A CEM proporciona a associados da MSO com deficiência intelectual um passeio por Macau no veículo eléctrico durante esta época festiva

Macau, 18 de Dezembro de 2012

A Companhia de Electricidade de Macau, CEM – S.A. (CEM) e a Associação de Para-olímpicos de Macau (MSO) juntaram-se para organizar uma iniciativa de um ‘Passeio Ecológico CEM com Famílias MSO’ entre 17 e 19 de Dezembro, destinado a promover a condução ecológica em Macau, e ao mesmo tempo, dando oportunidade a cidadãos com deficiência intelectual e suas famílias de visitarem os principais pontos turísticos de Macau durante esta época festiva.

Um dos temas mais discutidos actualmente é a utilização de meios de transporte mais amigos do ambiente. E em consonância com a política de condução ecológica do Governo, a CEM tem usado o seu veículo eléctrico (VE) para mostrar os benefícios deste tipo de viatura ecológica para a comunidade.

A Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM afirmou que ‘No âmbito da sua colaboração com a MSO no programa de estágio ‘Estrelas em Potência da CEM’, a CEM tomou conhecimento de que alguns dos associados da MSO não têm muitas oportunidades de visitar a cidade, pela inconveniência de usar os transportes públicos. Por isso, a CEM tomou a iniciativa de utilizar o seu VE para levar algumas dessas pessoas com deficiência intelectual e suas famílias num passeio por Macau, para que pudessem admirar as belas decorações de Natal espalhadas pela cidade’.

O Director Nacional da MSO, Hetzer Siu, agradeceu à CEM por mais uma vez ter apoiado os associados da MSO, sobretudo por este gesto da CEM nesta iniciativa com tanto significado.

A MSO seleccionou seis dos seus associados com diferentes graus de deficiência intelectual, incluindo um com deficiência motora devido a um acidente grave ocorrido este ano, e também uma familia, cujos pais de 80 anos cuidam do filho de 50, com deficiência intelectual.

Long Kong, um dos associados que participou no passeio, disse: ‘Para mim, não é conveniente usar os transportes públicos em Macau, devido ao meu problema de mobilidade. As áreas públicas de Macau também não estão equipadas correctamente para receber pessoas com problemas de mobilidade, por isso, torna-se muito difícil eu circular pela cidade com frequência. Graças à CEM, tenho a oportunidade de visitar locais em Macau onde não ia há muito tempo, e de ver sítios novos que não conhecia. É muito bonito ver as decorações de Natal pela cidade. É também a primeira vez que ando num veículo eléctrico. É muito silencioso e comfortável!’

Os passeios de VE foram organizados entre 17 e 19 de Dezembro, e o itinerário incluia uma visita às Casas-Museu, na Taipa, também à Vila de Coloane, onde se compraram os famosos pastéis de nata, uma passagem pelo Cotai Strip e pela Torre de Macau, e finalmente uma visita à Penha. Cada membro da MSO recebeu também um presente da CEM, com um recipiente térmico, bolachas e doces.