A CEM participa em ‘Seminário sobre Serviços da Indústria da Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau’ para aprofundar a aplicação da energia verde e inteligente

Macau, 16 de Novembro de 2018

A fim de reforçar a cooperação entre as várias companhias de electricidade e promover o desenvolvimento da indústria da energia, o ‘Seminário sobre Serviços da Indústria da Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau’ é realizado alternadamente pela Companhia de Electricidade de Macau – CEM, S.A. (CEM), pela Guangdong Power Grid Co., Ltd. (GPG), e pela CLP Holdings Limited (CLP) a cada ano. Na sua 23ª. edição, o Seminário foi organizado este ano pela GPG, o qual teve lugar na cidade de Shaoguan, província de Guangdong, no dia 16 de Novembro, com o tema “Inovação Verde e Inteligente – Desenvolvimento Integrado”. Participaram no Seminário 15 delegados da CEM, liderados por Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva, e Jane Leong, Directora da Direcção de Clientes.

Mais de uma centena de intervenientes e representantes de Guangdong, Hong Kong e Macau participaram no Seminário tendo realizado uma discussão aprofundada sobre a aplicação da energia verde e inteligente, bem como sobre o desenvolvimento das três regiões. O Seminário teve lugar na cidade de Shaoguan, que é a intersepção entre a cultura do centro e a cultura cantonesa e também uma importante cidade verde da China. A taxa de cobertura florestal da cidade atinge mais de 70%, ficando em primeiro lugar entre as cidades da província de Guangdong. A cidade de Shaoguan também faz pleno uso das suas vantagens e está dedicada a desenvolver a energia verde e inteligente. A cidade de Shaoguan combina inovação e inteligência com o desenvolvimento da cidade, tornando-a na “primeira cidade de ecologia verde em Guangdong”. Continua a impulsionar o desenvolvimento da cidade e a atingir um desenvolvimento sustentável.

Benjamin Yue afirmou que a indústria da energia é de grande importância para o desenvolvimento económico de uma cidade, e a indústria deve ponderar se as suas operações estão alinhadas com os princípios de protecção ambiental e gestão inteligente. Para melhorar persistentemente a estabilidade e fiabilidade da rede de distribuição de energia e coordenar todos os esforços para alcançar a automação da rede de distribuição de energia e a rede inteligente, a CEM iniciou a construção de uma rede óptica de distribuição de média tensão. Além disso, com a popularidade das redes sociais e dispositivos móveis pessoais cada vez mais avançados, os clientes esperam estar conectados e receber feedback em tempo real. A CEM procedeu a actualizações digitais por forma a proporcionar melhores experiências ao cliente, incluindo a prestação de e-Serviços mais abrangentes, aplicações móveis, WeChat e chatbots. Entretanto, a CEM tem vindo a promover activamente o uso de energia verde nos últimos anos. Para além de reforçar a publicidade junto da comunidade, a empresa também tem vindo a expandir a rede de carregamento de veículos eléctricos e organizou actividades incluindo a “Turné de Teatro Educativo”, com o objectivo de promover o uso adequado da electricidade e a energia verde como forma de protecção ambiental entre as gerações mais jovens.

Durante o Seminário, Thomas Sam, Engenheiro da Divisão de Engenharia do Sistema de Despacho da Direcção de Despacho da Rede de Energia Eléctrica da CEM, fez uma apresentação sobre “Aplicação e desenvolvimento baseado na rede de comunicações por fibra óptica”. O desenvolvimento contínuo do negócio de rede inteligente leva a uma procura e uso cada vez maiores de rede óptica de comunicações de distribuição de energia. No futuro, a rede inteligente em Macau será aplicada ao sistema de gestão de carregamento de veículos eléctricos, à gestão de postes de iluminação inteligentes e à gestão de túneis de serviços públicos, numa tentativa de promover a automação das redes de distribuição de energia eléctrica. Por sua vez, Joyce Lao, Gestora Assistente da Divisão de Gestão de Contacto de Clientes da Direcção de Clientes da CEM, apresentou o tema “Serviços ao cliente digitais”. Para acompanhar os hábitos dos clientes de utilização cada vez maior da Internet e plataformas de redes sociais para comunicação, e ir ao encontro da sua necessidade de obter respostas de imediato, a CEM melhorou de forma abrangente os seus serviços ao cliente para proporcionar uma experiência “omni-channel”, incluindo a melhoria dos serviços online e o lançamento da plataforma WeChat.

Outras apresentações no Seminário incluiram: GPG: “Criação e aplicação de sistema de medição automática de operação e manutenção independentes com base na cobertura total em baixa tensão” e “Optimização do ambiente de negócios com AI para ajudar na melhoria dos serviços de energia”; Guangzhou Power Supply Bureau: “Serviço de carregameno ordenado para veículos eléctricos baseado na Internet das coisas”; Shenzhen Power Supply Bureau: “Inovação dos serviços de Marketing na era da Internet móvel”; CLP: “Novo centro de atendimento a clientes que proporciona uma experiência inovadora” e “Desenvolvimento de gestão inteligente de equipamentos da rede da CLP”. A delegação da CEM beneficiou bastante com o Seminário e também com a visita, tendo obtido informação relevante sobre a aplicação de novas tecnologias e resultados de pesquisa e desenvolvimento.