A CEM junta-se novamente à MUST para embelezar caixas de distribuição

Macau, 5 de Junho de 2022

Após a primeira cooperação em 2020, a Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST) organizaram mais uma vez a actividade “Electricidade x Cultura e Criatividade - Revitalização de Caixas de Distribuição com Arte”. Sob a supervisão dos professores, 14 alunos transformaram várias caixas de distribuição de baixa tensão em obras de arte, que adicionaram vibrações artísticas a estes equipamentos eléctricos mundanos. As pinturas dos alunos estão centradas em "Macau" e os conteúdos incluem diferentes temas, como locais históricos, paisagens, contos e pensamentos. As caixas de distribuição estão localizadas em ruas movimentadas da Península de Macau e da Taipa. O transeunte pode digitalizar o código QR nas caixas de distribuição para obter uma introdução das respectivas obras de arte.

Os alunos que participaram na actividade foram: Shen Yueran, Fang Yongshan, Ling Lijia, Xu Zongyi, Xu Yuqing, Weng Hongyu, Ma Sio Teng, Cui Zhining, Zhang Xiyue, Chen Yueming, Chen Shiyang, Cai Zhuoton, Wei Yihe e Dai Jiamei.

Samantha Chiang, Vice-Reitora da Faculdade de Humanidades e Artes da MUST, disse que a Faculdade associou-se novamente à CEM para organizar a actividade de Revitalização de Caixas de Distribuição com Arte. A Faculdade tem o compromisso de cultivar talentos criativos que possam servir a comunidade plenamente e impulsionar o desenvolvimento das humanidades e artes da cidade, esforçando-se para proporcionar-lhes um bom ambiente, bem como oportunidades diversificadas para pôr em prática as suas habilidades. Como a arte pública é caracterizada pela acessibilidade do público, envolvimento e participação da comunidade, a Faculdade deu ênfase especial à integração das obras de arte em espaços públicos, o que se tornou o critério de como a Faculdade seleciona obras de arte com características culturais e artísticas urbanas distintas, a serem pintadas em caixas de distribuição nas ruas de Macau. Nesta actividade, as caixas de distribuição foram pintadas no local. Com o objetivo de proporcionar ao público ricas experiências visuais, foram levados em conta a harmonia da cultura do bairro e os conteúdos dos desenhos.

Cecilia Nip, Directora do Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial da CEM, expressou o seu sincero agradecimento aos professores e alunos da Faculdade de Humanidades e Artes da MUST pelo apoio prestado à actividade “Revitalização de Caixas de Distribuição com Arte”. Através da sua rica imaginação e habilidades de pintura sofisticadas, os alunos transformaram caixas de distribuição mundanas em obras de arte com cores vibrantes. Além disso, os temas das pinturas ressoam com monumentos históricos ou bairros próximos, o que ajudará a melhorar a imagem da cidade. Cecilia Nip sugeriu aos transeuntes que passassem algum tempo para apreciar as obras de arte nas caixas de distribuição e conhecer as histórias por trás delas.

Além de digitalizar o código QR nas caixas de distribuição, os cidadãos podem visitar o site da CEM www.cem-macau.com para obter mais detalhes sobre a actividade e apresentações das obras de arte. A CEM aconselha os cidadãos a não tocarem ou pintarem sozinhos as caixas de distribuição e os postos de transformação, pois estes equipamentos energizados apresentam alguns riscos. A CEM preparou medidas de segurança e informou os participantes sobre as medidas de precaução a ter em conta antes da actividade “Electricidade x Cultura e Criatividade - Revitalização de Caixas de Distribuição com Arte”.