A CEM e a Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais organizam acção de formação para aumentar consciencialização sobre saúde e segurança ocupacional

Macau, 12 de Dezembro de 2018

A fim de aumentar a consciencialização dos empreiteiros da CEM sobre saúde e segurança ocupacional, a CEM tem vindo a organizar desde 2014 “Formação sobre Segurança para Empreiteiros”, com forte apoio por parte da indústria. A CEM voltou a realizar esta acção de formação no dia 12 de Dezembro no Restaurante Plaza, contando com a participação de mais de 80 funcionários de empreiteiros da CEM. Vários profissionais da Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais e da CEM partilharam os seus conhecimentos e experiências neste campo.

Simon Young, Vice-director da Direcção de Transporte e Distribuição da CEM, disse no seu discurso de boas-vindas que a CEM sempre deu importância à saúde e segurança no local de trabalho e dedica-se a proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável aos seus empregados e funcionários de empreiteiros contratados. A empresa não só implementa políticas de saúde e segurança sob um sistema de gestão que adopta padrões internacionais e integra sistematicamente medidas de segurança em todas as vertentes das suas operações de negócio, como também realiza regularmente acções de formação sobre saúde e segurança ocupacional para os seus empregados e empreiteiros, como forma de partilhar a cultura de segurança da CEM. A CEM acredita firmemente que um ambiente de trabalho seguro e saudável permitirá aos empregados alcançar uma melhor eficiência e qualidade no trabalho. A CEM também acredita que os acidentes de trabalho podem ser evitados e que é possível atingir “zero acidentes”. A segurança no trabalho não deve ser apenas um comportamento, mas também um hábito. Simon Young referiu que a Direcção de Transporte e Distribuição da CEM atingiu um recorde de zero acidentes em três anos. No futuro, a CEM intensificará esforços para promover informação sobre saúde e segurança ocupacional por meio de várias actividades, por forma a permitir que os seus empregados se unam à indústria para alcançar uma visão de ‘não-acidentes’.

Sou Kuok Fai e Hong Pek Fong, respectivamente Técnico Superior e Técnica do Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional da Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais; e Rachel Tang, Engenheira de Cabos e Equipamentos Subterrâneos da Direcção de Transporte e Distribuição da CEM foram os oradores da acção de formação.

Durante a formação, Sou Kuok Fai falou sobre “Ruído no Trabalho e Protecção Auditiva”, explicando o impacto do ruído excessivo no trabalho na saúde, bem como medidas para proteger a audição. Os empregadores devem cumprir as suas responsabilidades no sentido de controlar o ruído no trabalho e tomar medidas para proteger a audição dos seus funcionários. Por outro lado, os funcionários devem cooperar com os empregadores, fazendo a sua parte para protegerem a audição. Sou Kuok Fai aconselhou os participantes sobre como escolher o protector auditivo correcto. A apresentação de Hong Pek Fong teve como tema “Aprender sobre Distúrbios Osteomusculares Ocupacionais”. Para além de mostrar fotos e vídeos durante a sua apresentação, Hong também convidou os presentes a participar em jogos para ver se eles sofrem de algum distúrbio musculoesquelético. Rachel Tang, por sua vez, falou sobre “Segurança em Obras na Via Pública”. Rachel lembrou aos empreiteiros para melhorarem a gestão dos seus locais de construção, e para implementarem rigorosamente os procedimentos de segurança e medidas relativas à escavação e instalação de cabos na via pública.

Com a visão de se tornar um fornecedor de serviços de energia de referência na Ásia, a CEM tem-se comprometido em aumentar a consciencialização dos seus empregados sobre protecção ambiental, sáude e segurança, e não tem poupado esforços no sentido de comunicar os seus valores a empreiteiros, fornecedores e público em geral. Para além de proporcionar formação a empregados e empreiteiros, a CEM estabeleceu em 2008 os “Prémios de Excelência em Saúde, Segurança, Ambiente e Qualidade” para reconhecer os esforços de empreiteiros e fornecedores na promoção da segurança no local de trabalho e protecção ambiental. A CEM foi a primeira empresa em Macau a criar este prémio, com o objectivo de reforçar a cooperação com os seus parceiros de negócio e assim proporcionar uma vida segura e de alta qualidade aos residentes de Macau.