600 alunos competem na 7.a edição das “Corridas de Carros-Modelo a Energia Solar e com Condensador” da CEM para colocarem em prática o uso de energias limpas

Com o objectivo de aumentar a consciencialização e o conhecimento dos alunos locais sobre o uso de energias renováveis, num esforço para contribuir para um ambiente limpo e sustentável, a CEM organizou a 7.a edição das “Corridas de Carros-Modelo a Energia Solar e com Condensador” este Domingo na Escola Portuguesa de Macau. Foi atingido novamente um novo recorde de inscrições, com um total de 27 escolas, 123 equipas e mais de 600 alunos participantes. O evento foi co-organizado pelo Centro de Juventude da Federação das Associações dos Operários de Macau e pela Federação de Juventude de Macau e contou com o apoio técnico da Hong Kong Technology & Renewable Energy Events (HK TREE).

Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM, disse durante o seu discurso na cerimónia de encerramento que “a CEM toma a iniciativa de apoiar a educação local e proporciona aos alunos experiências de aprendizagem diversificadas. Esforçamo-nos para realizar várias actividades para promover o conhecimento e os hábitos de uso de energia dos alunos, desde tenra idade”. Benjamin acrescentou ainda que “com o impacto do aquecimento global e do clima severo, o nosso futuro está em risco. A utilização de energia renovável será uma das chaves para criar um futuro mais limpo e ecológico. Espero que possam elevar a vossa criatividade e energia partilhadas hoje aqui. Depois de regressarem às vossas escolas, continuem a aprender com entusiasmo e façam parte do desenvolvimento do sector da energia limpa no futuro.“

Zélia Baptista, Vice-Presidente da Direcção da Escola Portuguesa de Macau, disse que “Apenas a energia renovável, especialmente a energia verde, pode salvar o nosso planeta, e os alunos que aqui participam hoje estão a lutar para construir um futuro melhor para todos nós. Assim como nos reunimos aqui hoje com a participação de empresas e escolas para apoiar o desenvolvimento sustentável, podemos tornar o nosso mundo um mundo verde novamente.” Expressou também o seu agradecimento à CEM, por esta proporcionar uma plataforma que combina teoria e prática. Isso pode ser visto pelo sucesso das corridas. A CEM tem-se dedicado a organizar as corridas ao longo destes sete anos, e incentiva constantemente os alunos a participar activamente da preocupação com a protecção do meio ambiente, o que é reconhecido pela sociedade de Macau.

De entre os convidados de honra estavam também presentes Wong Kin Mou, Chefe do Departamento de Pesquisa e Recursos Educativos da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Vong Sao Kun, Representante da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, Maverick Luk, Presidente da Hong Kong Technology & Renewable Energy Events, Leong Wai Fong, Presidente da Federação das Associações dos Operários de Macau, Addy Chan, Vice-Secretário da Federação de Juventude de Macau e Cecilia Nip, Directora do Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial da CEM.

70 equipas do 10.o ao 12.o participaram na “Corrida de Carros-Modelo a Energia Solar”, enquanto que 53 equipas do 7.o ao 9.o ano participaram na “Corrida de Carros-Modelo com Condensador”. Após várias rondas de grande excitação e competição, os resultados finais foram os seguintes:

Prémio do Carro-Modelo a Energia Solar com o Melhor Design

Escola Portuguesa de Macau

2.o Classificado

Colégio Diocesano de São José 5 (Secção Chinesa)

3.o Classificado

Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Chinesa)

Prémio da Volta Mais Rápida

Tempo da Volta Mais Rápida

3,123 Seg

Colégio Yuet Wah (Secção Chinesa) –

Equipa C