A CEM organiza “Formação de Segurança para Empreiteiros” para promover a cultura da segurança no trabalho

Macau, 15 de Dezembro de 2016

Para promover a cultura de segurança, e reforçar a consciencialização da segurança e saúde ocupacionais junto dos empreiteiros da CEM, a Empresa organizou uma “Formação de Segurança para Empreiteiros”, com a duração de dois dias, a 14 e 15 de Dezembro no Restaurante Plaza, atraindo a participação de centenas de empregados dos empreiteiros da CEM.

Simon Young, Gestor de Manutenção de Cabos e Equipamento de Distribuição da Direcção de Transporte e Distribuição da CEM fez o discurso de boas-vindas, sublinhando que “A CEM se preocupa com a segurança e saúde no trabalho, e procura sempre sensibilizar os trabalhadores para a segurança, evitando acidentes ocupacionais. Acreditamos que o derradeiro objectivo de ‘zero acidentes’ é exequível, e depende fundamentalmente das práticas adoptadas no local de trabalho e na sensibilização para a segurança. Através dos esforços concertados de todos os empregados e do sector, juntos podemos construir um ambiente de trabalho saudável e seguro. Portanto, a CEM deve trabalhar juntamente com os empreiteiros e apoiarem-se mutuamente na direcção de uma mesma cultura de segurança.” Expressou depois o seu agradecimento aos empreiteiros pelo apoio entusiástico e reconhecimento do esforço da formação.

A CEM realizou a formação de segurança para empreiteiros pela primeira vez em 2014, e isso foi reconhecido pelo sector. O Consultor Profissional da EnviroSafe, Danny Sham, e o Engenheiro do Gabinete de Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade da CEM, Kou Sio Wai, foram os oradores principais do curso de formação.

Danny Sham salientou que, mais do que cumprir o calendário da construção, é mais importante controlar a qualidade de todo o projecto. Recordou ainda aos empregados do sector que dessem prioridade à sua segurança e saúde. Durante o trabalho de exterior, devem sempre usar equipamento de protecção pessoal adequado, de forma a evitar acidentes de trabalho. Por outro lado, Kou Sio Wai mostrou aos presentes os requisitos de segurança necessários para o trabalho em valas, como as escavações e trabalhos de colocação de cabos. Explicou que para além das precauções extraordinárias e cuidado com a segurança nos trabalhos em valas, os trabalhadores dos empreiteiros devem também preocupar-se com o impacto da construção no ambiente à sua volta e com a segurança dos cidadãos. Por isso, devem tomar precauções concretas durante a construção, tentanto reduzir a areia e pó, e também a poluição sonora.

A CEM organiza todos os anos várias formações destinadas a empregados e ao sector, para promover o desenvolvimento da segurança e saúde no trabalho em Macau. Em 2015, foram ministradas aos empregados 2988 horas de formação de segurança. A “Formação de Segurança para Empreiteiros” ajuda a estender e a promover a cultura de segurança da CEM aos empreiteiros, e em última análise, assegurar que todos os empregados e empreiteiros têm bem presente a política de segurança e saúde no trabalho da Empresa.