A CEM e a Federação das Associações dos Operários de Macau organizam em conjunto pelo terceiro ano consecutivo o Concurso de Cozinha por Indução ‘Alimentação Saudável’

Macau, 28 de Setembro de 2014

Tendo como objectivo a promoção do uso de fogões por indução e o conceito de uma alimentação saudável, a CEM e a Federação das Associações dos Operários de Macau organizaram em conjunto o Concurso de Cozinha por Indução ‘Alimentação Saudável’ no Centro de Formação de Serviços de Catering e Cozinha da Federação das Associações dos Operários de Macau, que decorreu hoje, e onde um total de 18 finalistas deram o seu melhor para ganhar diversos prémios.

O painel de jurados deste concurso de cozinha era formado por Lam Heong Sang, Vice-presidente da Federação das Associações dos Operários de Macau, Lei U Weng, Presidente da União das Associações de Comerciantes de Comidas e Bebidas de Macau, Olivia Chau, Directora Executiva da Associação de Nutricionistas Profissionais de Macau, Sou Wai Leong, Director Geral da Associação de Restauradores de Macau da Federação das Associações dos Operários de Macau, e pelo Assessor da Comissão Executiva da CEM Iun Iok Meng. De entre os convidados de honra incluiam-se Vong Kok Seng, Presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, os membros da Comissão de Ligação CEM-Clientes Chan Veng Iun e Lai Sao Ieng, e também Carmen Wong, Vice-presidente da Associação de Nutricionistas Profissionais de Macau, Kuong Chi Fong, Director do Centro de Formação de Serviços de Catering e Cozinha da Federação das Associações dos Operários de Macau, e a Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da CEM, Cecilia Nip. Para além da prova dos pratos e sua avaliação, o painel de jurados também partilhou com os presentes as suas mais exclusivas dicas sobre cozinha e alimentação saudável.

Iun Iok Meng revelou que um crescente número de famílias e restaurantes em Macau tem optado pela cozinha por indução nos últimos anos, pois afastam-se do calor do fogão e livram-se do inevitável fumo criado no decorrer do processo de cozinha. Outro mérito dos fogões por indução que não deve ser menosprezado é o maior grau de segurança na cozinha. Iun Iok Meng está convencido de que a comida preparada em fogões por indução é igualmente saborosa, comparada com o método tradicional de preparação. Durante o concurso, 18 entusiastas da cozinha conceberam e cozinharam um prato saudável usando um fogão por indução. Foi sem dúvida muito difícil decidir qual o prato vencedor entre uma panóplia de pratos igualmente notáveis. A CEM quer expressar o seu agradecimento ao Centro de Formação de Serviços de Catering e Cozinha da Federação das Associações dos Operários de Macau pelo seu total apoio ao concurso em três anos consecutivos, incluindo a disponibilização das suas instalações para o concurso. O apoio e ajuda da Associação de Nutricionistas Profissionais de Macau e do painel de jurados foi também muito apreciada, pois todos os participantes beneficiaram dos seus comentários criteriosos.

Com base nas receitas apresentadas, Kuong Chi Fong comentou o esforço dos participantes na concepção de pratos que transmitissem a noção de ‘alimentação saudável’. Durante o concurso, os participantes demonstraram competências e técnicas impressionantes, tanto na preparação como na decoração dos pratos. Todos os pratos apresentaram grande qualidade e uma combinação equilibrada de cor, aroma, sabor e valor nutritivo. Através desta competição, os concorrentes conseguiram romper com a noção fortemente enraizada de que a alimentação saudável não se coaduna com ‘saboroso’ e ‘apresentável’. Estes entusiastas da cozinha foram mesmo capazes de impressionar os jurados com os seus deliciosos pratos saudáveis. Kuong Chi Fung disse também que o Centro de Formação de Serviços de Catering e Cozinha da Federação das Associações dos Operários de Macau, que é membro da indústria da restauração em Macau, tem grande preocupação com uma dieta saudável e com a segurança dos cidadãos e colegas de profissão. Na esteira de uma série de acidentes com alimentos que aconteceram recentemente, o centro de formação reforçou a sua cooperação com o Centro de Segurança Alimentar do IACM, e redobrou os seus esforços para melhorar o conhecimento do público em geral sobre segurança alimentar, em várias aulas de cozinha. Além disso, reforçou a educação em segurança no trabalho e saúde para os que trabalham no sector da restauração, com o objectivo de lhes proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro.

Uma vez que os cidadãos são mais exigentes em termos de informação nutricional e estão mais alerta aos problemas de saúde relacionados com a alimentação, o centro está agora equipado e pronto para preparar-se para o Exame Nacional de Nutrição Pública, e para oferecer cursos para nutricionistas juniores, de modo a satisfazer a indústria hoteleira e as necessidades dos residentes.

O concurso de cozinha era aberto ao público em geral, e aos concorrentes pedia-se que elaborassem pratos familiares saudáves utilizando os fogões por indução no local. Após intensa competição, restaram 18 concorrentes, que fizeram bom uso de vários ingredientes saudáveis com os seus conhecimentos de cozinha, criatividade e boa interpretação do que é uma alimentação saudável. Cada prato apresentava uma excelente combinação de cor, aroma e saber. Em função disso, os prémios de ouro, prata e bronze foram atribuidos a Chiu Mei Ha, Lau Iut Ieng e Van Siu Ieng, respectivamente, e a quem foram entregues vales para compra de electrodomésticos no valor de MOP3000, MOP2000 e MOP1500. O prémio ‘Conceito Saudável e Ecológico’ foi para Leong Lai Van, e teve como prémio um vale de compras no valor de MOP1500. O prémio ‘Design de Receita’ destinou-se a Chan Kar Vai, e o vencedor recebeu um vale de compras no valor de MOP1000. Além disse, foram ainda entregues prémios de excelência a cinco concorrentes, nomeadamente Sun Kar Vang, Mok Pui In, Chan Kar Vai, Cheng Sin I e Vong Iun Man, com um vale de compras no valor de MOP800.