A CEM patrocina actuação de mímica na Associação de Surdos de Macau e na Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes

Macau, 28 de Novembro de 2013

A Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) patrocinou duas actuações de mímica, organizadas por Bizot, na Associação de Surdos de Macau e na Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes, nos dias 27 e 28 de Novembro respectivamente.

Bizot, reconhecido internacionalmente como um dos mais talentosos mimos da sua geração, é professor, artista e director. Bizot tem actuado em muitos países, incluindo na Ásia, por mais de 30 anos. Recebeu o seu primeiro prémio com apenas 20 anos, no Festival de Paris ‘Pantomime’, e recebeu o primeiro prémio no Festival Mundial de Teatro no Chile em 2003. Criou vários institutos de mímica em vários países, incluindo nos Estados Unidos, Bolívia, Líbano e Paquistão.

Cerca de 200 pessoas da Associação de Surdos de Macau e da Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes assistiram às duas actuações. Durante a sua actuação, Bizot atraiu com sucesso a atenção da audiência, que se encontrava em silêncio e bastante focalizada com tudo o que se passava em palco, no intuíto de entender o significado de todas as acções. Para muitos foi a primeira vez que assistiram a uma actuação de um mimo e ficaram impressionados e surpresos como as acções e movimentos podem ser expressados de modo a dizer-se aquilo que se pretende sem a utilização de palavras. Ficaram todos muito satisfeitos com a oportunidade de poderem assistir a esta brilhante actuação.

Para além da actuação de mímica, Bizot organizou também um workshop para interagir com a plateia. Um membro da Associação de Surdos de Macau expressou que Bizot é extremamente criativo. Ele é capaz de imediatamente criar uma estória com tópicos extemporâneos escolhidos pela plateia. Os participantes sentiram-se inspirados pela riqueza das expressões e movimentos da sua actuação; levou-os a experienciar como utilizar as suas linguagens corporais e do olhar para quebrar a barreira da comunicação. Uma das alunas da Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes agradeceu à CEM pela iniciativa. Foi a primeira vez que ela assistiu a uma actuação de mímica. A viva actuação de Bizot fez-lhe entender que por vezes a utilização da linguagem corporal para expressar sentimentos pode ser ainda mais forte do que a expressão verbal e pode sensibilizar as emoções de alguém.