A CEM associa-se à MUST para glamourizar a cidade com caixas de distribuição artísticas

Macau, 29 de Dezembro de 2020

A Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM) lança desde 2017 as actividades “Electricidade x Cultura e Criatividade”. Entre as actividades, vários grupos de arte de Macau foram convidados a participar na iniciativa “Electricidade x Cultura e Criatividade – Revitalização de Caixas de Distribuição com Arte” para revitalizar as caixas de distribuição e postos de transformação exteriores. As pinturas transformaram o equipamento eléctrico mundano em obras de arte extraordinárias, trazendo aos cidadãos e turistas uma experiência visual totalmente nova. As caixas de distribuição tornaram-se pontos de paragem obrigatório e motivo de conversa pela cidade.

A iniciativa “Electricidade x Cultura e Criatividade – Revitalização de Caixas de Distribuição com Arte” regressou à cidade em Novembro, e pela primeira vez a actividade foi organizada em parceria com a Faculdade de Letras e Artes da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST). Sob a supervisão dos professores, 13 alunos transformaram as caixas de distribuição de baixa tensão em obras de arte. As caixas de distribuição estão localizadas em ruas movimentadas da Península de Macau e da Taipa para que mais transeuntes possam apreciar as obras dos alunos.

Os alunos que participaram na actividade foram (sobrenome chinês): Wang Ziyao, Gan Siyuan, Li Yuning, Li Jiawei, Yao Dingye, Hu Bojun, Gao Chuqi, Zhang Hanyuwen, Chen Hongyi, Liu Wanqing, Liu Huilin, Jiang Yuxina e Rao Peiwei.

Samantha Chiang, vice-reitora da Faculdade de Letras e Artes da MUST, disse que a Faculdade está comprometida em cultivar talentos para a inovação artística e design, bem como servir a comunidade e promover o desenvolvimento das letras e artes na cidade. Para promover a arte da pintura na Faculdade e motivar os entusiastas culturais e artísticos a criar obras de arte notáveis para contribuir com a sociedade e servir as comunidades locais através de abordagens versáteis, a Faculdade associou-se à CEM para revitalizar caixas de distribuição com arte. Dentre as muitas propostas de pinturas e ilustrações entregues, uma série de obras de arte com características urbanas e culturais icónicas foram seleccionadas para serem pintadas em caixas de distribuição. Estas impressões de Macau interpretadas de uma perspectiva artística vão estar espalhadas pela cidade como na distribuição de energia eléctrica para mostrar e transmitir ao público a imagem e informação visual de Macau num hexaedro.

Cecilia Nip, Directora do Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial da CEM, agradeceu à Faculdade de Letras e Artes da MUST pelo apoio dado à iniciativa, com um agradecimento especial aos professores e alunos que deram o seu tempo, por si só muito ocupado, para o projecto. Cecilia referiu ainda que para que os alunos possam da asas à sua criatividade e imaginação, a CEM não definiu qualquer tema para as criações. Os alunos poderam desta forma expressar livremente a sua criatividade. A CEM continuará a organizar várias actividades culturais e criativas para apoiar a política do Governo da RAE de Macau de promoção do desenvolvimento das indústrias culturais e criativas locais.

Os cidadãos podem fazer scan do Código QR nas caixas de distribuição ou visitar o website da CEM www.cem-macau.com para obter mais detalhes da actividade e a apresentação das obras de arte. A CEM aconselha os cidadãos a não tocarem ou pintarem as caixas de distribuição e postos de transformação por eles próprios, uma vez que estes equipamentos energizados apresentam certos riscos. A CEM preparou medidas de segurança especiais e informou os participantes sobre os cuidados a ter antes da actividade “Electricidade x Cultura e Criatividade – Revitalização de Caixas de Distribuição com Arte”.