A CEM realiza a 3ª. Reunião Regular do 6º. Mandato da Comissão de Ligação CEM-Clientes

Macau, 8 de Outubro de 2012

A Comissão de Ligação CEM-Clientes (CLC) realizou a sua reunião regular no Sofitel Macau às 11h00 de hoje. O Presidente da CLC, Vong Kok Seng, os Vice-presidentes Lei Chi Fong e Iun Iok Meng, o Presidente da Comissão Executiva da CEM Franklin Willemyns e outros membros da CLC estiveram presentes na reunião. Os representantes da CEM fizeram apresentações sobre os temas ‘Apresentação do Contador Electrónico’, ‘Principais Projectos da CEM em 2013’, ‘Prémios SHEQ da CEM para Empreiteiros e Fornecedores 2012’, ‘Inquérito à Satisfação do Cliente CEM 2012’, e ‘Apps e-Serviços da CEM para Telemóveis’. Entretanto, os membros da CLC transmitiram as suas opiniões e sugestões à CEM.

Actualmente, um total aproximado de 210 mil clientes residenciais em Macau usam contadores mecânicos. Com o objectivo de aumentar a fiabilidade dos contadores, a CEM tem gradualmente desde Março deste ano vindo a substituir estes contadores mecânicos por contadores electrónicos, tendo sido já substituídos 7 mil até à data. Em comparação com os contadores mecânicos, a precisão dos contadores electrónicos aumentou de +- 2% para +- 1%. Por outro lado, estes podem ainda prevenir interferências e ajudar a evitar consumos erráticos. A CEM levou também a cabo uma supervisão da qualidade dos contadores existentes e submeteu relatórios ao Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético trimestralmente, para assegurar a sua fiabilidade.

Para fazer face ao desenvolvimento económico de Macau, a CEM vai continuar a investir em vários projectos de infraestruturas em 2013. Para fornecer energia aos projectos do metro ligeiro, a CEM vai construir 4 subestações adicionais de alta tensão em Macau e na Taipa. Os projectos na Taipa deverão estar concluídos na segunda metade de 2014, enquanto os de Macau se concluirão no final de 2015. Os elementos ecológicos, como plantas nos telhados e arquitectura adequada aos espaços não foram esquecidos nos novos projectos. Recentemente, a CEM recebeu a aprovação do governo para construir uma subestação na Ilha Verde, para responder à crescente procura de energia na Zona Norte. A subestação deverá estar pronta no final de 2013.

Os sistemas de automação do Centro de Despacho da Rede de Energia da CEM encontram-se a operar há mais de uma década. Por isso, serão actualizados para se adaptarem às necessidades do rápido desenvolvimento de Macau, bem como às necessidades dos futuros sistemas operativos. Com o apoio de uma empresa de consultadoria, os documentos do concurso serão finalizados antes do final de 2012. As actualizações do hardware, bem como a implementação do sistema serão também levadas a cabo em 2013 e 2014, e os primeiros testes ao sistema serão realizados antes do final de 2014.

Desde 2008 que a CEM tem atribuído prémios aos empreiteiros e fornecedores que têm um desempenho de referência em termos de segurança, saúde, protecção ambiental e qualidade, como forma de promover a importância destas àreas no trabalho. O painel de jurados para seleccionar os vencedores é constituído por profissionais, membros da CEM e representantes de associações locais relevantes, e a CEM volta a organizar esta competição em 2012. Os detalhes podem ser consultados no sítio da CEM www.cem-macau.com.

Desde 1999 que a CEM realiza anualmente inquéritos através dos seus centros de atendimento a clientes e por telefone, para aferir o nível de satisfação dos clientes em relação aos vários serviços da CEM. Em Julho e Agosto, foram entrevistados 1000 clientes, e os resultados mostram que o nível de satisfação dos clientes para com a CEM atingiu os 88%, e na generalidade, demonstraram satisfação pela qualidade e fiabilidade do fornecimento de energia da CEM.

Para além do lançamento de serviços online em www.cem-macau.com, no início do ano, para dar resposta à crescente popularidade da Internet e dos smartphones, a CEM desenvolveu recentemente uma aplicação para telemóvel, para permitir aos clientes verificarem e gerirem as suas contas e outros serviços online, como o aviso de pagamento e a leitura do contador pelo cliente, em qualquer hora e lugar. Durante a reunião, um representante da CEM demonstrou a utilização da aplicação, que se espera que esteja testada por completo e disponibilizada aos clientes antes do final de 2012.

Além destas reuniões regulares, a CLC organiza também delegações que visitam as regiões vizinhas todos os anos, para dar a conhecer aos membros da comissão as operações e conhecimentos actualizados sobre a indústria da energia eléctrica e melhorar a qualidade dos serviços em Macau. A CLC fará uma visita ao Centro de Atendimento a Clientes do Gabinete de Energia de Guangzhou e à Central de Huizhou nos dias 16 e 17 de Novembro.