Alunos da UM concluem Estágio de Verão na CEM

Macau, 5 de Outubro de 2016

A Cerimónia de Encerramento do Estágio de Verão 2016, frequentado por alunos da Universidade de Macau (UM) na Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM), realizou-se no Anfiteatro do Centro de Actividades para Alunos no campus de Hengqin da UM no final do mês de Setembro. Professores de diferentes faculdades da UM e representantes de vários departamentos da CEM foram convidados para assistirem à cerimónia. No decorrer desta, Wong Pak Kin, Reitor em funções da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Macau, e Cecilia Nip, Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM entregaram os diplomas de estágio a onze estagiários. Dirigindo-se aos presentes, Wong Pak Kin por um lado, e Cecilia Nip pela CEM, agradeceram a todos os membros de gestão e professores da UM e aos tutores da CEM pelo esforço desenvolvido, que contribuiu para o sucesso do programa. Enquanto empresa socialmente responsável, com a missão de estimular um potencial de talentos locais para o futuro de Macau, a CEM tem apoiado activamente a educação e desenvolvimento da nova geração através de diferentes meios.

A CEM e a UM têm um protocolo de cooperação assinado desde 1991. O Estágio de Verão proporciona uma oportunidade para os alunos da UM contactarem directamente com a CEM todos os Verões para alargarem os seus horizontes e aplicarem os seus conhecimentos académicos num ambiente real de trabalho.

Este ano, foram onze os alunos de diversas faculdades da UM que participaram no Estágio de Verão. Ficaram colocados em sete departamentos distintos, segundo as suas áreas de formação, nomeadamente na Direcção de Clientes, Direcção Financeira, Direcção de Produção, Direcção de Recursos Humanos, Direcção de Despacho de Rede de Energia Eléctrica e Gabinete de Segurança, Saúde, Qualidade e Ambiente.

Os alunos mostraram-se muito satisfeitos com o programa do estágio, que lhes deu a oportunidade de se aperceberem do profissionalismo e responsabilidades das funções necessários para trabalhar numa grande empresa.

2016 marca o 25º aniversário deste Programa de Estágio de Verão. No entanto, a colaboração entre a CEM e a UM não se circunscreve a este Programa: a CEM e a UM colaboram em diferentes áreas, como por exemplo, na engenharia, em que existe um Curso de Engenharia Eléctrica, e um Curso de Engenharia de Sistemas de Energia da CEM, que representam um grande passo adiante em termos de cooperação académica e profissional.