gestão de procura dos clientes, energia renovável, veículos eléctricos, infra-estruturas de comunicação e eficiência do factor trabalho. As empresas criam as suas próprias definições e âmbitos de acordo com as suas necessidades particulares e o ambiente de negócio onde estão a instalar a nova tecnologia.

Em consonância com a iniciativa do governo da RAEM de desenvolver Macau como uma das melhores e mais dinâmicas cidades em termos de lazer e turismo, e para continuar a melhorar a fiabilidade do fornecimento e os níveis do serviço ao cliente, a CEM tem vindo a observar o desenvolvimento da Rede Inteligente nos últimos anos. Este ano, uma empresa americana de consultadoria, a Quanta Services, foi contratada para desenvolver o estudo do plano da Rede Inteligente, para definir o modo de implementação em Macau.

A 28 de Setembro, a CEM realizou uma sessão de um grupo de trabalho interno composto por cerca de 70 empregados, para apresentar os objectivos definidos pela Empresa no que se refere à Rede Inteligente. Analisando uma série de práticas internacionais e o impacto potencial na rede energética causado pelos contadores inteligentes, os veículos eléctricos, sistemas de controlo automatizados e tecnologias de comunicação, os participantes nesse grupo de trabalho partilharam as suas perspectivas sobre aplicações potenciais e oportunidades, ao implementar a tecnologia de Rede Inteligente em Macau. Durante o discurso de abertura, o Administrador Executivo da CEM Bernie Leong afirmou que para a empresa atingir o seu objectivo de ‘ser vista como um dos melhores fornecedores de energia na Ásia’, a CEM deve sempre procurar as melhores soluções para os clientes e a comunidade. A percepção é de que a Rede Inteligente vai proporcionar uma plataforma para a CEM continuar a melhorar a sua fiabilidade no fornecimento e a qualidade do serviço prestado aos clientes. A CEM deve assumir a dianteira para explorar e implementar esta nova tecnologia.