A CEM organiza 9a Cimeira da Indústria de Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau

A 9a “Cimeira da Indústria de Energia de Guangdong, Hong Kong e Macau” decorreu no Hotel JW Marriot Macau no dia 9 de Julho. A Cimeira é organizada alternadamente pela China Southern Power Grid Company Limited (CSG), pela CLP Holdings Limited (CLP) e pela Companhia de Electricidade de Macau – CEM. S.A. (CEM). A 1ª Cimeira teve lugar em Macau em 2011. Mais tarde, em 2012, a China General Nuclear Power Corporation (CGN) juntou-se à Cimeira para expandir ainda mais a representatividade do evento. A Cimeira tem vindo a desempenhar um papel importante na cooperação entre as indústrias de energia de Guangdong, Hong Kong e Macau. Nos últimos nove anos, as quatro empresas nas três regiões aprofundaram a cooperação e alcançaram resultados frutíferos. A Cimeira tem um efeito positivo em impulsionar o desenvolvimento e manter um estreita cooperação das companhias de electricidade nas três regiões.

Este ano a Cimeira teve como tema “Um Novo Começo para o Desenvolvimento Cooperativo”, tendo-se discutido as oportunidades de desenvolvimento e o sistema eléctrico da Zona da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau. De entre os convidados de honra na cerimónia de abertura estavam: Zhu Hong, Vice-Director do Departamento para os Assuntos Económicos do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAE de Macau; Horry Hui, Director do Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético (GDSE); Rui Martins, Vice-Reitor da Universidade de Macau; Meng Zhenping, Presidente do Conselho de Administração da CSG; Richard Lancaster, Presidente da Comissão Executiva da CLP; He Yu, Presidente do Conselho de Administração da CGN; e Fu Jianguo, Presidente do Conselho de Administração da CEM.

No seu discurso, Fu Jianguo disse que, com o apoio do Governo Central e os esforços do Governo da RAE de Macau, a economia de Macau passou por um enorme sucesso económico e tremendas mudanças sociais desde o retorno à China, há 20 anos. O fornecimento de energia é a pedra angular da urbanização e do desenvolvimento económico. Como uma companhia de electricidade profundamente enraizada em Macau com concessão exclusiva, a CEM superou vários desafios com o rápido desenvolvimento de Macau, tendo avançado com pesados encargos. Em termos de estabilidade do fornecimento de energia, a CEM manteve-se sempre acima do nível de “cinco 9s”. Em 2018, a fiabilidade do fornecimento atingiu um patamar de nível mundial de 99,9998%.

Fu Jianguo também afirmou que o desenvolvimento económico é inseparável do fornecimento de energia. Desenvolver a Zona da Grande Baía como um centro de nível mundial e um aglomerado urbano de nível mundial requer um fornecimento de energia limpo, com baixo teor de carbono, seguro e eficiente. A CEM acompanhará os novos tempos e em linha com a estratégia de desenvolvimento da Zona da Grande Baía. É sua responsabilidade e uma oportunidade para a CEM garantir energia limpa, com baixo teor de carbono, segura e eficiente, bem como apoiar o desenvolvimento da cidade integrada na Zona da Grande Baía. A CEM fará pleno uso do seu “know-how” e das suas vantagens técnicas e de gestão para contribuir para a construção da Zona da Grande Baía com autorização e apoio, em conformidade com as políticas delineadas, do Governo da RAE de Macau, procurando atingir novos patamares e fazer novas contribuições na nova era.

Os três principais oradores da Cimeira partilharam informações sobre o desenvolvimento da Zona da Grande Baía e outras áreas internacionais similares, para inspirar e orientar os participantes a participarem activamente nas discussões. A CEM convidou o Sr. Alan Yu, Membro Sénior e Director de Política Climática Internacional do Centro para o Progresso Americano, para partilhar com os participantes sobre “A Transformação do Sector Energético dos EUA como as Mudanças Climáticas” e apresentar as políticas de energia e estrutura da rede de transporte e distribuição. Tomou a Zona da Baía de São Francisco como exemplo e analisou o seu desenvolvimento e características.

A CGN convidou o Sr. Cao Dahua, Vice-Director Geral Executivo do Gabinete do Grupo Líder na Construção da Zona da Grande Baía da Província de Guangdong-Hong Kong-Macau e Vice-Director Geral da Comissão de Desenvolvimento e Reforma da Província de Guangdong, para apresentar o seu relatório intitulado “Fazer Esforços Conjuntos e Assumir a Missão de Promover o Desenvolvimento de Alta Qualidade da Zona da Grande Baía”. Wang Zhiyong, Vice-Director Geral do Departamento de Estratégia e Planeamento da CSG, proferiu uma palestra intitulada “Um Estudo do Desenvolvimento Energético de Médio e Longo Prazo na Zona da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau”.

Outros quadros executivos presentes na Cimeira incluiram Bi Yaxiong, Vice-Presidente da CSG; Tang Hongjian, Presidente do Conselho de Administração da CSG International Company; Betty Yuen, Directora do Grupo e Vice-Presidente da CLP; Shi Bing, Vice-Presidente Sénior da CGN; Bernie Leong, Presidente da Comissão Executiva da CEM; Shi Yulin, Director Executivo da CEM; Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM, e outros.