A Comissão de Ligação CEM-Clientes visita instalações de energia e empresas de tecnologia e inovação na Zona da Grande Baía e em Qingyuan

Macau, 30 de Outubro de 2019

A CEM organizou uma visita a três cidades na Zona da Grande Baía (GBA, na sigla inglesa) e Qingyuan, em Guangdong-Hong Kong-Macau, para os membros da Comissão de Ligação CEM-Clientes (CLC) adquirirem informação relevante sobre instalações de energia e partilharem experiências com empresas de tecnnologia e inovação da região. Os 32 membros da delegação foram liderados por Vong Kok Seng, Presidente da CLC e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio de Macau; Lei Chi Fong, Vice-Presidente da CLC e Presidente Honorário do Grémio dos Ourives de Macau; e Iun Iok Meng, Vice-Presidente da CLC e Assessor da Comissão Executiva da CEM. Bernie Leong, Presidente da Comissão Executiva da CEM; Jane Leong, Directora da Direcção de Clientes da CEM; Billy Chan, Director da Direcção de Transporte e Distribuição da CEM; Evan Liu, Director da Direcção do Despacho da Rede de Energia Eléctrica da CEM; e Cecilia Nip, Directora do Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial da CEM, foram os Consultores da delegação. Os membros da delegação incluiram representantes de associações locais de Macau, bem como representantes da CEM.

A delegação partiu esta manhã da Ponte Flor de Lótus para uma visita de três dias a três cidades da GBA e Qingyuan. O itinerário incluiu a visita ao Centro de Experiência de Guangzhou do serviço de fornecimento de energia para o ambiente de negócios da GBA em Nansha, o projecto “Integração de Quatro Redes” na comunidade de Meihua Road e Old Nanhai em Guangzhou, a base integrada de gestão de emergências da Guangdong Power Grid e o centro de testes de contadores em Qingyuan, as empresas Tencent Holdings Limited e DJI Technology Co. Ltd. em Shenzhen, bem como a zona Huawei European em Dongguan.

Vong Kok Seng disse que Macau implementou total e rigorosamente “um país, dois sistemas” desde o seu retorno à China. Guangdong, Hong Kong e Macau sempre trabalharam em conjunto para aproveitar das suas respectivas vantagens em termos económicos, sociais e culturais, bem como no modo de vida das pessoas. Macau também se valeu das suas vantagens únicas para participar e impulsionar a construção da GBA. O Conselho de Estado divulgou as “Opiniões Orientadoras sobre o Aprofundamento da Cooperação Regional no Delta do Rio das Pérolas” em 2016, propondo uma parceria com Hong Kong e Macau para construir em conjunto a GBA e estabelecer um cluster de cidades de classe mundial. A delegação visitou instalações ligadas à indústria de energia e empresas de tecnologia e inovação em Guangzhou, Shenzhen e Dongguan na GBA, bem como Qingyuan, uma cidade próxima da GBA. Durante o passeio, os membros da CLC, provenientes de vários sectores da comunidade, puderam adquirir mais conhecimentos sobre a indústria de energia e ficar a conhecer mais sobre o desenvolvimento de outras cidades e suas empresas. Poderão deste modo aconselhar o Governo da RAEM sobre o desenvolvimento de Macau e a sua integração no quadro geral do desenvolvimento nacional.

Bernie Leong disse que, para melhorar a qualidade dos serviços ao cliente e auscultar as opiniões dos clientes, a CEM criou a Comissão de Ligação CEM-Clientes em 2000. Além de reuniões regulares, a CEM também organiza anualmente visitas a diferentes zonas para os membros da CLC. Em Março deste ano, quatro companhias de electricidade de Guangdong, Hong Kong e Macau, juntamente com nove unidades de energia, assinaram o “Acordo Geral de Cooperação Estratégica entre Companhias de Electricidade para Servir o Desenvolvimento da Zona da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau” em Pequim, para promover a construção da GBA. A CEM organizou esta visita para que os membros da CLC entendam como outras cidades da GBA garantem um fornecimento de energia seguro e eficiente para apoiar o desenvolvimento, como também de que forma a CEM pode cooperar com as políticas da RAEM para optimizar continuamente, a fim de alcançar a sustentabilidade no desenvolvimento da GBA e impulsionar a criação de uma GBA de classe mundial.

Os membros da CLC que integraram a delegação foram: Holly Ng, Vice-directora da Associação de Desenvolvimento da Comunidade da Taipa da União Geral das Associações de Moradores de Macau; Ung Sio Hong, Vice-director da Associação dos Empresários do Sector Imobiliário de Macau; Sam Keng Wan, Vice-director do Centro de Serviços Integrados para a Família e a Comunidade de Seac Pai Van da União Geral das Associações de Moradores de Macau; Wu Kin Wai, Director da Associação dos Serviços de Entretenimento de Macau; Tomas Leong Si Hang, Conselheiro da Associação dos Consumidores de Companhias de Serviço Público de Macau; Leong Meng Ian, Directora do Gabinete da Taipa e do Centro de Serviços Integrados da Taipa da Federação das Associações dos Operários de Macau; Ada Chan, Vice-presidente da Associação Geral das Mulheres de Macau; Fong Kin Fu, Vice-director da Associação Geral dos Comerciantes de Restauração de Macau; Wong Sio San, Director do Centro Comunitário de Toi San da Federação das Associações dos Operários de Macau; Ieong Weng Seng, Director da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Restauração; William Yong, Vice-presidente da Associação de Gestão Imobiliária de Macau; Yeong Keng Hoi, Presidente da Associação Industrial e Comercial das Ilhas de Macau; Ieong Ka Wai, Vice-presidente da Associação Comercial de Fomento Predial de Macau; Majorie Lau, Vice-directora da Associação Industrial de Macau; Cheang Io Tung, Director da Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau; Osborn Lo, Vice-director da Associação de Comerciantes e Serviços de Turismo de Macau; e Andy Tam, Membro da Associação de Engenharia e Construção de Macau. Outros representantes da CEM incluíram: Charles Leong, Uman Cheang, River Leng, Ally Chan, Emily Cheong e Gorilla Sou.