14a. edição da Feira Recreativa da Energia promove melhor utilização da energia através da aplicação de tecnologia inteligente

Macau, 23 de Outubro de 2016

A CEM organizou hoje a 14a. edição da Feira Recreativa da Energia na Praça do Tap Seac das 11h00 às 16h30. Colaboraram no evento o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude e o Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético. Mais de 500 alunos, em representação de 15 escolas secundárias locais, participaram no evento, e milhares de crianças e alunos passaram um dia divertido. Com o tema “Energia inteligente, melhor utilização dos recursos”, o evento teve como objectivo promover uma melhor utilização da energia através da aplicação de tecnologia inteligente e uso de energias renováveis, por forma a aumentar a consciencialização sobre a importância de conservar os recursos naturais, poupar energia e proteger o ambiente.

O evento foi organizado com base numa competição e as escolas participantes entraram em três competições distintas, o “Concurso do Melhor Expositor”, no qual os alunos foram desafiados a conceber um jogo interactivo para participação do público; o “Concurso de Peças de Arte Recicláveis”, onde os alunos tiveram de criar uma peça de arte utilizando apenas componentes eléctricos recicláveis; e finalmente o “Concurso de Talentos”, no qual os alunos tiveram de apresentar uma actuação em palco, mostrando os seus talentos e criatividade para entretenimento do público. As escolas formaram também claques para apoiarem as suas equipas, dando assim ainda mais vida ao ambiente da Feira.

Uma exposição especial esteve patente durante o evento para mostrar os trabalhos vencedores do “Concurso de Peças de Construção” lançado pela CEM entre Julho e Setembro, tendo como alvo os alunos do ensino primário e secundário e o objectivo de aumentar o seu interesse e conhecimento sobre as principais infraestruturas e operações da CEM. Os vencedores receberam os seus prémios durante a Cerimónia de Encerramento.

Outra atracção trazida pela CEM foi um expositor especial dedicado para mostrar as funções de alguns operacionais da CEM, como por exemplo electricista, leitor de contadores e piquete de emergência. As crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre como estes profissionais trabalham no dia-a-dia, além de que puderam também experimentar algum do seu equipamento de segurança e uniformes, bem como tirar fotografias para memória futura e inspiração.

Todas as crianças e jovens até aos 16 anos tiveram a oportunidade de participar nos vários jogos e ganhar prémios fantásticos ao longo do evento, incluindo um relógio Power Boy, sacos recicláveis, ‘pregadores de cabos’ das mascotes de Energia, e muito mais. Além disso, tiveram também a oportunidade de ganhar um ‘iPad mini 4’ e um ‘Bilhete de 1-dia para a Disneyland Hong Kong com bilhetes de jetfoil incluidos para duas pessoas’, que foram sorteados durante a Cerimónia de Encerramento.

A Cerimónia de Encerramento teve lugar às 17h00, tendo estado presentes Andy Lei, Consultor Técnico Sénior do Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético, Wong Kin Mou, Chefe de Departamento de Estudos e Recursos Educativos da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Vong Io Chou, Chefe de Divisão de Equipamentos Urbanísticos do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, Wong Kai Man, Técnico Superior da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, Vong Kok Seng, Presidente da Comissão de Ligação CEM-Clientes, Benjamin Yue, Assessor Principal da Comissão Executiva da CEM, Iun Iok Meng, Assessor da Comissão Executiva da CEM e Charles Leong, Director da Associação dos Empregados da CEM & SAAM.

Benjamin Yue afirmou no seu discurso que “Sentimo-nos honrados por continuarmos a receber o apoio da comunidade e saber que as nossas mensagens são bem recebidas e largamente divulgadas”, e ainda que “A CEM tenciona permanecer junto da comunidade e aumentar o interesse e o conhecimento dos cidadãos, com especial enfoque nos mais jovens, de forma divertida e educativa, sobre a energia eléctrica e a sua utilização eficiente e segura, para que assim mais pessoas possam ter um papel activo no que se refere à conservação de energia e protecção ambiental”.

Os prémios das várias competições foram anunciados durante a Cerimónia de Encerramento. As cinco escolas melhor classificadas no “Concurso do Melhor Expositor” foram: em 1o. lugar Escola Secundária Kwong Tai, em 2o. lugar Escola Fong Chong da Taipa, em 3o. lugar Colégio do Sagrado Coração de Jesus - Secção Chinesa, em 4o. lugar Colégio do Sagrado Coração de Jesus - Secção Inglesa e em 5o. lugar Colégio Yuet Wah - Secção Chinesa, que ganharam respectivamente MOP5000, MOP4000, MOP3000, MOP2000 e MOP1000 e ainda um troféu cada; as cinco escolas melhor classificadas no “Concurso de Talentos” foram: em 1o. lugar Colégio de Santa Rosa de Lima - Secção Inglesa, em 2o. lugar Colégio do Sagrado Coração de Jesus - Secção Inglesa, em 3o. lugar Escola Fong Chong da Taipa, em 4o. lugar Escola Secundária Pui Ching e em 5o. lugar Colégio do Sagrado Coração de Jesus - Secção Chinesa, que ganharam respectivamente MOP3000, MOP2500, MOP2000, MOP1500 e MOP1000 e ainda um troféu cada; as cinco escolas melhor classificadas no “Concurso de Peças de Arte Recicláveis” foram: em 1o. lugar Escola Secundária Tong Sin Tong, em 2o. lugar Escola Secundária Kwong Tai, em 3o. lugar Colégio de Santa Rosa de Lima - Secção Inglesa, em 4o. lugar Escola para Filhos e Irmãos dos Operários e em 5o. lugar Escola Fong Chong da Taipa, que ganharam respectivamente MOP3000, MOP2500, MOP2000, MOP1500 e MOP1000 e ainda um troféu cada.

Colégio do Sagrado Coração de Jesus - Secção Inglesa, Colégio de Santa Rosa de Lima - Secção Inglesa e Colégio do Sagrado Coração de Jesus - Secção Chinesa foram escolhidas pelo público como as três melhores escolas do concurso “A Minha Escola Favorita”, e ganharam respectivamente MOP2000, MOP1000 e MOP500 e ainda um troféu cada. Finalmente, as três melhores escolas no “Concurso da Melhor Claque” foram: Escola Fong Chong da Taipa, Colégio de Santa Rosa de Lima - Secção Inglesa e Colégio do Sagrado Coração de Jesus - Secção Inglesa, que ganharam respectivamente MOP2000, MOP1000 e MOP500. Os vencedores do ‘Sorteio Final’ foram Wong Xio Man que ganhou um ‘iPad mini 4’ e Leong Hoi In que ganhou um ‘Bilhete de 1-dia para a Disneyland Hong Kong com bilhetes de jet foil de ida e volta incluidos para duas pessoas’.

O desempenho das escolas foi avaliado por um painel de jurados profissionais em representação das seguintes instituições: Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental, União Geral das Associações de Moradores de Macau, Federação das Associações de Operários de Macau, Associação Geral das Mulheres de Macau, Associação Industrial de Macau, Associação Comercial de Fomento Predial de Macau, Associação de Educadores Chineses de Macau, Associação de Engenheiros de Macau, Associação dos Consumidores de Companhias de Serviço Público de Macau, Associação dos Profissionais de Electromecânica de Macau, Associação de Engenharia e Construção de Macau, Conselho do Consumidor, Associação dos Empregados da CEM e SAAM e Quadros Executivos da CEM.

As escolas participantes na edição deste ano foram: Escola para Filhos e Irmãos dos Operários, Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Chinesa), Colégio Diocesano de São José (2 e 3), Escola Secundária Pui Tou, Escola Secundária Pui Ching, Escola Fong Chong da Taipa, Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Secção Inglesa), Escola Secundária Ling Nam, Escola Cham Son de Macau, Escola Secundária Kwong Tai, Escola Secundária Técnico-Profissional da Associação Geral dos Operários de Macau, Colégio Yuet Wah (Secção Chinesa), Escola Secundária Millennium, Colégio de Santa Rosa de Lima (Secção Chinesa) e Escola Secundária Tong Sin Tong.