A “Actividade de Poupança de Energia de Macau” da CEM poupa cumulativamente mais de 318 milhões de kWh de energia eléctrica

A CEM tem vindo a organizar anualmente a “Actividade de Poupança de Energia de Macau” desde 2009 com o objectivo de promover a conservação de energia e a redução de emissões. No ano passado, a CEM juntou-se à Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental (DSPA) para realizar novamente a Actividade, tendo como co-organizadores a União Geral das Associações de Moradores de Macau (UGAMM), a Associação de Gestão Imobiliária de Macau, bem como a Associação dos Hoteleiros de Macau. Um total de 489 edifícios participaram no “Grupo de Áreas Comuns de Edifícios Residenciais” e 4.460 pessoas inscreveram-se no Sorteio da “Acção de Conservação de 5% de Energia” durante o período da actividade de Julho a Outubro de 2021.

Foi formado um júri composto por profissionais de Macau para fazer a avaliação final sobre o “Grupo de Áreas Comuns de Edifícios Residenciais”. De entre os representantes do júri constavam Maggie Lei, Chefe da Equipa de Publicidade e Educação do Conselho do Consumidor de Macau; João Ramos, Presidente da Associação de Poupança de Energia de Macau; Cheang Io Tung, Presidente do Conselho de Administração da Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau; Andy Tam, Director em Funções da Associação dos Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial; e Tomas Leong, do Conselho da Associação dos Consumidores de Companhias de Serviço Público de Macau. Os vencedores do Sorteio da “Acção de Conservação de 5% de Energia” foram sorteados por Un In Lin, Chefe do Departamento de Publicidade, Educação e Cooperação Ambiental da DSPA; Cheng Son Meng, Vice-presidente do Conselho de Administração da UGAMM e Cecilia Nip, Directora do Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial da CEM, no final do ano passado.

Para o “Grupo de Áreas Comuns de Edifícios Residenciais” fez-se a comparação entre os quatro meses consecutivos de facturação do consumo de energia eléctrica de Julho a Outubro de 2021 com o mesmo período de 2020. O edifício com a maior percentagem de poupança energética foi designado o vencedor. Como resultado, o “Edifício Yan Fu” alcançou o 1o. lugar consecutivamente. Os proprietários do edifício venceram a edição de 2020 ao substituirem a ilumição nas áreas comuns por iluminação energeticamente eficiente, o que economizou 54,4% de energia eléctrica. Em 2021, os proprietários do edifício continuaram a implementar mais medidas de poupança de energia, economizando ainda mais 80,85% no consumo de energia eléctrica. Essas medidas incluíram reduzir para metade o tempo de desligamento automático da iluminação das escadas de 8 para 4 minutos e desligar a iluminação de orientação às 7h, em vez das 9h. Essas medidas demonstram plenamente a importância da actuação na conservação de energia e redução de emissões. O edifício pode servir como um modelo para outros seguirem.

Os participantes inscritos no Sorteio da “Acção de Conservação de 5% de Energia” que reduziram o seu consumo de energia eléctrica em 5% ou mais durante o período da actividade, que aderiram à Actividade no passado, e aqueles que referenciaram amigos e familiares para participar, ficaram habilitados a participar no Sorteio. Em 2021, os participantes no seu conjunto pouparam um total de mais de 1,7 milhões de kWh de energia eléctrica. Nos últimos 13 anos, um total de mais de 318 milhões de kWh de energia eléctrica foram poupados durante a Actividade e mais de 261 milhões de quilogramas de emissões de carbono foram reduzidos, o equivalente a plantar 11,3 milhões de árvores^.

Na sequência do desenvolvimento da pandemia e por forma a cooperar com os trabalhos anti-pandemia do Governo da RAE de Macau, a Cerimónia de Entrega de Prémios deste ano foi cancelada. Un In Lin, Cheng Son Meng e Cecilia Nip entregaram os prémios ao proprietário do Edifício Yan Fu e aos vencedores do Grande Prémio da “Acção de Conservação de 5% de Energia” no Lobby do Edifício CEM no dia 20 de Janeiro.

Sendo uma cidade fulcral na Zona da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, Macau deve integrar-se no plano director de desenvolvimento nacional para contribuir para alcançar o pico das emissões de carbono e a neutralidade carbónica. A CEM apoia e coopera plenamente com as políticas do Governo da RAE de Macau em matéria de protecção ambiental, não só para fornecer energia de alta qualidade a Macau de forma sustentável e amiga do ambiente, mas também para ajudar o Governo da RAE de Macau a promover a popularização dos veículos eléctricos, de modo a atingir a meta de carbono zero e livre de poluição. Entretanto, a CEM continuará a organizar diferentes actividades de poupança de energia e protecção ambiental para sensibilizar a população para a redução das emissões de carbono.

Vencedores da Actividade de Poupança de Energia de Macau 2021:

Grupo ‘Áreas Comuns de Edifícios Residenciais’

Prémios

Edifícios Vencedores

Vencedor

Edifício Yan Fu

2o. Classificado

Star River - Windsor Arch BL 3

3o. Classificado

Edifício Man Tai

Prémio de Excelência

Edifício Vang Son BL 1