A CEM lança ‘Competição Cidade de Energia Limpa’

Macau, 24 de Maio de 2022

Para celebrar o seu 50.o aniversário, a CEM lançou a ‘Competição Cidade de Energia Limpa’ para despertar o interesse dos alunos do ensino secundário pela protecção ambiental e utilização de energias limpas, bem como nutrir talentos envolvidos na investigação e inovação científica. O Centro de Ciência de Macau será o co-organizador do evento, com o apoio técnico da Associação Promotora das Ciências e Tecnologias de Macau.

Macau é uma cidade populosa com pouco espaço para infraestruturas de energia limpa. Por outro lado, ainda há muito a ser feito em relação à conservação de energia e protecção ambiental. Deste modo, a CEM incentiva os alunos do ensino secundário a desenvolver ideias para produtos, serviços ou instalações que integrem infraestruturas de energia limpa, injectando um impulso inesgotável no desenvolvimento económico e social sustentável de Macau.

A Competição é dividida em dois grupos. Um grupo de alunos do 7.o ao 9.o ano participará da categoria 'Ambiente e Conservação de Energia', na qual precisam apresentar ideias para usar a energia de forma mais eficiente e ecológica (em casa, escola, local de trabalho, comunidade, etc.) com o objectivo de conservar recursos e reduzir o consumo de energia para proteger o meio ambiente. Outro grupo de alunos do 10.o ao 12.o ano vai participar na categoria ‘Energias Limpas & Tecnologia’ onde irão propor ideias para conceber produtos, serviços ou instalações que integrem infraestruturas de energia limpa em Macau. Os alunos também podem explorar este conceito integrado na Zona da Grande Baía.

A adesão das escolas foi extraordinária. Um total de 54 equipes de 23 escolas secundárias inscreveram-se para a Competição. Em Março e Abril as equipes prepararam e apresentaram as suas propostas de projectos. Depois disso, um júri profissional composto por representantes do Centro de Ciência de Macau, Associação Promotora das Ciências e Tecnologias de Macau, Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, Instituto de Engenheiros Electrotécnicos e Electrónicos e CEM seleccionou as 10 melhores propostas de cada categoria. Subsequentemente, a CEM irá patrocinar estas 20 equipes para a construção de maquetes que serão expostas no Centro de Ciência de Macau em Agosto para votação do júri e público.

As 10 melhores propostas dos alunos do 7.o ao 9.o ano (Ambiente e Conservação de Energia) pertencem às escolas: Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Inglesa (Equipe A), Escola Nossa Senhora de Fátima (Equipe B), Escola Secundária Pui Ching (Equipe A), Colégio Yuet Wah – Secção Inglesa (Equipe A), Colégio Perpétuo Socorro Chan Sui Ki (Equipe A), Escola Secundária Lou Hau (Equipe A), Escola Fong Chong da Taipa (Equipe A), Escola Choi Nong Chi Tai (Equipe A), Escola de Aplicação Anexa à Universidade de Macau (Equipe A) e Colégio de Santa Rosa de Lima – Secção Chinesa (Equipe A).

As 10 melhores propostas dos alunos do 10.o ao 12.o ano (Energias Limpas & Tecnologia) pertencem às escolas: Escola dos Moradores de Macau (Equipe A), Escola Choi Nong Chi Tai (Equipe A), Escola Fong Chong da Taipa (Equipe A), Escola de Aplicação Anexa à Universidade de Macau (Equipe B), Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Inglesa (Equipe A), Sheng Kung Hui Escola Choi Kou (Equipe C), Escola São Paulo (Equipe A), Escola Secundária Pui Va (Equipe B), Colégio Perpétuo Socorro Chan Sui Ki (Equipe A) e Escola Secundária Pui Ching (Equipe B).

Os projectos propostos pelos alunos cobrem um amplo espectro. Por exemplo, salas de aula amigas do ambiente que convertem diferentes energias que são comumente desperdiçadas na sala de aula, como energia cinética, sonora ou térmica em energia útil; soluções para a ainda baixa resistência e tempo de carregamento prolongado de veículos eléctricos; um parque de aproveitamento de resíduos de cozinha para geração de energia; e um sistema de iluminação pública inteligente para proporcionar um uso de energia mais eficiente e muitos benefícios para o dia a dia das pessoas, etc..

As datas da exposição no Centro de Ciência de Macau em Agosto serão anunciadas oportunamente. Os projectos vencedores serão mantidos para posterior exposição na Galeria de Conservação do Ambiente do Centro de Ciência de Macau e poderão ser exibidos em outros locais na Zona da Grande Baía.