A CEM realiza seminários para promover poupança de energia e segurança

Federação das Associações de Operários de Macau (FAOM)
União Geral das Associações de Moradores de Macau (UGAMM)
Instituição de Aliança do Povo de Macau (API)

Macau, 21 de Setembro de 2020

Para apoiar a política de protecção ambiental do Governo da RAE de Macau e promover a eficiência e conservação energética, a CEM juntou-se ao Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético para realizar a “Actividade de Poupança de Energia de Macau” durante 12 anos consecutivos, convidando todos os clientes residenciais de Macau, comissões de proprietários, empresas de gestão de condomínios, hotéis e resorts para participar no evento. Todas as unidades participantes economizaram um total de mais de 209 milhões de kWh de electricidade e reduziram as emissões de carbono em mais de 58 milhões de quilogramas, o que equivale a plantar 2,5 milhões de árvores.

Foram realizados recentemente “Seminários sobre Poupança de Energia e Segurança” em colaboração com a União Geral das Associações de Moradores de Macau (UGAMM); a Federação das Associações de Operários de Macau (FAOM); e a Instituição de Aliança do Povo de Macau (API). De entre os representantes presentes estavam Chio Lan Ieng, Vice-Presidente da FAOM e Wong Sio San, Directora do Centro da Comunidade Toi San da FAOM; Ao Ieong Kuong Kao, Vice-Presidente da API e Un Hon Kuan, Vice-Presidente e Director da Comissão para os Assuntos Residenciais da API; Cheong Un Si, Vice-Directora do Gabinete de Serviço Social da UGAMM e Vong Hio Chong, Director em Funções do Centro de Educação Cívica da UGAMM. Da parte da CEM estiveram representantes da Direcção de Clientes: Uman Cheang, Director; Charles Leong, Gestor Sénior de Gestão de Serviços Técnicos, e Joyce Lao, Gestora Sénior de Gestão de Contacto de Clientes; bem como Cecilia Nip e Jaclyn Iun, Directora e Gestora Sénior do Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial.

Os seminários foram conduzidos por Aidan Cheang, Cilia Cheng e Maggie Lei, Técnicos de Gestão de Contacto de Clientes da Direcção de Clientes, juntamente com Colin Ng e Jeffery Chan, Engenheiros de Gestão de Serviços Técnicos da Direcção de Clientes. Os tópicos incluíram os serviços de apoio ao cliente da CEM, dicas de segurança e poupança de energia para residências, bem como a importância de inspecção e manutenção periódicas das instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios, entre outros.

Durante os seminários, os representantes da CEM incentivaram os cidadãos a anexar as suas facturas de electricidade ou contas e-Serviços ao WeChat da CEM ou a subscrever edifícios individuais para receber notificações sobre a situação do fornecimento de energia dos respectivos edifícios em períodos de tempestade durante tufões. Enquanto isso, os engenheiros da CEM partilharam conhecimentos básicos sobre poupança de energia e como usar a energia de forma eficiente e os aparelhos eléctricos em segurança.

Além disso, os representantes da CEM falaram sobre os direitos e responsabilidades referentes às instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios e identificaram os problemas e riscos potenciais de falta de manutenção. Actualmente, existem mais de 4.000 edifícios com mais de 30 anos em Macau. As instalações eléctricas nas áreas comuns de alguns desses edifícios encontram-se em muito mais estado, a carga atingiu o limite definido no projecto inicial e não atendem aos requisitos técnicos actuais, entre outros problemas. A CEM emitiu mais de 300 avisos e notificou mais de 20.000 proprietários de imóveis através de mensagens colocadas nas facturas de electricidade nos últimos três anos. Os representantes da CEM exortaram os proprietários a tratar estas questões com seriedade, e a contratarem electricistas qualificados para inspeccionar e reparar as instalações eléctricas nas áreas comuns regularmente. A falta de manutenção nas instalações eléctricas nas áreas comuns pode resultar em falhas resultantes de curto-circuito e até incêndios, podendo causar sérios danos às instalações eléctricas e representar ameaças à segurança pessoal.

No final dos seminários, a CEM auxiliou os participantes a registarem-se no Sorteio “Acção de Poupança de 5% de Energia”, que é uma das actividades da iniciativa “Actividade de Poupança de Energia de Macau” para clientes residenciais do Grupo Tarifário A, com o objectivo de incentivar os residentes a colocarem em práctica os conhecimentos de poupança de energia no seu dia-a-dia e a desenvolverem o hábito de poupar energia. Os clientes residenciais podem participar no sorteio após o registo. Estão a competir para poupar 5% ou mais de electricidade durante os quatro meses consecutivos de Julho a Outubro de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, para ganhar prémios no valor de até MOP90.000. Informações detalhadas e o registo online estão disponíveis no site do GDSE em www.gdse.gov.mo e no site da CEM em www.cem-macau.com. As inscrições online estão abertas até 30 de Setembro de 2020. Para mais informações, é favor ligar para 8393 1205.