A CEM e a Associação Geral das Mulheres de Macau organizam em conjunto Seminário sobre Poupança de Energia e Segurança

A CEM e a Associação Geral das Mulheres de Macau (AGMM) organizaram recentemente em parceria um “Seminário sobre Poupança de Energia e Segurança”, no qual participaram mais de 160 cidadãos. Com este Seminário pretende-se divulgar conhecimentos sobre poupança de energia e segurança, bem como consciencializar os cidadãos sobre a importância de manutenção e inspecção regulares das instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios. De entre os representantes presentes estavam Ada Chan, Vice-Presidente da AGMM; Ho Ka Ian, Membro do Conselho e Vice-Directora de Serviços da AGMM; Jane Leong, Directora da Direcção de Clientes da CEM e Cecilia Nip, Directora do Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial da CEM.

A CEM tem vindo a co-organizar a “Actividade de Poupança de Energia” com o Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético (GDSE) desde 2009, procurando incentivar os cidadãos e a indústria hoteleira a poupar energia e a colocar em prática a visão do governo de “Construir uma Macau de baixo carbono, juntos criar um estilo de vida verde”. Vários Seminários sobre Poupança de Energia e Segurança foram realizados com diferentes associações locais durante a Actividade para aumentar a consciencialização da população sobre a conservação e segurança energéticas.

O Seminário cobriu temas como a apresentação dos serviços a clientes da CEM, dicas para a poupança e segurança energéticas nas habitações, responsabilidades nas instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios, bem como a importância de se executar manutenção regular. Os oradores da CEM foram: Aidan Cheang, Técnico da Divisão de Gestão de Contacto de Clientes, e Freeman Lok, Engenheiro Sénior da Divisão de Gestão de Serviços Técnicos, ambos da Direcção de Clientes.

Durante o Seminário, Ho Ka Ian agradeceu à CEM por cumprir com as suas responsabilidades sociais corporativas, organizando profissionais para promover a poupança e segurança energéticas através de múltiplos canais e formatos. Ho referiu que a AGMM tem prestado muita atenção à modernização das instalações de fornecimento de energia nos últimos anos. A AGMM também se tem dedicado activamente à conservação de energia e protecção ambiental com o objectivo de tornar Macau uma “cidade verde”. Ho espera que os membros da AGMM possam compartilhar as dicas que aprenderam no Seminário com os seus familiares e amigos, e que coloquem em práctica os conceitos verdes no seu dia-a-dia, por forma a contribuir para o céu azul em Macau.

Cecilia Nip disse que a CEM espera que para além da segurança energética nas habitações, os cidadãos também devem dar importância à inspecção e manutenção regulares das instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios. Actualmente, existem mais de 4.000 edifícios com mais de 20 a 30 anos em Macau. Recentemente, ocorreu a falta de energia em alguns edifícios devido a falhas no equipamento e incêndio devido à falta de manutenção das instalações eléctricas nas áreas comuns. Como as instalações eléctricas comuns são propriedade dos proprietários, Cecilia sugeriu que os proprietários de imóveis devem contratar técnicos electricistas experientes para inspecionar e reparar regularmente as instalações eléctricas nas áreas comuns dos edifícios para garantir a segurança da energia.

No final do Seminário, a CEM ajudou os participantes a inscrever-se no Sorteio da “Acção de Poupança de 5% de Energia”, a qual é uma das iniciativas da “Actividade de Poupança de Energia de Macau”, que tem como objectivo incentivar os cidadãos a colocar em prática o conceito de poupança de energia e a desenvolver bons hábitos de consumo de energia. Os clientes residenciais que economizarem 5% ou mais de energia durante os quatro meses consecutivos de Julho a Outubro de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018, podem participar no sorteio após o registo. Este ano, um novo prémio “Recomendação de Familiares e Amigos” foi adicionado para incentivar os cidadãos que se registaram no Sorteio da “Acção de Poupança de 5% de Energia” a convidar os seus amigos e familiares para participar na actividade. Aqueles que convidarem, com sucesso, dois ou mais amigos e familiares, assim como os próprios participantes, poderão fazer parte do sorteio. Estará em disputa um total de MOP100.000 em prémios. O sorteio está aberto a inscrições a partir de agora e até 30 de Setembro. Informações detalhadas estão disponíveis no Website do GDSE em www.gdse.gov.mo ou no Website da CEM em www.cem-macau.com. Para mais informações, é favor ligar para 8393 1205.