15 alunos completam Programa de Estágio de Verão na CEM

Macau, 31 de Outubro de 2017

Desde o lançamento do Programa de Estágio de Verão em 1991, com o acordo de cooperação entre a Universidade de Macau (UM) e a Companhia de Electricidade de Macau - CEM, S.A. (CEM), a CEM tem-se comprometido em providenciar oportunidades de aprendizagem aos alunos de Macau. Através de experiência pessoal, é esperado que os estagiários adquiram conhecimentos sobre as operações da Companhia e que fiquem mais bem preparados para uma melhor integração na sociedade no futuro.

A Cerimónia de Conclusão do Programa de Estágio de Verão 2017 teve lugar recentemente no Edifício da Fauldade de Gestão no Campus da UM em Hengqin. Professores das várias faculdades da UM, o Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM, Benjamin Yue, bem como vários directores da CEM, participaram na Cerimónia, durante a qual foram entregues os certificados de formação aos estagiários, como forma de apreciação pelo seu entusiasmo e dedicação durante o período do estágio de Verão.

Este ano, 15 alunos da UM participaram num estágio com a duração de dois meses e meio, em diferentes departamentos da CEM, incluindo a Direcção de Transporte e Distribuição, a Direcção de Despacho da Rede de Energia Eléctrica, a Direcção de Clientes, a Direcção de Sistemas de Informação, a Direcção Financeira, a Direcção de Recursos Humanos, o Gabinete para os Assuntos Regulatórios e Comunicação Empresarial, e o Gabinete de Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade.

Durante o Programa, foi organizada uma “Formação sobre Segurança e Saúde” para os alunos, com o objectivo de aumentar a sua consciencialização sobre segurança no trabalho, através da apresentação de informação relevante sobre acidentes comuns, risco, medidas de controlo, e a política de Segurança e Saúde da CEM. Além disso, os alunos participaram também numa visita a vários departamentos e instalações da CEM, de modo a conhecerem de perto e a compreenderem melhor as principais instalações e infraestruturas da Empresa.

Em geral, foi recebido feedback bastante positivo por parte dos alunos, os quais mostraram-se bastante satisfeitos com o estágio, especialmente por terem adquirido conhecimentos práticos durante o trabalho na CEM. O estágio possibilitou também aos alunos compreenderem o grau de profissionalismo e a responsabilidade que é necessária no trabalho numa companhia de serviço público local.