A CEM realiza “Seminário sobre Tufão” para responder à ocorrência de tufões juntamente com residentes de zonas baixas

Macau, 27 de Julho de 2020

A principal prioridade da Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) sempre foi proporcionar aos cidadãos de Macau um fornecimento de energia fiável e estável. Em resposta aos desafios impostos pelo clima extremo, a CEM estabeleceu uma série de medidas de melhoramento para as instalações de energia nas zonas baixas, incluindo a optimização da estrutura da rede de média tensão, a elevação de instalações de energia, a instalação de barreiras anti-inundação em postos de transformação, entre outras.

Electricidade e água são incompatíveis. De modo a garantir a segurança da população e evitar danos permanentes nas instalações de energia causadas por inundações, a CEM poderá suspender o fornecimento de energia com base nas condições de inundação durante o período de tempestade. Nos últimos anos, a CEM tem vindo a optimizar o plano de suspensão da energia para minimizar o impacto nas áreas afectadas. A CEM lançou diferentes plataformas, incluindo WeChat, website, SMS e a função “Subscrição de Edifício” para que os cidadãos recebam notificações sobre as condições do fornecimento de energia.

Por forma a informar os cidadãos sobre estas medidas e assim estarem melhor preparados para a época de tufões, a CEM organizou 9 sessões do “Seminário sobre Como Responder a Tufões em Zonas Baixas” em Junho e Julho juntamente com o Instituto de Acção Social (IAS), a Federação das Associações de Operários de Macau, a União Geral das Associações de Moradores de Macau, a Associação Geral das Mulheres de Macau, a Instituição de Aliança do Povo de Macau, a Associação de Promoção do Desenvolvimento Distrital, a Associação de Serviços de Tele-Assistência Peng On Tung, a Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau e o Instituto de Engenheiros Eléctricos e Electrónicos de Macau. Os participantes eram residentes em zonas baixas, bem como voluntários e membros das diferentes associações e instituições.

Durante os seminários, os representantes da CEM apresentaram os trabalhos de melhoria da CEM, as medidas de prevenção de inundações a serem tomadas pelos clientes, as medidas de suspensão do fornecimento da energia e procedimentos para o seu restabelecimento, preparação aquando da aproximação de tufões, canais para receber informações sobre o fornecimento de energia, e muito mais. Os participantes estavam ansiosos por colocar questões e dar sugestões sobre as medidas de fornecimento de energia, em caso de tufão. A CEM respondeu e discutiu as questões relevantes com os participantes no local. Voluntários e funcionários das associações disseram que tais serviços como a anexação ao WeChat e a subscrição de edifícios são muito convenientes para os cidadãos, por forma a ficarem a saber com antecedência sobre a condicção do fornecimento de energia, e assim estarem melhor preparados. Além disso, os seminários são-lhes de grande ajuda para darem assistência adequada aos mais idosos e grupos desfavorecidos durante tufões. Eles podem ficar a conhecer as condições de fornecimento de energia dos idosos através da subscrição dos seus edifícios.

Em caso de tufão, a CEM enviará notificações sobre o fornecimento de energia via WeChat, página de Facebook e website da empresa (www.cem-macau.com). Os cidadãos podem seguir estas plataformas com antecedência para receber as informações mais actualizadas.