A CEM e a Zhuhai Hengqin Cogeneration Company lançam programa de formação técnica para estreitar a cooperação entre a indústria de energia das duas regiões

Macau, 12 de Dezembro de 2019

Para ir de encontro às necessidades de desenvolvimento, a Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) contratou a empresa de cogeração Zhuhai Hengqin Cogeneration Company Ltd., uma subsidiária da State Power Investment Corporation Limited (Empresa de Guangdong), para dar formação técnica ao pessoal da Direcção de Produção por forma a cultivar talentos para a CEM. A “Cerimónia de Lançamento do Programa de Formação Técnica de Produção da CEM” foi realizada no dia 6 de Dezembro na Zhuhai Hengqin Cogeneration Company. Um total de 22 pessoas participaram na cerimónia, incluindo Kang Hong, Vice-Director da Comissão de Gestão da Nova Região de Hengqin; Liu Jiangou, Vice-Director Geral da ‘Empresa de Guangdong’; He Huaichang, Director Geral da Hengqin Cogeneration Company; Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM; e Edmond Etchri, Director da Direcção de Produção da CEM.

Em nome da Comissão de Gestão da Nova Região de Hengqin, Kang Hong deu os parabéns às duas partes pelo lançamento bem-sucedido do programa de cooperação e falou sobre os resultados reais da cooperação, bem como sobre o aprofundamento do intercâmbio em termos de habitação, educação, assistência médica, emprego e interação entre as duas regiões. Ele também enfatizou os requisitos para “optimização da estrutura energética e configuração da Zona da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau e estabelecimento de um sistema de fornecimento de energia limpo, de baixo carbono, seguro e eficiente”, conforme anunciado no “Plano Geral de Desenvolvimento para a Zona da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau”, que define claramente o caminho da cooperação no sector da energia entre Macau e Hengqin. Kang Hong referiu ainda que espera que a Zhuhai Hengqin Cogeneration Company possa aproveitar as vantagens de cooperação com Macau e aprenda com a vasta experiência da CEM na área de gestão de energia regional.

Benjamin Yue por sua vez agradeceu o apoio da Comissão de Gestão da Nova Região de Hengqin e da Zhuhai Hengqin Cogeneration Company. Ele acredita que a promulgação e implementação do “Plano Geral de Desenvolvimento para a Zona da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau” estabelece uma base política para o negócio de produção de energia da CEM e para a cooperação entre as companhias de electricidade na Zona da Grande Baía. Por forma a integrar-se em termos gerais no desenvolvimento nacional, a CEM aprimorará o desenvolvimento da energia inteligente e da energia limpa, e aumentará a aquisição de serviços de engenharia da China Continental por meio da cooperação energética na Zona da Grande Baía. Como a ‘Empresa de Guangdong’ possui uma grande experiência em engenharia e gestão técnica, a CEM contratou a sua subsidiária Zhuhai Hengqin Cogeneration Company para coordenar um programa de formação técnica sobre turbinas a gás de ciclo combinado. Com a ajuda, orientação e implementação rigorosa dos seus formadores experientes, durante o programa de formação de seis meses, além da avaliação dos formandos sobre operações e exercícios de ligação e interrupção de turbinas a gás, espera-se que os formandos sejam capazes de dar o máximo de si às suas capacidades de trabalho no futuro.

As duas partes irão aproveitar esta oportunidade para aprofundar ainda mais a cooperação futura no sector da energia. Serão tomadas medidas para implementar a estratégia de desenvolvimento da Zona da Grande Baía, para que seja possível acelerar a assimilação de vantagens e benefícios mútuos das duas regiões e estabelecer uma base sólida para cooperação a longo prazo e mais profunda no futuro.