Macau, 11 de Outubro de 2015

No seguimento do sucesso alcançado na organização da “Corrida de Carros-modelo a Energia Solar e com Condensador” na Central Térmica de Coloane, nos últimos dois anos, a Companhia de Electricidade de Macau – CEM, S.A. (CEM), em colaboração com a Federação de Juventude de Macau, a Associação Geral de Estudantes Chong Wa de Macau e o Centro de Juventude da Federação das Associações de Operários de Macau, e com o apoio técnico da Hong Kong Technology & Renewable Energy Events (HK TREE), organizou hoje a 3ª. edição das corridas, tendo acrescentado um novo elemento, a “Competição de Design de Rotor de Moínhos Eólicos”. 600 alunos e professores do ensino secundário (do 6o. ao 12o. ano), que formaram 99 equipas em representação de 23 escolas, participaram nas três competições. Os alunos participantes na “Corrida de Carros-modelo a Energia Solar e com Condensador” tiveram de conceber e construir por si próprios os carros-modelo, enquanto que os alunos participantes na “Competição de Design de Rotor de Moínhos Eólicos” tiveram de construir pás eólicas no local do evento, feitas a partir de garrafas de plástico reutilizáveis, para depois serem anexadas a um gerador eólico e assim gerar energia. Através desta competição a CEM espera aumentar a consciencialização e o reconhecimento dos alunos de Macau sobre o uso da energia renovável, bem como contribuir para melhorar o seu conhecimento e interesse técnico e científico nesta área. É fundamental que os alunos compreendam a importância do papel que a energia renovável desempenha no nosso quotidiano, e as pequenas acções que todos nós podemos levar a cabo para proteger o ambiente.

Participaram um total de 52 equipas na “Corrida de Carros-modelo a Energia Solar”, 34 equipas na “Corrida de Carros-modelo com Condensador” e 13 equipas na “Competição de Design de Rotor de Moínhos Eólicos”. Para além dos alunos e professores participantes, mais de 100 visitantes, também em representação das 23 escolas, tiveram a oportunidade de testemunhar o grande ambiente vivido no evento. As 23 escolas secundárias participantes incluiem a Escola Portuguesa de Macau, Escola Luso-Chinesa Técnico-Profissional, Escola Secundária Tong Sin Tong, Escola Secundária Pui Ching, Escola Secundária Pui Va, Escola Secundária Pui Tou, Escola Secundária Técnico-Profissional da Associação Geral dos Operários, Escola Secundária Kwong Tai, Escola Secundária Xin Hua, Escola Secundária Fong Chong da Taipa, Escola Secundária Estrela do Mar, Escola Secundária Cham Son, Escola de Aplicação Anexa à Universidade de Macau, Escola Secundária Hou Kong, Colégio Yuet Wah – Secção Chinesa, Colégio Yuet Wah – Secção Inglesa, Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Chinesa, Colégio do Sagrado Coração de Jesus – Secção Inglesa, Colégio de Santa Rosa de Lima – Secção Chinesa, Colégio Diocesano de São José 5 – Secção Inglesa, Colégio Diocesano de São José 5 – Secção Chinesa, Escola Secundária Keang Peng e o Colégio Anglicano de Macau. Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM, afirmou no seu discurso durante a cerimónia de entrega de prémios “Eu e os meus colegas da CEM sentimo-nos honrados por receber todos estes alunos na nossa Central Térmica de Coloane. Estou especialmente surpreso pelo seu trabalho árduo, e sinto-me encantado por poder testemunhar tanto entusiasmo e ambiente harmonioso entre todos os participantes. Quanto à CEM, acreditamos que esta iniciativa é um forte contributo para aumentar a consciencialização dos mais jovens sobre a conservação do nosso precioso ambiente’. Depois de várias rondas envoltas em grande competição, os resultados são os seguintes: O “Prémio do Carro-modelo com o Melhor Design” foi ganho pelo Colégio Diocesano de São José 5 - Secção Chinesa, que recebeu MOP1.000 e um troféu.

O “Prémio da Volta Mais Rápida”, foi ganho pelo Colégio de Santa Rosa de Lima – Secção Chinesa, que recebeu também MOP1.000 e um troféu. As três equipas melhor classificadas na “Competição de Design de Rotor de Moínhos Eólicos” foram, em 1o. lugar o Colégio de Santa Rosa de Lima – Secção Chinesa, em 2o. lugar o Colégio Yuet Wah - Secção Inglesa e em 3o. lugar o Colégio Yuet Wah - Secção Chinesa, que ganharam MOP1.500, MOP1.000 e MOP500 respectivamente, e um troféu cada.

As cinco equipas melhor classificadas na “Corrida de Carros-modelo com Condensador” foram, em 1o. lugar o Colégio do Sagrado Coração de Jesus - Secção Chinesa, em 2o. lugar a Escola Estrela do Mar, em 3o. lugar o Colégio Yuet Wah - Secção Chinesa, em 4º. lugar o Colégio Yuet Wah - Secção Inglesa e em 5º. lugar a Escola Secundária Pui Va, que ganharam MOP2.000, MOP1.500, MOP1.000, MOP800 e MOP500 respectivamente, e um troféu para as melhores três equipas. As cinco equipas melhor classificadas na “Corrida de Carros-modelo a Energia Solar” foram, em 1o. lugar o Colégio do Sagrado Coração de Jesus - Secção Chinesa, em 2o. lugar a Escola Secundária Técnico-Profissional da Associação Geral dos Operários de Macau, em 3o. lugar o Colégio Diocesano de São José 5 – Secção Inglesa, em 4º. lugar a Escola Xin Hua e em 5º. lugar o Colégio Diocesano de São José 5 – Secção Chinesa, que ganharam MOP3.000, MOP2.000, MOP1.000, MOP800 e MOP500 respectivamente, e um troféu para as melhores três equipas. As três equipas melhor classificadas em ambas as corridas “Corrida de Carros-modelo e Energia Solar” e “Corrida de Carros-modelo com Condensador” irão representar Macau na competição “Hong Kong TREE 2015”, a qual irá ter lugar no HK Science & Technology Park a 31 de Outubro.

De entre os convidados de honra estavam Wong Kin Mou, Chefe do Departamento de Pesquisa e Recursos Educativos da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Maverick Luk, Presidente da Hong Kong Technology & Renewable Energy Events, Kou Ngon Seng, Vice-presidente da Federação de Juventude de Macau, Wong Man Ying, Vice-presidente da Comissão Executiva da Associação Geral de Estudantes Chong Wa de Macau, Leong Sun Iok, Vice-presidente da Federação das Associações de Operários de Macau, Iun Iok Meng, Assessor da Comissão Executiva da CEM, Edmond Etchri, Director do Gabinete de Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade da CEM, Cecilia Nip, Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas de Macau e Jason Leng, Engenheiro Sénior da Divisão de Produção da Central Térmica de Coloane B da Direcção de Produção da CEM.