A CEM participa na 3ª Cimeira da Indústria da Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau, em Hong Kong

Macau, 7 de Novembro de 2013

A 3ª. edição da “Cimeira da Indústria da Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau” realizou-se no dia 7 de Novembro em Hong Kong. As principais companhias de electricidade em Guangdong, Hong Kong e Macau incluem a China Southern Power Grid Co. Ltd (CSP), CLP Holdings Limited (CLP), China General Nuclear Power Corporation (CGNPC) e a Companhia de Electricidade de Macau – CEM, S.A. (CEM). O objectivo da cimeira é reforçar a comunicação e cooperação e proporcionar uma plataforma para encontros regulares dos quadros executivos das companhias de electricidade.

De entre os quadros executivos presentes na Cimeira encontravam-se Zhong Jun, Presidente da CSG, He Yu, Presidente do Conselho de Administração da CGNPC, e Franklin Willemyns, Presidente da Comissão Executiva da CEM. A CSG, CLP, CGNPC e a CEM têm mantido um bom relacionamento bilateral em termos de comunicação e cooperação. As quatro companhias esperam desenvolver um bom laço multilateral de cooperação para o futuro, promovendo a troca de informações, conhecimentos e experiência para atingir mais desenvolvimento e cooperação na região. Este ano, sob o mote ‘Desenvolvimento Sustentável Ecológico com Baixas Emissões’, os quadros executivos das quatro empresas discutiram e trocaram experiências sobre os temas mais actuais na indústria: a promoção da utilização de energia ecológica e limpa, a redução de emissões e o impulsionar de um desenvolvimento sustentável.

Franklin Willemyns, dirigindo-se aos presentes, partilhou a sua opinião de que a energia ecológica e sustentável é a essência da estratégia futura da indústria energética, mas para alcançar uma pegada de carbono mais reduzida isso implica a necessidade de investimento e a sensibilização da comunidade de que existe um preço a pagar por isso. Noutras partes do mundo, muitos subsídios para a energia ecológica estão a ser reduzidos ou terminados mesmo. Isso significa que terá de se encontrar um equilíbrio entre a energia ecológica e uma solução economicamente viável. Sob o aspecto da redução das emissões, a CEM registou com sucesso a redução da emissão de NOx e SO2 até 11% e 19% respectivamente, quando comparado com 2011.

Franklin apresentou também uma série de metas importantes atingidas pela CEM em 2012, incluindo a conclusão com sucesso da segunda interligação em ‘espinha dorsal’ de 220kV com a GPG da CSG em Junho passado. O desempenho do Índice Médio de Disponibilidade do Serviço (ASAI) de 99,9999%, e o nível de satisfação dos clientes de 87,6%, apresentaram ambos os melhores resultados de sempre. No que respeita à segurança dos empregados, a CEM atingiu mais um objectivo notável: ‘Zero acidentes’. Até 6 de Novembro a empresa completou 856 dias sem acidentes.

O Gestor da Divisão de Gestão do Negócio da Energia da Direcção de Despacho da Rede de Energia Eléctrica da CEM, Evan Liu falou sobre o tema central da Cimeira, e dissertou sobre a estratégia da CEM no desenvolvimento da energia ecológica e de baixas emissões de carbono e os esforços de sensibilização junto da população. Além da exploração e aplicação de novas tecnologias, a CEM pretende também promover a poupança de energia eléctrica e o uso desta como uma opção ecológica. Vários eventos promocionais são organizados ao longo do ano para aumentar o conhecimento do público sobre a conservação de energia, e promover a utilização de aparelhos eléctricos e veículos eléctricos.

Outros executivos presentes na Cimeira incluiram Wang Jiuling, Vice-presidente da CSG, Lin Huohua, Director da Shenzhen Power Supply Company Limited, Song Xinming, Director do Gabinete de Fornecimento de Energia Eléctrica de Zhuhai da Guangdong Power Grid, Betty Yuen e Paul Poon, Vice-presidente e Director Geral da CLP Power Hong Kong Limited, Gao Ligang, Vice-presidente Sénior da CGN, e Su Shengbing, Director Geral, bem como Iun Iok Meng, Consultor da Comissão Executiva da CEM, Benjamin Yue, Director da Direcção de Despacho da Rede de Energia Eléctrica da CEM, Ip Kam Veng, Director da Direcção de Geração da CEM, Keegan Cheang, Director da Direcção de Clientes da CEM, Wanda Clemente, Directora da Direcção de Planeamento, Engenharia e Construção da CEM, Billy Chan, Director da Direcção de Operação e Manutenção da Rede da CEM e Cecilia Nip, Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM.