A Comissão de Ligação CEM-Clientes visita Projectos da Cidade Inteligente em Hangzhou

Macau, 24 de Outubro de 2018

A CEM organizou uma visita a Hangzhou para os membros da Comissão de Ligação CEM-Clientes (CLC) adquirirem informação relevante e partilharem experiências sobre o projecto da cidade inteligente e iluminação pública inteligente. A delegação composta por 33 membros foi liderada por Vong Kok Seng, Presidente da CLC e Vice-presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio de Macau; Lei Chi Fong, Vice-presidente da CLC e Presidente do Grémio dos Ourives de Macau; e Iun Iok Meng, Vice-presidente da CLC e Assessor da Comissão Executiva da CEM. Wong Kin Chong, membro da CLC e Presidente da Associação Industrial e Comercial da Zona Norte de Macau; Bernie Leong, Presidente da Comissão Executiva da CEM; Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM; Jane Leong, Directora da Direcção de Clientes da CEM; Billy Chan, Director da Direcção de Transporte e Distribuição; e Cecilia Nip, Directora do Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial da CEM são os Consultores da delegação. Os membros da delegação incluem representantes de associações locais de Macau, bem como representantes da CEM.

A delegação da CLC chegou a Hangzhou esta tarde para participar numa visita de 4 dias ao projecto da cidade inteligente. O líder da delegação, Vong Kok Seng, disse que a viagem dará ênfase à visita ao Grupo Alibaba, à State Grid Hangzhou Power Supply Company, ao Centro de Comando de Recuperação de Emergência de Fornecimento de Energia e às instalações de iluminação pública inteligente, etc. Vong afirmou esperar que esta visita ajude os membros da delegação a aprender com a experiência de Hangzhou na construção de uma cidade inteligente e desenvolvimento de tecnologias avançadas de fornecimento de energia.

Vong Kok Seng disse que Hangzhou, como pioneira em informatização e digitalização, é a primeira cidade da China a aplicar o modelo ‘Cérebro da Cidade’, governando-se por meio de uma combinação de dados do governo e dados sociais. Construir uma cidade inteligente é um dos principais objectivos especificados no Plano Quinquenal da RAEM, e é de grande importância para a governação e o desenvolvimento social de Macau. A RAE de Macau e o Grupo Alibaba assinaram um Acordo de Cooperação Estratégica para o Desenvolvimento da Cidade Inteligente em Agosto de 2017. Através desta visita, a delegação pode observar de perto a cidade inteligente que adopta tecnologias com foco na informação e que atende os cidadãos de forma inteligente.

Bernie Leong disse que 16 representantes de associações locais e do governo participaram na visita. Eles irão analisar o projecto de construção de iluminação pública inteligente de Hangzhou e Bernie espera que os membros possam adquirir mais conhecimentos sobre a implementação do projecto por meio da visita. A iluminação pública é parte integrante da infraestrutura das cidades e contempla uma ampla cobertura e consistência operacional. A rede de iluminação pública é uma excelente transportadora para equipamentos de aplicação de cidade inteligente, e pode ser fornecida com vários equipamentos inovadores que facilitam o estabelecimento de uma cidade inteligente. Utilizar iluminação pública como base para cidades inteligentes será uma opção altamente viável. A iluminação pública em Macau está distribuída de forma muito equilibrada, criando boas condições para a promoção de iluminação pública inteligente e para a construção de uma cidade inteligente como um todo.

Os membros da CLC que integraram a delegação foram: Holly Ng, Vice-directora da Associação de Desenvolvimento da Comunidade da Taipa da União Geral das Associações de Moradores de Macau; Ung Sio Hong, Vice-director da Associação dos Empresários do Sector Imobiliário de Macau; Sam Keng Wan, Vice-director do Centro Comunitário de Mong Ha da União Geral das Associações de Moradores de Macau; Wu Kin Wai, Director da Associação dos Serviços de Entretenimento de Macau; Tomas Leong Si Hang, Conselheiro da Associação dos Consumidores de Companhias de Serviço Público de Macau; Robert Chan, Presidente da Instituição de Aliança do Povo de Macau; Lewis Chan, Membro da Comissão Executiva do Conselho do Consumidor do Governo da RAE de Macau; Fong Kin Fu, Vide-director da Associação Geral dos Comerciantes de Restauração de Macau; Ieong Weng Seng, Director da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Restauração; William Yong, Vice-presidente da Associação de Gestão Imobiliária de Macau; Yeong Keng Hoi, Presidente da Associação Industrial e Comercial das Ilhas de Macau; Ieong Ka Wai, Presidente da Associação Comercial de Fomento Predial de Macau; Lau Veng Lin, Vice-director da Associação de Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial de Macau; Majorie Lau, Vice-directora da Associação Industrial de Macau; Cheang Io Tung, Director da Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau; Osborn Lo, Vice-director da Associação de Comerciantes e Serviços de Turismo de Macau; e Andy Tam, Membro da Associação de Engenharia e Construção de Macau. Outros representantes da CEM incluíram: Uman Cheang, Luella Wong, River Leng, Chiang Chong Sek, Ally Chan, Emily Cheong e Youlanda Zhang.