A CEM organiza “Corridas de Carros-Modelo a Energia Solar e com Condensador” na Central Térmica de Coloane, com a participação de mais de 500 alunos

Macau, 25 de Setembro de 2016

A Central Térmica de Coloane da CEM foi hoje palco da 4a. edição das populares “Corridas de Carros-Modelo a Energia Solar e com Condensador”. Tendo como público alvo os alunos do ensino secundário, o evento tem como objectivo principal aumentar a consciencialização dos mais jovens sobre a utilização das energias renováveis, e melhorar o seu conhecimento científico e técnico nesta área. Este ano, participaram 95 equipas em representação de 20 escolas secundárias locais, envolvendo mais de 500 alunos e professores nesta competição. O evento foi co-organizado pela Federação de Juventude de Macau, pela Associação Geral de Estudantes Chong Wa de Macau e pelo Centro de Juventude da Associação Geral dos Operários de Macau, e contou com o apoio técnico da Hong Kong Technology & Renewable Energy Events (HK TREE).

As 20 escolas secundárias participantes na edição deste ano foram: Sheng Kung Hui Escola Choi Kou (Macau), Colégio Diocesano de São José 5 (Secção Chinesa), Colégio Diocesano de São José 5 (Secção Inglesa), Colégio de Santa Rosa de Lima (Secção Chinesa), Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Chinesa), Colégio Yuet Wah (Secção Chinesa), Colégio Yuet Wah (Secção Inglesa), Escola Xin Hua, Escola Nossa Senhora de Fátima, Escola Cham Son de Macau, Escola Secundária Pui Va, Escola Secundária Técnico-Profissional da Associação Geral de Operários de Macau, Escola Tong Sin Tong, Escola para Filhos e Irmãos dos Operários, Escola Fong Chong da Taipa, Escola São João de Brito, Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa), Escola Portuguesa de Macau, Escola Kwong Tai e Escola Estrela do Mar. 55 equipas do 10o. ao 12o. ano participaram na “Corrida de Carros-Modelo a Energia Solar”, tendo como desafio conceber e construir os seus próprios carros-modelo movidos exclusivamente através de painéis solares providenciados pela organização. Enquanto que na “Corrida de Carros-Modelo com Condensador” participaram 40 equipas do 7o. ao 9º. ano, as quais tiveram igualmente que construir os seus próprios carros-modelo. Os alunos passaram momentos fascinantes a competir entre si para “As Dez Melhores Equipas” nas duas corridas, e ainda “A Volta Mais Rápida”, e as “Três Melhores Equipas” para atribuição do “Prémio do Carro-Modelo com o Melhor Design” na “Corrida de Carros-Modelo a Energia Solar”.

Após várias rondas excitantes de competição aguerrida, os resultados foram: A equipa vencedora do “Prémio do Carro-Modelo com o Melhor Design’’ foi a Escola Kwong Tai (B), em 2º. lugar ficou a Escola Secundária Técnico-Profissional da Associação Geral dos Operários de Macau (B) e em 3º. lugar ficou o Colégio Yuet Wah - Secção Chinesa (D), que receberam MOP1000, MOP800 e MOP500 respectivamente, e ainda um troféu cada.

O “Prémio da Volta Mais Rápida” foi ganho pelo Colégio de Santa Rosa de Lima - Secção Chinesa (B), que recebeu MOP1000 e um troféu. As cinco melhores equipas da “Corrida de Carros-Modelo com Condensador” foram: em 1o. lugar o Colégio Yuet Wah - Secção Inglesa (B), em 2o. lugar o Colégio Yuet Wah - Secção Chinesa (A), em 3o. lugar o Colégio do Sagrado Coração de Jesus - Secção Chinesa, em 4º. lugar o Colégio Yuet Wah - Secção Chinesa (B) e em 5º. lugar a Escola Secundária Pui Va (A), que receberam MOP2000, MOP1500, MOP1000, MOP800 e MOP500 respectivamente, certificados de premiado, e ainda um troféu para as três melhores equipas. As equipas que ficaram classificadas entre o 6º. e o 10º. lugar receberam certificados de premiado, e foram o Colégio Yuet Wah - Secção Inglesa (A), Escola Kwong Tai (B), Colégio Diocesano de São José 5 - Secção Inglesa (A), Colégio Diocesano de São José 5 - Secção Inglesa (C) e o Colégio Diocesano de São José 5 - Secção Chinesa (A).

As cinco melhores equipas da “Corrida de Carros-Modelo a Energia Solar” foram: em 1o. lugar o Colégio de Santa Rosa de Lima - Secção Chinesa (B), em 2o. lugar o Colégio Yuet Wah - Secção Chinesa (A), em 3o. lugar o Colégio do Sagrado Coração de Jesus - Secção Chinesa (B), em 4º. lugar a Escola Secundária Técnico-Profissional da Associação Geral dos Operários de Macau (A), e em 5º. lugar o Colégio Diocesano de São José 5 - Secção Chinesa (C), que receberam MOP3000, MOP2000, MOP1000, MOP800 e MOP500 respectivamente, certificados de premiado, e ainda um troféu para as três melhores equipas. As equipas que ficaram classificadas entre o 6º. e o 10º. lugar receberam certificados de premiado, e foram a Escola Portuguesa de Macau (A), Escola Kwong Tai (D), Colégio Diocesano de São José 5 - Secção Inglesa (A), Escola Fong Chong da Taipa (A) e a Escola Xin Hua (A).

As três melhores equipas de ambas as corridas serão patrocinadas pela CEM para representarem Macau na competição “Hong Kong TREE 2016”, a qual terá lugar no HK Science & Technology Parks no dia 5 de Novembro.

Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM, disse no seu discurso durante a cerimónia de encerramento que “Acreditamos que através desta competição podemos contribuir para aumentar a consciencialização dos alunos para a utilização das energias renováveis, bem como permitir-lhes perceber a importância do impacto da utilização das energias renováveis na protecção do ambiente.” Referiu ainda que “Depois de observarmos estas excitantes corridas, penso que todos ficaram impressionados com a qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos, e podemos testemunhar o ambiente alegre vivido entre todos os participantes.”

De entre os convidados de honra estavam Wong Kin Mou, Chefe do Departamento de Recursos Educativos e de Pesquisa da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Maverick Luk, Presidente da Hong Kong Technology & Renewable Energy Events, Chan Kuai Son, Vice-secretário da Federação de Juventude de Macau, Kuan Ka U, Vice-president da 58a. Comissão Executiva da Associação Geral de Estudantes Chong Wa de Macau, Charles Leong, Vice-presidente da Federação das Associações de Operários de Macau, Iun Iok Meng, Assessor da Comissão Executiva, Ip Kam Veng, Director do Gabinete de Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade da CEM, Garrick Yuen, Gestor da Central Térmica de Coloane A da Divisão de Produção da Direcção de Produção da CEM, e Jaclyn Iun, Gestora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM.