A CEM instala estações de carregamento de dois padrões de carregamento em 16 parques de estacionamento

Macau, 6 de Maio de 2022

Para apoiar a promoção de transporte verde e a aplicação de veículos eléctricos (VEs) pelo Governo da RAE de Macau, e ajudar a construir uma cidade inteligente e verde, a Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) vai instalar gradualmente estações de carregamento de dois padrões de carregamento, nomeadamente o padrão nacional e o padrão europeu, em 16 parques de estacionamento públicos em Macau. A introdução destes novos padrões de carregamento permite que os cidadãos tenham mais opções ao comprar VEs.

A CEM tem vindo a promover activamente a utilização de VEs e a expandir a rede de carregamento. Foram instalados espaços de carregamento de VEs em 46 parques de estacionamento públicos em Macau, Taipa e Coloane, que disponibilizam diferentes velocidades e padrões de carregamento, incluindo IEC Tipo 2, CHAdeMO, BS, CCS2 e o padrão nacional.

Os 16 parques de estacionamento com estações de carregamento dos dois novos padrões de carregamento incluem o Auto-Silo da Rua do Almirante Sérgio, Auto-Silo do Leal Senado (Pak Lane), Auto-Silo da Rua de João Lecaros, Auto-Silo do Mercado de S. Lourenço, Auto-Silo do Complexo Municipal do Mercado do Patane, Auto-Silo do Jardim de Vasco da Gama, Auto-Silo da Rua da Bacia Sul, Auto-Silo do Edifício Cheng Tou, Auto-Silo do Lido, Auto-Silo do Edifício Mong In, Auto-Silo do Edifício da Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego, Auto-Silo do Edifício Mong Sin, Auto-Silo do Edifício Fai Fu, Auto-Silo do Edifício Fai Ieng, Auto-Silo da Rua da Ponte Negra e Auto-Silo do Parque Central da Taipa. Destes, estão disponíveis desde 3 de Maio as estações de carregamento do Auto-Silo do Parque Central da Taipa, Auto-Silo do Edifício Mong In e Auto-Silo do Edifício Fai Fu, sendo que as restantes estações de carregamento irão ser colocadas em funcionamento gradualmente no segundo trimestre.

Além de cooperar activamente com o plano do Governo da RAE de Macau para o desenvolvimento de instalações de carregamento de VEs, a CEM tem vindo também a melhorar continuamente as funcionalidades do software. A nova "APP da CEM" foi lançada recentemente. Os proprietários de VEs não precisam fazer login todas as vezes, basta digitalizar o código QR na estação de carregamento para carregar, e o estado do carregamento também pode ser visualizado em tempo real, proporcionando aos proprietários de VEs uma experiência de carregamento mais conveniente. A CEM irá optimizar continuamente o equipamento de carregamento e a sua distribuição de acordo com as condições de utilização, bem como fornecer energia ilimitada para as deslocações verdes dos cidadãos e construir em conjunto uma Macau inteligente e de baixo carbono.

Adicionalmente, o Governo da RAE de Macau instalou e disponibilizou espaços de carregamento para motociclos eléctricos em 10 parques de estacionamento públicos, incluindo o Auto-Silo do Edifício da Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego, Auto-Silo do Edifício Lok Kuan, Auto-Silo do Complexo Desportivo das Portas do Cerco, Auto-Silo Jardim Comendador Ho Yin, Auto-Silo do Edifício Fai Fu, Auto-Silo do Edifício do Bairro da Ilha Verde, Auto-Silo do Edifício Mong Sin, Auto-Silo do Edifício Mong In, Auto-Silo Praça Ferreira do Amaral, e Auto-Silo do Parque Central da Taipa.