A CEM organiza a 10ª edição da Feira Recreativa da Energia com a participação de treze escolas secundárias e da Associação de Para-olímpicos de Macau

Macau, 9 de Outubro de 2011

A Companhia de Electricidade de Macau, CEM – S.A. (CEM) organizou este domingo, 9 de Outubro, a 10ª edição da Feira Recreativa da Energia, que se realizou na praça do Tap Seac, em Macau. O tema deste ano foi ‘Protege o Planeta, Poupa Energia’, um apelo consciente à nova geração para fazer uma melhor utilização dos nossos recursos naturais e proteger o ambiente. Treze escolas secundárias aderiram ao evento, e competiram entre si no Concurso do Melhor Expositor e no Concurso de Talentos. Os estudantes foram convidados a desenvolver um projecto escolar para exibir durante a Feira, que incluísse um jogo educativo para interacção com o público. No Concurso de Talentos, os alunos foram desafiados a actuar em palco, mostrando os seus talentos e criatividade numa actuação dramática. As escolas que participaram foram a Escola Secundária Tong Nam, Escola Choi Nong Chi Tai, Escola Secundária Millennium, Colégio de Santa Rosa de Lima, Colégio do Sagrado Coração de Jesus, Escola Keang Peng Secção Secundária, Escola Secundária dos Filhos dos Operários, Escola Secundária Pui Ching, Escola Nossa Senhora de Fátima, Escola Secundária Pooi To, Colégio Anglicano de Macau, Escola Secundária Kao Yip, e Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes.

As três escolas melhor classificadas no Concurso do Melhor Expositor receberam prémios pecuniários, respectivamente, de MOP5000, MOP3000 e MOP2000. No Concurso de Talentos, as três escolas com melhor pontuação receberam prémios pecuniários de MOP3000, MOP2000 e MOP1000. A escola que obteve a maior pontuação agregada dos dois concursos recebeu o título de Grande Vencedora da Feira Recreativa da Energia de 2011, e foi agraciada com um computador portátil.

Este ano, e pela primeira vez, a Associação de Para-olímpicos de Macau (MSO) teve um expositor na Feira Recreativa da Energia. Elementos da MSO prepararam um projecto relacionado com o tema da Feira para mostrar ao público as suas capacidades e potencial, uma iniciativa de que a CEM se orgulha e a que deu o maior apoio.

A CEM exibiu também o seu Veículo Eléctrico e Motorizada Eléctrica no local. O público teve a oportunidade de observar mais de perto estes meios de transporte mais amigos do ambiente, e de compreenderem melhor o modo como funcionam e a importância que terão no futuro.

Milhares de crianças e adolescentes vieram com as suas famílias para passar um dia alegre, com actividades educativas e divertidas, confirmando a popularidade que este evento atingiu, especialmente entre as escolas. Os visitantes mais jovens também tiveram a oportunidade de mostrar a sua criatividade participando num concurso de desenho, com o desafio de fazer um desenho relacionado com a Feira Recreativa da Energia. Os resultados deste concurso serão anunciados no final de Novembro. Todos os participantes na Feira foram convidados a votar no expositor da sua escola favorita, ficando habilitados a um sorteio de um iPad2. O vencedor foi Lao Weng I.

A cerimónia de encerramento teve lugar às 17h00, na qual estiveram presentes o representante do Secretário Para os Transportes e Obras Públicas da RAE de Macau, e Coordenador do Gabinete Para o Desenvolvimento do Sector Energético, Arnaldo Santos, o Vice-Director da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, Vai Hoi Ieong, o Membro do Conselho de Administração do Instituto Para os Assuntos Cívicos e Municipais, Mak Kim Meng, o Vice-Presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Lei Chi Fong, o Director Nacional da Associação de Para-Olímpicos de Macau, Hertzer Sio, os Administradores Executivos da CEM João Travassos da Costa, Bernie Leong e Jorge Vieira, e o Director da Associação dos Empregados da CEM & SAAM, Charles Leong. O Administrador Executivo da CEM João Travassos da Costa salientou no seu discurso ‘Fomos pioneiros no lançamento deste evento educativo, mas recreativo, que se tornou um sucesso, e é agora entendido pelos estudantes e comunidade em geral como parte integrante dos eventos locais anuais.’ ‘O objectivo do evento é dar aos jovens um melhor entendimento da importância de utilizar os nossos recursos naturais de forma eficiente e eficaz, sendo o fim último proteger o nosso precioso ambiente.’ ‘Pela primeira vez, temos a honra de ter elementos da Associação de Para-Olímpicos de Macau a participar no nosso evento. É um bom começo para envolver diferentes entidades para mostrarem a sua criatividade e potencial.’ ‘Congratulamo-nos pelo fantástico apoio que temos recebido, o que nos encoraja a continuar os nossos esforços de sermos socialmente responsáveis e um parceiro activo na sociedade.‘

As três escolas que venceram o Concurso do Melhor Expositor foram em 1º lugar: Colégio do Sagrado Coração de Jesus, em 2º lugar: Escola Nossa Senhora de Fátima e em 3º lugar: Colégio Anglicano de Macau, enquanto que o Concurso de Talentos teve como vencedores, em 1º lugar: Escola Choi Nong Chi Tai, em 2º lugar: Colégio de Santa Rosa de Lima e em 3º lugar: Colégio Anglicano de Macau. O Colégio do Sagrado Coração de Jesus foi escolhido pelo público como ‘A Minha Escola Favorita’, e o título de ‘Grande Vencedor da Feira Recreativa da Energia 2011’ foi alcançado pelo Colégio do Sagrado Coração de Jesus.