A CEM providencia inspecções de segurança gratuítas e remodelação de instalações eléctricas a centenas de cidadãos carenciados de Macau

Macau, 17 de Dezembro de 2015

Desde 2000, a CEM tem vindo a organizar o “Programa da Comunidade”, através do qual pessoal técnico voluntário providencia inspecções de segurança gratuítas e remodelação de instalações eléctricas a idosos que vivem sozinhos, famílias carenciadas e a cidadãos com necessidades especiais. A CEM proactivamente colabora com diferentes instituições e principais associações locais para dar apoio à comunidade de Macau. Centenas de cidadãos beneficiaram deste Programa da CEM ao longo dos anos.

Em 2015, o Programa focou-se em ajudar membros do Centro de Reabilitação para Cegos, uma instituição de apoio social ao abrigo da Santa Casa da Misericórdia de Macau. 12 membros do Centro foram seleccionados para beneficiar do Programa. Para além das inspecções de segurança às instalações eléctricas, o pessoal técnico da CEM ajudou também a reposicionar alguns dos componentes eléctricos, para melhor acesso por parte dos invisuais, para que assim possam viver de forma mais conveniente e segura.

Simultaneamente, ao longo do ano, a CEM recebeu vários pedidos de outras instituições para ajudar os seus membros, tal como a Associação Peng On Tung, sediada na zona norte da cidade, que colaborou com a CEM para instalação de lâmpadas LED em casa de 13 idosos que vivem sozinhos, com o objectivo de os ajudar a reduzir o consumo de energia e consequentemente o valor da sua factura de electricidade. Estes 13 idosos juntaram-se também, cada um deles, com um Embaixador da CEM, num projecto piloto intitulado “Embaixadores da CEM 1+1 Programa Sénior”, através do qual os Embaixadores da CEM visitaram e prestaram assistência aos idosos ao longo do ano, contribuindo assim para aumentar a consciencialização dos empregados da CEM sobre a importância de cuidarmos dos nossos seniores.

Além disso, dois membros da Associação de Surdos de Macau beneficiaram também do Programa. Foram instaladas campaínhas luminosas especiais para estes dois casos. Embora seja crucial para as pessoas surdas terem este tipo de equipamento, hoje em dia é muito difícil recrutar um técnico electricista para executar este trabalho, pelo que esta ajuda da CEM tratou-se de grande importância.

A CEM tem adoptado desde há muito tempo uma cultura de cidadia social corporativa, como um parceiro activo e envolvido na comunidade. Com o sucesso do Programa, a CEM espera dar continuidade ao mesmo no futuro e estendê-lo a mais pessoas carenciadas da sociedade.